Quem tem um número de celular na Austrália sabe bem que algumas empresas de telemarketing abusam das ligações para vendas e também sabem que é comum receber telefonemas de pessoas que tentam enganar outras em esquemas fraudulentos. Este post mostra como se prevenir destes males.

É comum que telefones fixos e celulares na Austrália recebam ligações de empresas ou pessoas tentando vender produtos e serviços pelo telefone. Muitas empresas de telemarketing ligam mais de uma vez por semana tentando vender algo à um cidadão daqui, mesmo sabendo que o governo obriga que essas empresas sigam regras específicas para atuação neste mercado.

Outro fato é que infelizmente existem pessoas ou firmas fraudulentas que se passam por organizações de caridade, bancos ou até mesmo departamento do governo para tentar fraudar e furtar pessoas de boa fé ou desprevenidas no país.

Para se ter uma idéia, em 2018 foram realizadas mais de 83 mil boletins de ocorrências de pessoas na Austrália que foram vítimas de esquemas fraudulentos, sendo que a grande maioria destes golpes foram realizados por telefone e por email.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Entretanto, o governo Australiano disponibiliza algumas ferramentas na internet que são muito valiosas para a prevenção contra ações como essas e também formulários onlines que dão a possibilidade de denunciar ou reportar problemas ocorridos com os cidadãos.

O site “Do Not Call Register”, ou Registro Para Não Recebimento de Ligações, é uma dessas ferramentas. Esse serviço é mantido pela ACMA – Australian Communications and Media Authority ou Departamento de Comunicações e Mídia da Austrália. Nele é possível registrar seu número de telefone fixo ou celular para que empresas de telemarketing ou de vendas não te perturbe mais com ligações.

Funciona da seguinte forma, a pessoa cadastra o número do telefone no site Do Not Call Register em 4 passos bem simples e rápidos. Esse número é mantido em um banco de dados seguro do governo e as empresas de telemarketing tem até 30 dias para verificar esse banco de dados e removerem de seus bancos de dados todos os telefones que não desejam mais receber ligações.

Até 2018, mais de 10 milhões de números de telefones foram registrados nesse site, o que é excelente. Entretanto, no caso de uma empresa continuar ligando à uma pessoa já registrada no Do Not Call mesmo depois dos 30 dias, é possível abrir uma reclamação contra a empresa pelo formulário de queixa do site Do Not Call, onde o governo verificará o caso e ajudará o cidadão.

Em relação aos “scams”, ou esquemas fraudulentos, o governo disponibiliza o site ScamWatch, mantido pela ACCC – Australian Competition & Consumer Commission ou a Departamento de Proteção ao Consumidores da Austrália. Neste site há várias dicas de como se prevenir e denunciar casos fraudulentos, além de oferecer as estatísticas atualizadas sobre esse assunto.

As fraudes mais comuns na Austrália

Unexpected Money – Dinheiro Fácil
Os scammers ou fraudadores entram em contato dizendo uma história até convincente e aparentemente legítima de como conquistar dinheiro fácil e rápido.

Unexpected Winnings – Vencedor de Loteria
Os scammers entram em contato solicitando dados pessoais e um dinheiro caução para que o vencedor de uma suposta loteria possa receber o seu prémio.

Fake Charities – Falsa Empresa de Caridade
Os scammers entram em contato solicitando doações financeiras para que a suposta entidade de caridade possa continuar com seus serviços benevolentes.

Dating & Romance – Romance e Encontros Para Relacionamento
Os scammers entram em contato através de sites de relacionamento. Se passam por um par perfeito e acabam iludindo a vítima, solicitando dinheiro ou chantageando-a.

Buying or Selling – Compra e Venda
Os scammers entram em contato solicitando que uma fatura vencida seja paga senão uma multa pesada será aplicada. Empresários menos avisados acabam caindo nesse golpe.

Threats & Extortion – Ameaças e Extorsão
Os scammers entram em contato ameaçando que seu computador será invadido e todos os dados roubados. Há casos até de ameaças de morte.

Veja em nos post Evite Fraudes Em Compras Online na Austrália detalhes sobre outros 2 esquemas fraudulentos que acontecem muito no país, em site de compras online e nos internet banking dos bancos Australianos.

Infelizmente a grande maioria dessas fraudes acontecem com pessoas idosas, que acabam sendo vítimas mais vulneráveis às ações, como podemos observar no gráfico abaixo disponibilizado no site da ACCC:

Para se prevenir de ataques fraudulentos como esses, é importante que as pessoas que moram na Austrália tomem alguns cuidados. A lista completa de como se prevenir desses ataques estão no site da ACCC, mas as principais estão listadas abaixo:

  • Fique alerta com emails ou telefonemas suspeitos
  • Não abra qualquer tipo de anexos em emails
  • Não passe informações pessoais em telefonemas ou emails
  • Certifique-se quem está falando no telefone ou email antes de passar dados pessoais
  • Não acredite em fórmulas mágicas para te deixar rico da noite para o dia
  • Desconfie e investigue pessoas que se comportam como o par perfeito
  • Crie senhas elaboradas com diferentes tipos de caracteres em seus registros na internet
  • Mantenha seu celular e computadores protegidos por senhas

Mesmo seguindo essas orientações, podemos ainda ser vítimas desses criminosos e fraudadores. Se isso acontecer, existem algumas coisas que podemos fazer para evitar danos maiores ou ainda recuperar o que foi perdido. Veja a tabela abaixo:

Tipo de Incidente:Que Ações Tomar:
BancosDenuncie o caso no seu Banco.
Crimes OnlinesReporte o caso à ACORN - Departamento da Polícia que investiga crimes onlines
FinanceirosReporte o caso à ASIC - Departamento de Investimento e Segurança do governo
Fraudes e RoubosAbra um boletim de ocorrência na Polícia de seu estado
SpamAbra uma reclamação na ACMA - Departamento Media e Comunicação do Governo
Com ImpostosDenuncie o caso no ATO - Departamento de Imposto de Renda do Governo
Outras FraudesDenuncie o caso no ScamWatch - Departamento de Proteção ao Consumidor do Governo

Para finalizar o post, conto uma experiência pessoal onde após 3 meses morando na Austrália comecei a receber ligações de algumas pessoas dizendo que supostamente faziam parte do ATO – Departamento de Imposto de Renda do Governo da Austrália. Disseram que meu nome estava envolvido em uma dívida de AU$ 12,000.00 no governo e que se não fizesse esse pagamento imediatamente, eu seria preso.

Em um primeiro momento fiquei muito assustado, mas depois comecei a pensar:

  1. Não tem como eu dever nada ao governo se nunca trabalhei no país
  2. Sempre faço as coisas corretamente e sou muito honesto nas minhas coisas
  3. Todas as 3 pessoas que me ligaram tinham sotaques Indiano ou Paquistanês
  4. Eles perguntaram sobre meus dados pessoais, o que certamente a ATO teria em mãos
  5. Pesquisei o número de telefone e vi várias pessoas alertando que eram fraudadores
  6. Comentei o caso com amigos Australianos que me confirmaram que isso era fraude

Depois de todas essas análises e um pouco de stress, já não tinha dúvida de que estava sendo vítima de uma tentativa de fraude no meu imposto de renda. Denunciei o caso para a ATO, bloqueei o número de telefone no meu celular e nunca mais fui perturbado. Portanto, realmente a prevenção e a denúncia desses casos são as melhores armas contra esses criminosos.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.