Dentre os principais países destino de intercâmbio, a Austrália e a Nova Zelândia estão entre os mais procurados. Ambos os países foram colonizados pelos britânicos e, por isso, falam inglês, que é a língua mais procurada por estudantes internacionais.
Além disso, os países têm muitas similaridades, são geograficamente próximos, fazem parte da Commonwealth, têm políticas parecidas e formas de governo parecidas e são aliados econômicos.
Contudo, diante de tudo isso surge a pergunta, qual é o melhor país para estudar? Austrália ou Nova Zelândia? E é essa pergunta que vamos responder hoje, para te ajudar a decidir qual é o seu destino ideal. Vamos lá?
Qualidade de Vida
Em termos de qualidade de vida, estamos falando de dois gigantes aqui. Tanto a Austrália, quanto a Nova Zelândia estão entre os melhores países do mundo para se viver. Apesar disso, as potências apresentam algumas diferenças.
Se pegarmos o histórico de melhores cidades para se viver segundo a Economist Intelligence Unit (EIU), a Austrália leva vantagem. Nos últimos oito anos, a Austrália ficou na frente de sua vizinha 7 vezes, perdendo somente no ano de 2021.
Um fato interessante é que Melbourne, Austrália, foi eleita a melhor cidade para se viver no mundo por sete vezes seguidas, de 2011 a 2017.
Mas não pense que a disputa se encerra por aí, quando falamos em índices de violência e segurança, a Nova Zelândia vence. Na última pesquisa feita pelo Global Peace, a Nova Zelândia é o quarto país mais seguro e pacífico do mundo, enquanto a Austrália está em vigésimo segundo lugar.
Outro ponto positivo para a Nova Zelândia é sua alta preservação natural. Mesmo as maiores cidades do país são repletas de parques, áreas verdes e reservas naturais. Sem contar que grande parte do país é contida de áreas naturais quase inexploradas.
A Austrália também é referência em preservação natural, principalmente por seu litoral e suas praias. Contudo, o país brilha com suas metrópoles cosmopolitas e diversas.
Oportunidades de Trabalho
Quando o assunto é emprego, ambos os países permitem que estudantes internacionais trabalhem por meio período durante as aulas. Essa permissão é concedida quando o curso contratado tem uma duração de 14 semanas ou mais.
Essa é uma ótima opção para quem deseja estudar por um longo período ou fazer um curso vocacional técnico. Já que, trabalhando, é possível custear as despesas do intercâmbio com mais facilidade.
Em ambos os países há a possibilidade de estender seu visto ou solicitar uma residência permanente após uma estadia contínua. No entanto, na Nova Zelândia o processo de aplicação para a residência permanente é mais barato e mais simples do que na Austrália.
A economia australiana é robusta, com oportunidades de emprego em diversos setores e funções. Nesse ponto, a Austrália vence de sua vizinha, por ser um país menor e com menos centros urbanos, a Nova Zelândia não tem tantas oportunidades de trabalho ou de crescimento profissional para estrangeiros.
Por outro lado, você pode se deparar com uma grande concorrência de vagas na Austrália, principalmente nas grandes cidades. Esse efeito tende a ser menor nas cidades neozelandesas.
Portanto, a Nova Zelândia não fica atrás quando falamos em mercado de trabalho acolhedor, especialmente nas áreas de turismo e agricultura. Porém, se você busca crescimento profissional, a Austrália pode ser uma melhor opção.
Comparando o custo de vida, a Austrália costuma ter um custo mais elevado, tanto em moradia, quanto em compras comuns. Já a Nova Zelândia apresenta um custo de vida mais econômico, principalmente considerando as cidades menores.
Apesar disso, a renda da Austrália é superior. Quando comparamos os dois salários em suas respectivas moedas e convertidos na mesma moeda, podemos ter uma boa noção de que a remuneração mínima na Terra dos Cangurus é maior.
Lembrando que os salários em ambos os países são contabilizados por hora e não por mês, como no Brasil. A seguir, veja a comparação dos salários mínimos por hora:
- Salário mínimo Nova Zelândia: NZD$ 23,15 – R$ 70,41
- Salário mínimo Austrália: AUD$ 23,23 – R$ 76,89
*Cotação das moedas realizada no dia 12/04/2024
Apesar da ligeira vantagem australiana, os vizinhos da Oceania também tem uma ótima remuneração, que está entre as maiores do mundo, atualmente.
