Você sabe como funcionam as farmácias aqui do outro lado do mundo? Bom, pode parecer que as farmácias da Austrália são iguais às do Brasil. A verdade é que elas apresentam, sim, algumas características bem semelhantes aos estabelecimentos brasileiros, mas a verdade é que há alguns pontos que se diferenciam bastante as farmacias na Australia das farmácias no Brasil. Nós te contamos um pouquinho sobre essas diferenças no post de hoje, confira!
Como funcionam as farmácias na Austrália
Aqui na Austrália há algumas regras bastante específicas em relação ao funcionamento da farmácia e das responsabilidades do farmacêutico. Por exemplo: aqui na Austrália somente um farmacêutico diplomado pode ser o proprietário de uma farmácia. Inclusive, há limitação no número de farmácias sob propriedade do profissional: cada um pode ter no máximo quatro estabelecimentos.
Além disso, as farmácias na Austrália precisam funcionar na presença constante de um farmacêutico. Então, você nunca irá encontrar um desses estabelecimentos na Austrália sem a presença do profissional responsável por ele. Isso é uma medida para garantir que você compre seus medicamentos e remédios com segurança.
Isso não significa que as farmácias na Austrália precisam ter apenas profissionais formados em Farmácia, mas sim que deve haver pelo menos um responsável com esse diploma trabalhando no estabelecimento. Os outros funcionários podem ser apenas vendedores ou atendentes de caixa.
Aqui na Austrália também é bastante comum – e permitido por lei – que as pessoas recebam prescrições médicas diretamente do farmacêutico, sem nem mesmo passar por uma consulta médica. Mas isso é permitido apenas para alguns casos mais específicos, no qual não há nenhuma doença grave envolvida.
O papel do farmacêutico
Na Austrália, o farmacêutico tem um papel fundamental no sistema de saúde, assim como as farmácias na Austrália também. Isso porque elas são uma maneira de encurtar o processo de tratamento de um indivíduo, uma vez que, para casos mais simples, o paciente não precisa ir a um médico para receber uma prescrição de medicamentos, pois o farmacêutico mesmo pode fazer essa prescrição.
Além disso, muitas vezes é por meio da farmácia que há um acompanhamento constante na manutenção dos medicamentos tomados por pacientes diabéticos, idosos, em áreas rurais ou impossibilitadas de sair de casa, para pacientes com doenças crônicas e aqueles que necessitam de um determinado acompanhamento clínico. O farmacêutico é quem vai auxiliar os pacientes em casos como estes.
As classificações de medicamentos nas farmácias da Austrália
Assim como no Brasil existem as categorias de medicamentos – como os tarjas-preta ou tarjas vermelhas, aqui na Austrália também existe esse tipo de classificação. Elas também dizem respeito ao local em que esses medicamentos podem ser vendidos e por quem. São três:
- Classe 1: é o medicamento que só pode ser vendido pelo farmacêutico e em local restrito. Ou seja, o medicamento deve ser vendido na farmácia e longe do acesso do público – atrás de um balcão, por exemplo, onde o farmacêutico irá pegar o medicamento para você de acordo com a prescrição médica.
- Classe 2: são medicamentos que só podem ser vendidos nas farmácias da Austrália, mas não precisam da intermediação de um farmacêutico. Então, você poderá encontrá-lo de fácil acesso nas gôndolas e prateleiras dos estabelecimentos.
- Classe 3: são medicamentos que podem ser vendidos em quaisquer estabelecimentos que não são as farmácias. Ou seja, você pode encontrar em lojas de conveniência, supermercados ou padarias, por exemplo. Esses medicamentos não exigem nenhum tipo de receita, pois são remédios para dores de cabeça, xaropes, sal de frutas, dentre outros.
As redes de farmácias na Austrália
Aqui vale ressaltar que o termo em inglês “chemist” é vastamente utilizado por toda a Austrália para se referir aos estabelecimentos farmacêuticos. Em outros lugares do mundo que falam inglês, como os Estados Unidos, o termo “drug store” é mais utilizado.
Há três grandes redes de farmácias na Austrália, elas estão sempre com bons preços e com boas promoções.
A Chemist Warehouse é uma das maiores redes da Austrália e com uma grande variedade de produtos. O destaque fica para os perfumes, os quais sempre ficam com bons descontos. É possível encontrar alguns medicamentos e produtos mais difíceis de serem encontrados em outros lugares, então, vale a pena dar uma procurada em algum estabelecimento da Chemist Warehouse por algo que você ainda não encontrou.
Já a Priceline é outra das grandes farmácias da Austrália. Também há uma grande variedade de produtos e ela parece ser ligeiramente mais simples e menos poluída visualmente do que a Chemist Warehouse. É possível encontrar de tudo em uma loja como essa e os produtos de beleza são os grandes destaque, pois estão sempre com bons preços e constantemente em promoção.
A Amcal+ é uma rede de farmácias que se destaca pelos cuidados com a saúde. Há um grande foco nos serviços dos farmacêuticos, como a prescrição de medicamentos, testes de saúde, como aferição da pressão e trazendo um aconselhamento clínico para os seus consumidores. Em geral, a Amcal+ possui uma grande variedade de medicamentos e os preços também costumam ser bons.
O fato é que as farmácias são necessárias em qualquer momento da vida. Por isso nós fizemos esse post para ajudar você que está chegando na Austrália para viver, viajar ou fazer um intercâmbio.
Entendemos a necessidade de ter aqueles medicamentos sempre úteis por perto e, claro, cuidar da sua beleza e saúde!
Falando em intercâmbio, você já programou seu período de estudos na Austrália? Se ainda não, mas sonha em estudar em alguma das belas cidades daqui da Austrália, minha recomendação é que você entre em contato com uma agência de intercâmbio e certificada.
Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!