Este post fala sobre um problema que às vezes acontece na Austrália, aconteceu conosco também. As fraudes que ocorrem em lojas virtuais e sites de comércio eletrônico da Austrália pouco se fica sabendo. Aprenda a evitar fraudes em compras online no país.
Pode parecer estranho, mas não é tão difícil de achar pessoas que já tiveram problemas com crimes online nos sites de vendas da Austrália. Infelizmente nós mesmos fomos vítimas deste tipo de fraude e iremos compartilhar neste post.
Como definição básica, a Polícia Federal da Austrália caracteriza uma fraude online como qualquer tipo de fraude que use email, sites ou sistema de mensageria para conduzir uma vítima a transações financeiras fraudulentas.
Tipos de Crimes Online
Os principais tipos de crimes online que acontecem na Austrália são através dos internet banking dos bancos Australianos e em compras online fraudulentas em sites de ecommerce, leilão como eBay e de anúncios como Gumtree.
Em nosso outro post Previna-se de Telemarketing e Fraudes na Austrália, falamos sobre os outros tipos de fraudes que acontecem bastante no país que vale a pena conferir. Nele falamos sobre os esquema em loterias, roubo de identidade, telemarketing falso e entre outros.
Outro canal muito bom com muitas dicas de proteção ao consumidor e informações sobre os tipos de fraudes que acontecem na Austrália é o site do Governo Australiano ScamWatch, que é mantido pelo Departamento de Proteção ao Consumidor da Austrália ou Australian Competition and Consumer Commission – ACCC.
Internet Banking
Os Bancos da Austrália são consequentemente seus internet bankings, são muito bem equipados, modernos e com um alto nível de segurança, o que dificulta qualquer tipo de ataque hacker nesses sistemas. Entretanto, é justamente por esta razão que os criminosos online focam seus esforços em enganar os clientes dos bancos, que podem ser vulneráveis.
A Australian Bankers Association (ABA), ou Associação dos Banqueiros da Austrália, reporta uma lista grande de fraudes que seus clientes recebem por ano e baseado nesses casos. A ABA montou um guia de prevenção de crimes de internet banking muito interessante para os clientes de bancos Australianos se protegerem de ataques hackers e pessoas maliciosas.
De forma geral o que acontece é que os criminosos tentam enganar suas vítimas com técnicas que muitas vezes parecem ser convincentes e que no fim acabam revelando informações bancárias preciosas de seus alvos, fazendo com que o crime seja possível.
A fraude mais comum no internet banking é o Phishing, que é quando o fraudador envia email ou SMS à sua vítima, também chamado de Hoax Email, com conteúdo convincente onde a pessoa acaba sendo enganada e tem seus detalhes pessoais e bancários roubados.
Ao clicar nos links desses hoax emails, a vítima é direcionada a um internet banking falso muito parecido com o verdadeiro. Este site fake captura todos os dados inseridos nele e envia para o fraudador.
Para se prevenir do Phishing na Austrália é importante saber que os Bancos Australianos não enviam emails ou SMS para seus clientes solicitando detalhes de suas contas bancárias, acesso imediato ao internet banking ou arquivos para o usuário fazer o download.
Sempre que precisar entrar no internet banking, o cliente deve acessar sempre pelo próprio site ou aplicativo de celular do Banco Australiano, mas nunca por email ou clicando em algum link de email, pois os banco sabem que é assim que os criminosos se infiltram nos computadores de suas vítimas.
Caso uma pessoa seja vítima de fraude envolvendo o internet banking, o mais indicado neste caso é entrar em contato imediatamente com o Banco, fazendo uma reclamação do caso. Geralmente existe uma sessão nos sites dos bancos onde se pode fazer uma denúncia ou reclamação, como podemos ver na imagem abaixo:
Compras Online
De acordo com estudos feitos em 2013, mais de 50% das pessoas que vivem na Austrália usam a internet para comprar online produtos e serviços no país. Esse realmente é um ótimo indicador da economia Australiana, mas também é um número que atrai a atenção de fraudadores e estelionatários.
Os principais alvos dos criminosos online são sites de leilão como Ebay (uma versão melhorada do Mercadolivre no Brasil), sites de classificados como o Gumtree (site no estilo do OLX no Brasil) e também pequenos ecommerces.
Nesses sites os estelionatários e fraudadores usam de diversas técnicas para ludibriar e enganar os seus alvos. Abaixo está a lista dos esquemas fraudulentos mais utilizados por criminosos na Austrália:
- Venda de produtos roubados ou falsificados
- Venda de produtos quebrados sem informar isso no anúncio
- Anúncio de produtos barato e após comprar, o produto nunca chega ao comprador
- Venda de produtos milagrosos, mas que não funcionam realmente
- Solicitação de dinheiro antecipado no Gumtree sem ver o produto pessoalmente
É importante saber também que a Australian Cybercrime Online Reporting Network – ACORN, Rede de Denúncia Online de Cyber Crime Australiano, é o departamento da Polícia Australiana que investiga e combate crimes online no país.
De acordo com a ACORN, a melhor forma de combater crimes pela internet em sites de compra online é através da prevenção e denúncia desses casos. Abaixo seguem as principais dicas de como se prevenir destes problemas:
- Faça uma pesquisa sobre o vendedor ou site
- Leia os comentários e análises de consumidores do vendedor ou site
- Verifique as garantias e política de retorno de produto do site
- Nunca envie dados pessoais ou bancários por email
- Em sites de classificados, agende sempre a compra do produto presencialmente
- Encontros com anunciantes de classificados apenas em lugares seguros (ex: Shoppings)
- Compre sempre em sites seguro, que usam o protocolo “https” como na imagem abaixo
Com essas medidas de precaução o comprador já terá grandes chances de evitar problemas com compras online aqui na Austrália. Entretanto, pode ser que mesmo assim a pessoa seja vítima de estelionato ou fraude. Nestes casos, é importante que uma denúncia seja feita o mais breve possível após o acontecimento.
Abaixo alguns cenários para se denunciar uma fraude em compra online na Austrália:
Site de Leilão – Ebay:
- Abra uma resolução de problema no Ebay
- Se não resolver, abra um boletim de ocorrência na ACORN
- É possível também abrir uma reclamação no site da ScamWatch
Site de Classificados – Gumtree:
- Reporte uma fraude no Gumtree
- Se não resolver, abra um boletim de ocorrência na ACORN
- É possível também abrir uma reclamação no site da ScamWatch
Site de Ecommerce:
- Abra uma reclamação no Australian Competition & Consumer Commission – ACCC
- Se não resolver, abra um boletim de ocorrência na ACORN
- Se quiser levar para a justiça, abra uma disputa na justiça de pequenas causas do estado em que mora
- É possível também abrir uma reclamação no site da ScamWatch
Uma observação é que não adianta ir à uma delegacia de polícia fazer um boletim de ocorrência em casos de estelionato ou fraude pela internet, pois como mencionado acima, o departamento da Polícia responsável por casos como esses é o ARCON.
Conclusão
Para encerrar este post, deixamos uma dica bem legal sobre como se precaver de fraudes de todos os tipos na Austrália. A ACCC criou um pequeno livro gratuíto chamado de “The Little Black Book of Scams“, O Pequeno Livro Negro de Fraudes, que é baseado em casos reais de fraudes que acontecem na Austrália e que certamente pode ajudar muita gente a se prevenir deste tipo de crime.
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Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.