Educação
Tanto a Austrália, quanto a Nova Zelândia são reconhecidos por suas excelentes instituições educacionais. A Austrália possui algumas das universidades mais renomadas do mundo, como as universidades de Sydney, Melbourne e Queensland.
Além disso, o país tem uma grande variedade de cursos e formações disponíveis em diversas cidades do país. É comum encontrarmos instituições que oferecem desde cursos de idiomas até cursos profissionalizantes.
Enquanto que a principal universidade da Nova Zelândia, a Universidade de Auckland, é também a única a receber prestígio internacional.
A Nova Zelândia é conhecida por um sistema educacional inovador e inclusivo. Não perde para a Austrália em qualidade, porém em variedade de opções a ilha pode ficar devendo, principalmente se considerarmos a quantidade de centros de ensino.
Cultura
Se você deseja imergir em culturas diversas e ricas, ambos os países têm muito a oferecer, com cidades cosmopolitas e tradições originárias.
A Nova Zelândia orgulha-se de sua tradicional herança Maori, que se misturou com a cultura ocidental levada pelos colonizadores europeus. Assim, o país mistura suas heranças históricas, formando uma cultura diversa e rica.
Saiba mais: Conheça a cultura maori na Nova Zelândia!
A Haka é uma dança típica do povo Maori, que se popularizou no mundo todo pelas representações feitas pela seleção de Rugby neozelandesa. Eles costumam apresentar uma haka específica chamada Ka Mate.
A cultura australiana também herda traços de seus nativos, comumente chamados de aborígenes, assim como de seus colonizadores ingleses. O país também recebe uma forte influência asiática.
Pode se dizer que a Austrália, de modo geral, é um país mais nacionalista do que a Nova Zelândia. O Dia da Austrália, celebrado em 26 de janeiro, é um feriado nacional muito marcante e importante para os moradores.
O clima da Austrália é mais quente e seco do que a Nova Zelândia. O país possui diversos desertos e verões quentes. Apesar disso, a Austrália tem uma grande diversidade climática.
Os estados mais ao norte tem um clima úmido e quente, enquanto os países mais ao sul possuem um clima temperado, com estações marcantes e até neve.
A Nova Zelândia possui um clima temperado com paisagens montanhosas, lagos e até geleiras. O país é mais frio e menos extremo do que a Austrália. Apesar disso, a Nova Zelândia também possui belas praias e regiões propícias para a prática de esportes de verão.
Por fim, quem vence? Nova Zelândia ou Austrália?
Ao longo do texto podemos perceber que ambos os países têm suas particularidades e semelhanças. Não sendo tão óbvio qual país é melhor ou pior. Mas enfim, qual escolher?
Resumindo, se você gosta de um estilo de vida mais tranquilo, sem se preocupar tanto com negócios e carreira, a Nova Zelândia pode ser uma boa escolha para você. A calmaria das cidades pequenas, a beleza das paisagens naturais e o estilo de vida calmo da população vão te agradar.
A Nova Zelândia também oferece um ambiente aberto a estrangeiros, que, inclusive, tem processo de residência permanente facilitado em relação à Austrália.
Além disso, o país é menos procurado por brasileiros e mais preservado quanto às suas culturas e costumes. O que pode, ou não, ser uma vantagem.
Agora se seu foco for em construir uma carreira internacional de sucesso, viver em grandes centros urbanos e desfrutar de uma maior diversidade cultural, provavelmente a Austrália é uma opção que irá lhe agradar.
Além disso, a Austrália também oferece uma maior variedade de opções. Com cidades diferentes, estilos de vida variados e até climas completamente diversos. O país garante uma ampla variedade de oportunidades, para diferentes objetivos.
Por fim, chegamos a conclusão de que os dois países, apesar de serem muito parecidos, têm diferenças primordiais na hora de escolher um destino. Decisão essa que deve ser tomada de acordo com o seu objetivo, avaliando as vantagens e desvantagens de cada país.
Está pronto para dar um salto para a sua vida internacional? Seja na grandiosa Austrália ou na única Nova Zelândia, a Optima Intercâmbio é a sua aliada ideal nessa jornada!
A Optima é uma agência especializada em intercâmbio internacional e atua há mais de 14 anos levando brasileiros a todos os cantos do mundo. Entre em contato conosco e garanta um suporte de qualidade em toda a sua jornada!