Se você tem planos de visitar, morar ou fazer um intercâmbio na Austrália, uma das habilidades fundamentais é saber falar em inglês. Afinal, o inglês é a língua oficial do país. Portanto, será muito útil no seu dia-a-dia na Terra dos Cangurus.

O inglês também é a língua mais difundida pelo mundo, recebendo até mesmo o título de idioma universal. Por isso, ela é alvo do aprendizado de milhões de pessoas ao redor do mundo, que buscam diversas formas de obter a fluência.

Mas afinal, para uma pessoa que não sabe nada da língua, quanto tempo demora para aprender inglês? Neste artigo, vamos procurar responder a sua pergunta e dar algumas dicas para ajudar no seu aprendizado.

Quanto tempo leva para aprender inglês?

A resposta para essa pergunta, é claro, depende de vários fatores, como o seu nível atual de inglês, o seu método de estudo e a sua dedicação. No entanto, existem algumas estimativas baseadas em pesquisas e em padrões internacionais que podem te dar uma ideia geral do tempo necessário para atingir uma certa fluência na língua.

Essas medidas são muito usadas para dizer o quanto uma pessoa domina na língua e são úteis para comparações e demonstrações, como em um currículo.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Uma das formas de medida mais comum é o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), que divide os falantes em seis níveis: A1 (iniciante), A2 (elementar), B1 (intermediário), B2 (avançado), C1 (proficiente) e C2 (mestre).

De acordo com o British Council, uma das maiores instituições de ensino de inglês do mundo, o tempo médio de estudo para alcançar cada nível no CEFR é o seguinte:

  • Nível zero ao A1: 100 – 150 horas
  • A1 a A2: 100 – 150 horas
  • A2 a B1: 100 – 200 horas
  • B1 a B2: 150 – 200 horas
  • B2 a C1: 200 – 250 horas
  • C1 a C2: 200 – 250 horas

Isso significa que, se você começar do zero e quiser chegar ao nível mais avançado, o C2, você precisaria de, ao menos, 1200 horas de estudo. 

Considerando que você estude 10 horas por semana, com 2 horas de estudo diário de segunda a sexta, isso levaria cerca de dois anos. Porém se você estudasse apenas 5 horas por semana, levaria o dobro do tempo.

É claro que esses números são apenas uma média. O seu ritmo e a sua aptidão para o aprendizado são fatores importantes quando pensamos em quanto tempo leva para aprender inglês.

Também existem maneiras de fazer com que esses números sejam reduzidos drasticamente! A principal delas é fazer um curso de idiomas no exterior, pois a imersão no idioma estimula o aprendizado de forma única. Vamos falar mais sobre esse tema ao longo do texto.

Além disso, esses dados se referem ao tempo de estudo formal, em uma sala de aula ou com um professor. Se você incluir outras formas de aprendizagem, como assistir filmes e séries em inglês, ler livros, ouvir músicas e podcasts e conversar com nativos, você pode reduzir esse tempo significativamente.

Dicas para agilizar sua aprendizagem

Se você quer aprender inglês mais rápido, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar em sua caminhada:

Estabeleça metas claras e realistas: Defina qual o seu nível atual, qual nível você deseja alcançar e quanto tempo você tem para alcançá-lo. 

Em seguida, planeje o seu cronograma de estudos, dividindo o seu tempo em sessões diárias e semanais. Monitorar o seu progresso e celebrar seus avanços é uma ótima maneira de manter o foco em seu objetivo.

Escolha um material de qualidade: Use livros, cursos e sites que sejam adequados ao seu nível de inglês e ao seu objetivo. Dê preferência a materiais que sejam interativos, dinâmicos e, por que não, divertidos!

É muito importante que as quatro habilidades do idioma sejam exploradas: falar, escutar, ler e escrever.

Exponha-se ao inglês todos os dias: Além do tempo de estudo formal, é importante entrar em contato com o inglês de forma natural e prazerosa. Assistir a filmes e séries em inglês, com ou sem legendas, é um belo exemplo de atividade de lazer que pode ajudar no seu aprendizado. 

Pratique o inglês com outras pessoas: A melhor forma de aprender uma língua é usá-la para se comunicar! Por isso, procure oportunidades de falar e escrever em inglês com outras pessoas, seja online ou presencialmente, principalmente se essas pessoas forem falantes nativas.

Participe de grupos, fóruns, chats e redes sociais em inglês. Faça amigos, troque experiências e aprenda com os erros. Essa experiência de conversação natural fará com que seu cérebro se acostume a pensar o idioma de maneira natural!

Faça um curso de inglês em um país nativo: A principal vantagem dessa experiência é a tão famosa imersão na língua. E não é para menos: em um intercâmbio, você pode aprender inglês todos os dias, em todas as situações e com todas as pessoas. 

Nossas agências de intercâmbio parceiras, oferecem uma grande variedade de cursos na Austrália, desde programas de idioma até cursos profissionalizantes, atendendo a todos os tipos de perfis e objetivos no país.

Nessa experiência, você também irá conhecer a cultura, os costumes e sotaques do país. Assim como viver experiências únicas e inesquecíveis, que vão enriquecer o seu vocabulário e a sua fluência ainda mais. 

A Austrália é um dos melhores países do mundo para fazer intercâmbio!

Se você quer aprender inglês de verdade, não há nada melhor do que fazer um intercâmbio na Austrália. Um intercâmbio é uma experiência de vida que vai te permitir aprender inglês de forma rápida, intensa e profunda.

Existem cursos para diferentes necessidades e objetivos, com cargas horárias de menor ou maior duração. Cursos voltados para áreas profissionais, como médica ou escolar, por exemplo.

Além disso, o que não falta na Austrália são escolas com qualidade e certificações, com professores qualificados e alunos de diversos lugares do mundo. Esses ambientes de estudo podem te proporcionar as ferramentas necessárias para atingir a fluência. 

Você também vai participar de atividades culturais, sociais e turísticas, que vão te mostrar a beleza e a diversidade da nossa querida Terra dos Cangurus.

Por fim, não podemos deixar de citar uma das maiores vantagens da Austrália: a possibilidade de trabalhar durante seu período de estudos e conseguir uma renda extra no país com um dos maiores salários mínimos do mundo. 

Saiba mais em: Salário Mínimo da Austrália em 2023 e Seu Poder de Compra

Mas como fazer um intercâmbio na Austrália? Como escolher a cidade, a escola, o curso e a acomodação? Como planejar o meu orçamento e questões como seguro, passagem aérea e visto? Como me preparar para essa viagem?

Para responder a essas e outras perguntas, você pode contar com a ajuda de nossas agências parceiras. Elas te trazem para a Austrália com segurança e tranquilidade! Faça seu intercâmbio na Austrália com a ajuda de especialistas! Entre em contato e ganhe um orçamento gratuito personalizado!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália