Neste post mostraremos a você como fazer intercâmbio na Austrália para estudar inglês. Este é um tema que gera muitas dúvidas aos Brasileiros interessados em vir para o país. Neste artigo entenderemos o porquê e como resolver isso.
Desde o dia 01/07/2016 o Governo Australiano melhorou as regras para os estrangeiros virem estudar no país. Essas mudanças vieram para melhorar os procedimentos tanto para o lado do aluno quanto para o do governo.
Outra coisa legal é que o Governo deixa sempre atualizado no portal de imigração as informações necessárias de como fazer intercâmbio na Austrália. Assim os estudantes podem ter maiores informações sobre isto caso precisem.
Pontos Sobre Como Fazer Intercâmbio na Austrália
O primeiro passo para compreensão de como fazer intercâmbio na Austrália para estudar inglês é entender sobre o método de ensino do país.
Os cursos de inglês da Austrália são desenvolvidos pelo English Language Intensive Courses for Overseas Students – ELICOS. Em português seria Cursos Intensivos da Línguas Inglesa para Estudantes Estrangeiros. São eles que definem as diretrizes dos cursos de inglês na Austrália.
O visto de estudante da Austrália é feito totalmente pela internet. Muitas agências de intercâmbio poderão referir-se a ele pelo nome “visto de estudante subclasse 500” ou de Simplified Student Visa Framework – SSVF, que significa Estrutura Simplificada do Visto de Estudante.
Um ponto importante é que o governo Australiano através do Genuine Temporary Entrant – GTE exige que as solicitações para estudar na Austrália sejam genuínas. Ou seja, o interessado terá que comprovar que sua intenção no país é verdadeira e não uma fraude.
Observação Sobre as Escolas na Austrália
Todas as escolas de inglês na Austrália devem necessariamente estar registrados no Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students (CRICOS). Comunidade de Registos de Cursos e Instituições para Estudantes Estrangeiros.
No site CRICOS é possível consultar informações gerais das escolas, contatos, websites, cursos disponíveis e até preços dos cursos de inglês. É muito válido dar uma pesquisada sobre a escola antes de fechar um intercâmbio.
Recomendamos também a leitura dos posts Curso de Inglês na Austrália – Melhores Escolas e o Fatores Para Escolher Uma Escola de Inglês na Austrália. Neles damos dicas importantes e complementares a este artigo.
Documentação para Estudar na Austrália
Nesta parte do post vamos comentar sobre as documentações necessárias para estudar inglês no país. De forma geral serão necessários os seguintes documentos para o processo de como fazer intercâmbio na Austrália.
– Preenchimento dos formulários necessários para estudar na Austrália
– A compra do curso de inglês e a emissão do Electronic Confirmation of Enrolment (eCoE) ou Confirmação de Pagamento do Curso
– Juntar documentos pessoais como RG, CPF, Passaporte, fotos 3 por 4 entre outros
– Comprovante de pagamento do seguro obrigatório de saúde, chamado OSHC
– Documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil como bens, emprego e etc
– Carta de apresentação pessoal explicando os motivos de querer ir para a Austrália. Veja um modelo de exemplo da carta de apresentação
– Evidências de recursos financeiros. Ou seja, é necessário comprovação de AU$ 1.652,50 para cada mês que estiver na Austrália. Caso não tenha esse dinheiro você poderá solicitar um apoiador financeiro. Esse fiador poderá ser pais ou parentes próximos.
– Suporte de uma agência de intercâmbio de confiança. Eles te ajudarão com todos os procedimentos para estudar na Austrália.
Pontos Importantes
– Confira sempre o câmbio da moeda australiana pelo site da ABRASEEIO que é confiável.
– A frequência em sala de aula na Austrália deve ser maior que 80%, caso contrário a pessoa pode ser deportada do país.
– Os cursos de inglês ELICOS tem a carga horária em média de 25 horas por semana.
– O estudante só poderá trabalhar 40 horas quinzenais na Austrália.
– Caso a pessoa não fique em homestay (veja o post sobre acomodação na Austrália) é necessário levar o contato e endereço de onde ficará no país, pois perguntarão no aeroporto da Austrália.
– O visto de estudante leva em torno 5 a 10 semanas para ser avaliado e emitido.
– Quando o visto for concedido, é possível consultar os dados pelo site Visa Entitlement Verification Online (VEVO) do Governo Australiano.
– Para cursos com menos de 3 meses de duração, é possível vir para a Austrália como turista. O que transforma o processo bem mais fácil e descomplicado. Uma observação é que o pessoa com o visto de turista não é permitida de trabalhar na Austrália.
– Aparentemente a Imigração Australiana está negando com maior frequência vistos de casais acima de 40 anos de idade. Se este for o seu caso, converse com sua agência de intercâmbio para ajudar nesta situação.
Conclusão
Aparentemente o processo de como fazer intercâmbio na Austrália para estudar inglês pode até parecer complexo. Entretanto, quando você o inicia, tudo começa ter uma lógica e você percebe que não é tão difícil assim.
Não se esqueça de sempre pesquisar bastante sobre uma agência de intercâmbio de confiança. Pois ninguém quer viajar para um país e passar perrengue por conta de empresas má intencionadas, como infelizmente acontece.
Para você que quer fazer intercâmbio na Austrália recomendamos a nossa parceira Optima Intercâmbio. Ela te dá uma visão bem real de quanto você gastará com o processo de estudar na Austrália. Incluindo os valores de comprovação financeira exigidos pelo Governo Australiano, valores das escola, acomodação, transfer, seguro e etc. Entre em contato com a galera da Optima e confira tudo o que você precisa saber para fazer um intercâmbio na Austrália.
Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru
Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru
Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.