Vamos falar um pouco sobre como funciona o sistema de sinalização de trânsito na Austrália. Este artigo está relacionado à uma experiência pessoal que me fez entender sobre o assunto e por isso decidimos compartilhar aqui.
O Sistema de sinalização trânsito na Austrália é controlado pelo Intelligent Transport System (ITS) – ou Sistema de Transporte Inteligente.
Basicamente este sistema tem a função de coordenar toda sinalização de trânsito na Austrália, identificar e corrigir falhas nos aparelhos, registrar dados, monitorar o tráfego de determinado local, fornecer informação para a população, entre outros. Isso gera um conforto e segurança para todos os motoristas, ciclistas e pedestres da Austrália.
Controlador de Sinalização de Trânsito na Austrália
O Controlador é a peça principal de todo o processo operacional e é ele que controla a transição dos sinais (verde, amarelo e vermelho) com os sinais de pedestres. Isso pode funcionar de forma separada ou em conjunto com vários outros sinais de outras interseções ou adjacentes.
Este sistema está instalado em caixas que geralmente são cinzas e ficam localizadas nos canteiros de cada interseção que tenha um farol instalado.
Em dias chuvosos com muita ventania por exemplo os semáforos não são interrompidos, pois toda sua estrutura é protegida e bem preparada para isso, evitando transtornos à nós pedestres e motoristas. Afinal ninguém merece ter que dirigir naqueles dias chuvosos com trânsito lento e além disso com semáforos apagados. Isso é um verdadeiro caos para a população.
Sistema de Detecção Automático de Veículos
Localizado abaixo do asfalto, aproximadamente um metro antes da faixa do semáforo fica instalado o sistema de detecção magnética, que é responsável por identificar a presença dos veículos parados sob o sensor.
Quando um veículo é detectado, o sistema é ativado e de acordo com o volume de trânsito e horário doa dia o farol é aberto ou seja, para aqueles que estão dirigindo de madrugada por exemplo, o tempo de espera no farol pode ser diferente daqueles que estão dirigindo durante à tarde.
Certo dia, eu estava com o carro parado esperando o farol abrir. Passaram-se uns 5 minutos e nada do sinal ficar verde. Só depois que o motorista parado atrás de mim saiu do carro e veio me ajudar, que eu fui entender o que estava acontecendo.
O meu problema naquele dia foi que parei o carro muito longe dos sensores, sendo assim o sistema não detectou a minha presença e consequentemente o sinal não ficava verde. Interessante né?
Outro equipamento muito encontrado nas ruas da Austrália é o medidor de tubo pneumático, como mostrado na imagem abaixo. Ele é usado temporariamente em algumas ruas e avenidas com a intenção de medir a quantidade de veículos que trafegam em determinada região.
Sistema de Passagem de Pedestres
É muito comum se deparar com os sinais de pedestres pelas ruas da Australia. A cada interseção de rua que haja um farol, existe também um “Push Button” como mostra a figura abaixo. Ao ser pressionado, esses botões emitem sons bem característicos e o semáforo de pedestre fica verde, permitindo a travessia dos pedestres.
Como dito anteriormente, todos os sinais são interligados e automaticamente quando o semáforo de pedestre fica vermelho o semáforo de carros fica verde.
Para quem se interessar pelo assunto e quiser maiores informações, existe um documento oficial do governo que detalha os fatos mais importantes do sistema de faróis de sinalização de trânsito na Austrália. Vale a pena a leitura.
Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru
Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow
Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.