Neste post falamos sobre dicas importantes para o exame IELTS na Austrália. O teste de proficiência do inglês que muitos precisam fazer em diferentes situações na Austrália. O artigo mostra como se preparar para o teste e explica os passos para realizá-lo.

Dicas Importantes para o Exame IELTS

O IELTS (International English Language Testing System) ou Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa é um dos exames mais importantes no mundo para certificação do nível de proficiência da língua inglesa.

O IELTS é aceito por todos os países nativos da língua inglesa, incluindo a Austrália. O exame é necessário para algumas situações, como para visto de trabalho, visto de permanência, programas de treinamentos e estudos em cursos vocacionais ou técnicos, dependendo do nível de qualificação que o Governo dá sobre a escola, como pode ser verificado no post sobre o novo processo de visto de estudante.

Existem duas versões ou tipos do exame IELTS. O General Training – Exame Geral, tipicamente usado por pessoas que estão em processo de imigração ou de trabalho na Austrália. Já o Academic – Exame Acadêmico, usado para interessados em ingressar em universidade ou cursos de especializações na Austrália.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O exame IELTS em si é dividido em 4 seções, Speaking, Listening, Reading e Writing, em português seria Conversação, Audição, Leitura e Escrita, e cada seção tem seu tempo e regras específicas.

O teste IELTS na Austrália geralmente segue as seguintes ordens e tempos de duração:

  1. Listening – 40 minutos*
  2. Writing – 60 minutos
  3. Reading – 60 minutos
  4. Speaking – 15 minutos

* Os primeiros 30 minutos do listening é para o teste e os 10 minutos restantes para transferir as respostas para o bloco de respostas.

No teste acadêmico, as seções reading e writing são mais avançadas que o exame geral, pois o IELTS entende que para se ingressar em uma universidade ou um instituição de ensino, espera-se dos candidatos um nível mais avançado do inglês.

Ao contrário do que se possa pensar, no IELTS não existe uma nota de corte, mas sim um “band score” ou nível pontuação. Quem fizer a prova será avaliado pelo seu nível de inglês e terá uma nota entre 0 e 9, sendo que cada nota significa um nível do inglês.

Para realizar o teste deve-se primeiramente entrar no site do IELTS, achar o local de teste mais próximo de região interessada (existem centros espalhados pelo Brasil também), selecionar o tipo da prova (geral ou acadêmica) e a data do teste.

Depois disso, deve-se também fazer o registro online para a realização da prova ou quem preferir, pode-se preencher o formulário de registro, escanear e enviar para o local onde o teste será realizado. O pagamento do exame custa AU$ 340 na Austrália ou R$ 1.067 no Brasil (câmbio de 16/09/18 – R$ 3,14).

Dicas Antes da Prova IELTS na Austrália

– Estude os materiais oficiais do IELTS na Austrália. A prova será muito parecida com eles.

– Estude listening por canais do youtube como este indicado.

– Estude writing e reading por sites ou blogs especializados no assunto.

– Estude speaking gravando sua própria voz e escutando-a depois para auto análise.

– Agende a prova com 3 semanas de antecedência.

Dicas Durante e Depois da Prova IELTS na Austrália

– Vá com roupas leves, pois o teste é longo e leva em torno de 4 a 5 horas.

– Não beba muita água antes da prova, pois não poderá ir ao banheiro durante o teste.

– As partes Listing, Writing e Reading são feitos de uma vez só.

– Speaking é feito após todos os testes mencionados acima ou em dia separado.

– Leve um bom lápis e borracha, pois a prova pode ser feita toda a lápis.

– O resultado do teste IELTS na Austrália sai em 13 dias.

– A prévia do resultado IELTS pode ser verificado online no 13º dia.

Para finalizar o post, deixo o link do FAQs do IELTS onde tem maiores detalhes e informações sobre todo o processo e dúvidas mais frequentes dos candidatos. Vale ressaltar que o site oficial do IELTS na Austrália é em inglês e contém todas as informações necessárias para o teste.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer.