Quer saber como trabalhar como médico na Austrália? Hoje nós vamos te falar um pouquinho sobre o processo de como é validar o diploma médico na Australia e tudo o que você precisa para exercer essa profissão na terra dos cangurus!

A medicina na Australia

Você já deve imaginar que a Austrália é um lugar bastante burocrático para quem deseja exercer a profissão de médico na Austrália. Isso porque é uma área em que o profissional deverá lidar diretamente com a população e também exige conhecimentos bastante específicos da área. 

Mesmo assim, a demanda por pessoas que atuem nesta profissão na Austrália é bastante grande no mercado de trabalho local. Por isso, várias áreas da medicina estão sempre listadas nas Skilled Occupations List como profissões importantes e elegíveis para quem deseja imigrar para a Austrália. 

De qualquer maneira, todo o profissional de medicina que deseje trabalhar no sistema de saúde australiano deve validar o diploma médico na Austrália e comprovar uma série de outros documentos. A princípio, pode parecer um processo bastante burocrático, complicado e demorado. Mas, mesmo assim, ele pode ser feito tranquilamente se você seguir todos os passos e não errar em nenhuma das informações enviadas ao órgão responsável.

Nós já falamos um pouco neste post sobre como é a validação de diplomas na Austrália. É um posto um pouco mais generalizado e sem muitas das especificações do processo de validar o diploma para trabalhar como médico na Austrália. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O processo de validação, em si, pouco muda de uma profissão para a outra: você deve se registrar no conselho da sua profissão na Austrália, solicitar o reconhecimento do diploma e comprovar sua proficiência em inglês. 

Entretanto, o processo para validar o diploma médico na Austrália tem alguns detalhes bastante específicos. Veja abaixo.

Como validar o diploma médico na Austrália? Passo a passo

O primeiro passo para validar o diploma médico é ter uma oferta de trabalho na Austrália. A partir daí você poderá dar entrada no visto que mais se adequa às suas necessidades. Esses dois primeiros passos de como validar o diploma médico na Austrália são muito importantes, visto que eles são os primeiros pré-requisitos.

Após isso, já em solo australiano, você deve procurar o Conselho Médico Australiano, que é chamado aqui de MedBA – Medical Board of Australia. Ele é o órgão responsável pela validação do seu diploma e, também, por regulamentar a profissão de medicina na Austrália. 

O MedBA precisa de evidências que comprovem que você está qualificado para o registro. Portanto, antes mesmo de você pedir seu registro como médico na Austrália, será necessário testar suas habilidades por meio de uma prova. É por meio dessa prova que haverá uma avaliação dos seus conhecimentos médicos e da sua área de atuação dentro da medicina. 

A partir daí, é um processo que pode seguir por três caminhos. Vamos falar mais sobre eles abaixo.

Validação como Autoridade Competente

Esse caminho, chamado em inglês de Competent Authority Pathway, é voltado para os médicos que não foram treinados no exterior. Mas ele também serve para aqueles médicos que atuam na área de Clínica Geral. 

Para esse caminho, será necessário ter se graduado em uma universidade presente no World Directory of Medical Schools (WDOMS – Diretório Mundial de Escolas Médicas) e ter feito um curso reconhecido pelo MedBA. Também é preciso ter sido aprovado nas provas que buscaram testar suas habilidades na área médica. 

O profissional de medicina também deverá fornecer um documento que comprove que você teve 12 meses de prática supervisionada, com mínimo de 47 semanas de serviço em período integral. A partir daí, o MedBA irá determinar se você já precisa ter uma oferta de emprego para validar seu diploma médico na Austrália. 

Validação como Especialista

Se você for um médico especialista formado no exterior e deseja trabalhar nesta mesma área na Austrália, será necessário validar seu diploma médico por meio deste caminho. A validação como especialista também é chamada de Specialist Pathway. Ele serve para os médicos internacionais formados no exterior e desejam avaliar se a sua formação acadêmica pode ser equiparada a de um especialista na mesma área na Austrália. 

Por meio desse caminho você também pode ter seu diploma validado e equiparado ao de um especialista australiano para trabalhar em uma área de necessidade de mão de obra aqui na terra dos cangurus. 

Aqueles médicos que possuem uma graduação inicial em medicina ou cirurgia em uma instituição reconhecida pelo Australian Medical Council (AMC) e pelo WDOMS também podem se candidatar a este caminho. 

Para fazer a sua inscrição por meio deste caminho é necessário procurar uma instituição de medicina especializada na qual você fará a avaliação. 

Validação por meio do caminho padrão

Se você não se encaixa nos requisitos de Specialist Pathway ou de Competent Authority Pathway, o Standard Pathway – caminho padrão – é o recomendado para que você possa validar seu diploma médico na Austrália.

Os médicos devem possuir formação de nível superior em medicina geral e/ou cirurgia, a qual deverá ter sido cursada em uma instituição reconhecida pelo AMC e WDOMS. Além disso, a candidatura nesse caso deve ser feita diretamente com a Australian Medical Council (AMC),

Neste caso também é necessário ter concluído e ser aprovado nos testes do AMC CAT MQC, que são os primeiros testes que você deve fazer para ter a sua validação do diploma médico na Austrália. 

Todos esses três caminhos exigem entrevistas e comprovações documentais sobre suas habilidades técnicas profissionais, garantindo que você é um profissional adequado para exercer a medicina na Austrália. 

Depois de validar seu diploma de médico na Austrália

Assim que o seu diploma já estiver validado para exercer a profissão de médico na Austrália, você deverá entender um pouco melhor sobre como funciona o sistema de saúde na Austrália. Nós já falamos um pouquinho sobre ele neste post, dê uma olhada! 

Como um profissional graduado em medicina em uma universidade do exterior, você terá restrições de trabalho. Por exemplo, você deve trabalhar em uma área com escassez de médicos, chamada de Distribution Priority Area – se for um general practitioner. Se for um médico especialista, deverá atuar em um District of Workforce Shortage, que são regiões onde as pessoas têm pouco acesso a médicos especialistas na Austrália. 

Também será necessário se registrar como provedor de serviços do Medicare para que você faça parte do sistema de saúde da Austrália. Por meio dele, os pacientes pagarão uma parte do valor da consulta e o governo cobrirá o resto. Se você não possuir um número Medicare, seus você não poderá conseguir exercer sua profissão, prescrever receitas e seus pacientes não terão descontos do governo nas consultas. 

Para utilizar os serviços do governo – como consultas ao Medicare – será necessário ter um número PRODA (Provider Digital Access), que faz a verificação da sua identidade no sistema online de serviços do governo australiano. 

A Austrália também exige que, para exercer a medicina na Austrália, o médico tenha um seguro de responsabilidade civil profissional. Ele tem o intuito de proteger o profissional da saúde e os seus pacientes caso aconteça algo enquanto o paciente estiver sob seus cuidados. 

Por fim, para atuar na medicina na Austrália você também deverá ter um número de contribuinte online, que serve para que você pague seus impostos e acessar benefícios do governo. 

Antes de iniciar o processo para validar seu diploma médico na Austrália

Você deve ficar atento a todas as informações, documentos e provas que serão solicitadas pelos órgãos responsáveis para validar o diploma médico na Austrália. É importante que você verifique isso antes mesmo da sua viagem para a Austrália.

Vale ressaltar também a importância de ter sua proficiência em inglês comprovada. Você pode realizar algum dos vários testes de proficiência de inglês que a Austrália considera como os mais importantes. 

lápis sob uma folha de respostas

Se você ainda não tem um inglês bom o suficiente, recomendamos que você faça um período de intercâmbio na Austrália antes de pedir para validar o diploma médico na Austrália. Nesse momento, você precisa contar com uma agência de intercâmbio de qualidade para te auxiliar. 

Para esse objetivo, nós podemos te ajudar! O Rota do Canguru tem parceria com as melhores agências de intercâmbio do Brasil! Entre em contato e comece a planejar seu intercâmbio hoje mesmo!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália