Já pensou em fazer um intercâmbio na Austrália e levar sua família com você? Essa é uma opção cada vez mais procurada por brasileiros que querem estudar, trabalhar e viver na terra dos cangurus.

Mas como funciona esse tipo de programa? Quais são os requisitos, benefícios e desafios de fazer um intercâmbio em família? Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas para você se planejar e realizar o seu sonho de morar na Austrália com quem você ama.

Como levar dependentes para a Austrália

O processo para levar dependentes para a Terra dos Cangurus começa já na contratação do curso, já que ele é necessário para solicitar o visto de estudante. Após realizar sua matrícula, você deverá solicitar seu visto de estudante ao governo australiano, e junto com ele o visto de dependente para seus familiares.

Você também pode solicitar a entrada dos seus parentes após o início do seu curso, para que eles se juntem a você. Cônjuges, parceiros e filhos solteiros com idade inferior a 18 anos são elegíveis para vistos de dependentes.

Requisitos para levar um parceiro para a Austrália

Se você quer fazer um intercâmbio na Austrália e levar o seu parceiro ou parceira, você precisa comprovar que vocês têm um relacionamento estável e duradouro. Isso pode ser feito de várias formas, apresentando:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
  • Certidão de casamento (Caso tenha, esse documento por si só já comprova o relacionamento);

Caso você não seja casado, terá que fornecer algumas provas para a imigração:

  • Certidão de união estável (caso tenha);
  • Documentos que mostrem que vocês moram juntos há pelo menos 12 meses, como correspondências para o mesmo endereço ou contratos de aluguel;
  • Fotos, cartas, e-mails, mensagens e outros registros que demonstrem o seu relacionamento;
  • Certidão de nascimento de filhos do casal;
  • Declarações de amigos, familiares e outras pessoas que conheçam o seu relacionamento;
  • Abertura de conta bancária conjunta.

Além disso, você precisa mostrar que o seu parceiro ou parceira tem condições financeiras de se manter na Austrália, que tem um nível adequado de inglês e que atende aos requisitos de saúde e caráter exigidos pelo governo australiano.

Requisitos para levar um filho para a Austrália

Se você tem filhos menores de 18 anos e quer levá-los para a Austrália, você precisa incluí-los como dependentes no seu visto de estudante. Para isso, você precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou documento equivalente que comprove o parentesco;
  • Passaporte válido para cada dependente;
  • Comprovante de matrícula em uma escola australiana ou carta de intenção de matrícula, caso a criança tenha mais de 5 anos;
  • Comprovante de vacinação e exame médico para cada dependente;
  • Comprovante de seguro saúde para cada dependente.

Você também precisa mostrar que tem recursos suficientes para custear as despesas da sua família na Austrália, incluindo acomodação, alimentação, transporte, lazer e educação.

Como matricular seu filho em uma escola australiana

A Austrália permite que filhos de estudantes internacionais estudem em escolas públicas durante sua estadia no país, porém é necessário pagar uma taxa ao governo. Se você possuir um visto de residência permanente, não será necessário pagar as taxas 

Caso contrário, você terá que pagar uma taxa anual que varia de AU$6.000 a AU$16.000 por criança, dependendo do estado e da escola.

Você também pode optar por matricular seu filho em uma escola particular, porém as taxas são mais altas, a partir de AU$20.000. 

Para matricular o seu filho em uma escola pública na Austrália, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Pesquisar as escolas disponíveis na região onde você vai morar e escolher a que mais se adequa ao perfil e às necessidades do seu filho;
  • Entrar em contato com a escola e solicitar uma vaga, enviando os documentos necessários, como passaporte, visto, certidão de nascimento, histórico escolar e comprovante de endereço;
  • Aguardar a confirmação da vaga e a carta de oferta da escola, que deve ser assinada e devolvida com o pagamento da taxa (se houver);
  • Comparecer à escola no dia marcado para fazer a matrícula e a orientação, levando o seu filho e os documentos originais.

Comprovação de renda para a família

Uma das principais dúvidas de quem quer fazer um intercâmbio em família na Austrália é quanto dinheiro é preciso comprovar para obter o visto. O valor varia de acordo com o tipo e a duração do curso que você vai fazer, mas, em geral, você precisa comprovar ter renda o suficiente para o  seguinte:

  • 12 meses de curso + 12 meses de custo de vida para você;
  • 12 meses de custo de vida para o seu parceiro ou parceira;
  • 12 meses de custo de vida para cada filho dependente.

O custo de vida na Austrália é estimado pelo governo em AU$ 24.505 por ano para o estudante ou guardião, AU$ 8.574 para o parceiro dependente e AU$ 3.670 para cada criança. Esses valores são atualizados periodicamente e podem mudar a qualquer momento, os dados foram atualizados em 02/2024.

Benefícios de fazer um intercâmbio em família na Austrália

Fazer um intercâmbio em família na Austrália pode ser uma experiência incrível e enriquecedora para todos os envolvidos, já que toda a família ganha direitos junto ao estudante, alguns desses benefícios são:

Aprender ou aperfeiçoar o inglês, não só o estudante responsável, mas toda a família pode aproveitar o tempo de estadia no país para realizar um curso de inglês, inclusive a criança, caso tenha ao menos 8 anos.

Ter a companhia e o apoio da sua família. Uma jornada de intercâmbio muitas vezes tem inícios e adaptações difíceis, o que pode ser amenizado com o apoio da família. Além disso, ter pessoas conhecidas com quem você pode explorar o turismo e as atrações do destino faz com que tudo se torne mais prazeroso.

Por fim, uma das maiores vantagens de um intercâmbio de casal é que ambos recebem a permissão para trabalhar. Isso permite que a renda do casal se multiplique, aumentando as possibilidades de lazer e conforto no país. 

Faça seu intercâmbio em família com segurança e tranquilidade!

Fazer um intercâmbio em família na Austrália é um projeto que requer planejamento, preparação e investimento, por isso, nada melhor do que contar com uma agência experiente e segura para lhe auxiliar em todas as etapas da sua jornada.

A Optima Intercâmbio, nossa agência parceira, está no mercado de intercâmbio há mais de 13 anos, e atua ajudando intercambistas de todo o Brasil a realizarem o seu intercâmbio dos sonhos!

Não deixe essa oportunidade passar! Entre em contato com a Optima e faça um orçamento gratuito.

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália