Uma curiosidade bem interessante na Austrália são os Postos de Gasolina, ou também chamados de Petrol Stations ou Gas Station. Neste post falaremos sobre os tipos de serviços, os diferentes tipos de combustíveis e gasolinas na Austrália e tecnologias que são usadas nos postos Australianos.

Uma das primeiras coisas que você irá se deparar ao chegar na Austrália será o posto de gasolina. Assim como no Brasil, eles são como pontos de referências de tão chamativos e bonitos, mas além disso tem várias curiosidades que vale a pena um post exclusivo para o tema.

Você é o Frentista – Auto Atendimento

Os postos de gasolinas na Austrália não tem frentista para atendê-lo e abastecer o seu veículo. Ao contrário, aqui ao chegar em um posto, você é o frentista. Geralmente você escolhe a bomba onde quer abastecer seu carro, decide o tipo de combustível que quer colocar no carro e você mesmo abastece seu carro com a quantidade de combustível que lhe for conveniente. Tudo isso de forma bem simples, fácil e segura.

As bombas de gasolinas na Austrália na maioria dos postos daqui são modernas e mostram todos os detalhes de forma clara para os usuários. Ao usá-las é possível inserir o valor em dólares ou litros que deseja colocar no seu carro ou até mesmo encher o tanque do carro sem nenhum risco.

Nos postos de gasolinas na Austrália tem sempre uma loja de conveniência onde um atendente te ajudará com o pagamento ou solicitações que tiver. Existe também algumas empresas com serviços de auto pagamento também, que fornecem a opção do cliente fazer o pagamento do combustível na própria bomba de gasolina sem a necessidade de um atendente. Um exemplo como esse é oPay@Pump da Caltex.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Todo o controle de entrada e saída de carros é feito por câmeras de segurança. Sinais sonoros avisam os atendentes sempre que um cliente estiver usando uma bomba de gasolina para que assim ele saiba a quantidade de pessoas que virão realizar o pagamento. E acreditem, ninguém tenta dar uma de espertinho por aqui porque pode ter grandes problemas com a polícia.

Tipos de Gasolinas na Austrália

Para a maioria dos veículos na Austrália, o combustível usado é a gasolina que aqui é chamados de Unleaded Petrol. Esse nome se dá pelo fato de que as gasolinas na Austrália não tratadas com o componente químico chumbo, que é muito poluente na atmosfera.

Para quem for abastecer um carro pela primeira vez no país, é possível que fique um pouco confuso com a quantidade de opções de combustíveis disponíveis nas bombas de gasolinas na Austrália. Segue abaixo a lista dos combustíveis encontrados na Austrália:

  • Unleaded E1 – Gasolina com 10% de etanol
  • Unleaded 91 – Gasolina de 91 octanagem
  • Unleaded Premium -Gasolina de 95 a 98 octanagem
  • Ethanol E85 – 85% álcool e 15% gasolina (pouco usado)
  • Diesel – Derivado mais bruto do Petroleo
  • Diesel Premium – Diesel aditivado
  • LPG – Gás de petróleo liquefeito

Etanol – Álcool de origem vegetal como o milho, cana de açúcar, trigo e etc
Octanagem – Capacidade de compressão sem detonar na câmara de combustível
Aditivo – Substância química para melhorar a performance do combustível

Preço do Combustível

Como em qualquer outro país, os preços dos combustíveis daqui são baseados em 4 fatores:

  • Referências internacionais
  • Valor do dólar Australiano em relação ao dólar Americano
  • Competição de preços
  • Decisão dos postos de gasolina

Existem vários sites e sistemas gratuitos que coletam de forma online e automática qualquer variação nos preços de combustíveis nos postos de gasolina espalhados pela Austrália, mostram aos seus visitantes o melhor preço e local para comprar combustível na região de interesse. Um exemplo é o site e app da Motor Mouth.

A propósito, todo pagamento que fizer em um petrol station, você receberá uma nota fiscal com o comprovante do pagamento do que foi adquirido. O mais legal é que a Austrália é bem transparentes com seus cidadãos e por isso todo valor de imposto pago na quantidade de combustível comprado é mostrado nessa nota fiscal. Aqui na Austrália o imposto sobre produtos e serviços é chamado de GST e esse imposto é de 10% do valor total de sua nota.

Tipos de Combustíveis na Austrália

Serviços Disponíveis

Os serviços encontrados nos postos de gasolina daqui são variados e realmente bem legais, principalmente nas principais empresas do setor, como a Woolworth Petrolque geralmente funcionam 24h por dia. Vamos a lista dos serviços mais encontrados:

  • Bomba de Ar Para Pneus(gratuito)
  • Equipamentos para Limpeza de vidros de carro (gratuito)
  • Banheiros Feminino e Masculino(gratuito)
  • ATM – Caixa Eletrônico(gratuito)
  • Lava Rápido de Carro
  • Sacos de Gelo
  • Botijão de Gás
  • Lenha de Lareira ou Forno
  • Isca de Peixe
  • Cafeteria Profissional
  • Mini Mercado
  • Produtos de Conveniência
  • Serviço de Click & Collect para compras online
  • Entre Outros

Loja de Conveniência

Como dito antes, todos os postos de gasolinas na Austrália tem uma loja de conveniência e alguns desses são verdadeiros mini mercados, onde vc poderá encontrar produtos de limpeza, laticínios, queijos, pães, guloseimas, fast food e etc.

Essas lojas de conveniência as vezes ajudam muito quando somos pegos de surpresas ao vermos algo faltando em casa durante a noite quando os mercados estão fechados. Alias, dois dos maiores grupos de supermercados da Austrália são também grandes franquias de postos de gasolina. São eles o Woolworths e o Coles.

Para finalizar este post, deixo uma dica legal para quem estiver planejando uma road trip na Austrália. Existem alguns sites legais, como Bay’s Water Car Rental ou Camper Van Australia que disponibilizam uma calculadora online dos custos de combustível para um trajeto dentro do país. Vale muito a pena conferir.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer.