A Austrália é um país bastante diferente e que inspira muitas pessoas a criarem várias lendas e peculiaridades sobre a terra dos cangurus. Muito se deve um pouco a respeito do desconhecimento em relação ao país e, também, um pouco sobre a distância física entre o continente australiano e o Brasil. No post de hoje nós vamos desvendar os mitos e verdades da Australia! 

Confira e seja surpreendido com algumas curiosidades incríveis sobre a terra dos cangurus! 

1. Existem cangurus por onde se vai na Austrália

Há uma grande população de cangurus pela Austrália. Inclusive, o número de cangurus já é o dobro do número de habitantes do país. São pelo menos 60 espécies diferentes desses animais que se dividem em pelo menos 50 milhões de animais espalhados pelo território australiano. Enquanto a população de humanos do país está na casa dos 25 milhões de habitantes. 

Apesar desse grande número de cangurus na Austrália, um dos “mitos e verdades” mais comuns da Austrália é que esses animais estão por todos os lugares, inclusive cidades, ruas, avenidas… A verdade é que os cangurus até aparecem em cidades mais do interior ou em regiões próximas às áreas verdes. Em grandes ou médias cidades, você dificilmente verá um canguru pulando em meio ao trânsito ou invadindo casas. Isso até acontece, mas em lugares mais afastados e remotos da Austrália.

Então, se você acredita que existem cangurus por todos os lugares na Austrália, deve saber que isso é um MITO!

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

2. Mitos e verdades da Austrália: o inglês australiano é muito difícil de se entender

Para quem está acostumado com o sotaque estadunidense, o sotaque australiano parece quase outro idioma. Entretanto, basta apenas alguns dias para você se acostumar com o sotaque aussie, bem como todas as gírias. É mais uma questão de costume e adaptação do que qualquer outra coisa. Então, você não precisa se preocupar com isso! É um MITO!

Nós já falamos em um post sobre as diferenças do inglês australiano para o inglês estadunidense. Recomendo que você dê uma lida no post e procure mais informações sobre o sotaque australiano. Você vai se acostumar rapidinho, pode ter certeza! 

3. Há muitos brasileiros na Austrália

Como é Voltar Para o Brasil Após Morar na Austrália

Bom, a verdade é que brasileiros estão por todos os lugares. Seja na Europa, nos Estados Unidos, na China ou na Austrália, você sempre vai encontrar um brasileiro durante sua viagem. Se você quer fazer um intercâmbio aqui para a terra dos cangurus, é preciso saber que, hora ou outra, vai encontrar alguns brasileiros pelas cidades. 

Mas isso é muito relativo. Vou tomar aqui como exemplo um levantamento do Departamento de Educação do Governo da Austrália de 2019. Nele, os brasileiros ocupam a 4ª posição dentre aqueles países que mais mandam estudantes para a Austrália. No ano de 2019 foram mais de 27 mil matrículas de brasileiros em instituições de ensino no país.

Entretanto, esse número ainda é bastante baixo se compararmos com outros grupos imigratórios que vivem na Austrália. Por aqui há uma grande comunidade de chineses, indianos, nepaleses e de outros países asiáticos.

Se tomarmos como base as maiores cidades da Austrália, como Sydney, Gold Coast e Melbourne, sim, há muitos brasileiros na Austrália, já que esses são os principais destinos desses imigrantes. Entretanto, se tomarmos como base o país, como um todo, é MITO dizer que há muitos brasileiros na Austrália. 

4. Mitos e verdades da Austrália: o país foi colonizado por condenados britânicos

Os primeiros habitantes da Austrália são os povos nativos conhecidos como aborígenes. Eles se espalhavam por todo o território em grandes comunidades, cada uma com seus próprios costumes e tradições. 

Os primeiros colonizadores vieram à Austrália a partir do século XVII e XVIII. Por volta do ano 1788 os britânicos decidiram que aquele país tão distante da Europa seria uma grande colônia penal. Assim, vários detentos foram deportados do Reino Unido para a Austrália com o intuito de esvaziar as cadeias da Inglaterra. A independência dos Estados Unidos fez com que a coroa britânica parasse de mandar condenados para a América e, assim, viu a Oceania como uma alternativa. 

Com isso, mais de 168 mil prisioneiros chegaram à Austrália a partir daquele ano. Isso terminou apenas em 1852 na costa leste australiana e em 1868 na costa oeste. Muitos dos prisioneiros eram condenados por pequenos crimes e, quando as penas eram cumpridas, recebiam um pedaço de terra para plantio na Austrália ou, então, acabaram ajudando na construção das primeiras cidades australianas. 

A partir disso, sim, é VERDADE que os primeiros colonos da Austrália eram condenados britânicos! 

5. A Austrália tem muitos animais perigosos

Bom, é verdade que a Austrália é um país com animais bastante peculiares. Mesmo assim, não é comum encontrá-los em áreas urbanas. Eles preferem ficar quietinhos no meio da floresta.

Mas, de qualquer maneira, é VERDADE que a Austrália possui muitos animais mais perigosos. A cobra marrom, por exemplo, é considerada a segunda espécie de cobra mais venenosa do mundo. Os polvos-de-anéis-azuis também são moluscos bastante venenosos e não existe nenhum antídoto para o seu veneno ainda. Esses são apenas alguns exemplos dos animais mais perigosos da Austrália.

De qualquer maneira, você não precisa se preocupar com nenhum deles, pois, como já disse, a maioria prefere ficar longe de humanos! E, claro, há equipes especializadas na Austrália para remover esses animais que acabam frequentando os mesmos locais que as pessoas. Mas, vale a ressalva: a cultura de cuidar dos animais é bastante respeitada na Austrália! 

6. Mitos e verdades da Austrália: os estabelecimentos fecham cedo

Sim, infelizmente, isso é VERDADE! Nós brasileiros estamos acostumados a sair de casa para frequentar barzinhos, restaurantes e baladas em um horário mais tarde. Aqui na Austrália, a cultura do povo é aproveitar a luz do dia, então, é comum que os estabelecimentos australianos abram mais cedo e, claro, fechem mais cedo também.

Estabelecimentos comerciais, como lojas de rua, costumam fechar por volta das 17h. Supermercados e conveniências são aqueles que acabam ficando abertos até mais tarde ou são 24h. Entretanto, estabelecimentos tradicionalmente noturnos, como restaurantes, fecham a cozinha por volta das 22h. Já as baladas e barzinhos costumam fechar por volta das 2h ou 3h da manhã. 

7. É sempre muito calor na Austrália

Isso depende da região que você está. Por exemplo, cidades como Melbourne, Camberra e Hobart têm invernos bem mais frios, de fazer temperaturas abaixo de 10ºC. Em alguns lugares da Austrália, inclusive, há neve – especialmente nas regiões dos Alpes Australianos, uma grande cadeia de montanhas próximas à Camberra e entre os estados de NSW e Victoria. 

O calor está mais para as regiões central, desértica e no norte. Aí sim as temperaturas sobem bastante e há muitos dias de sol! 

Então, é MITO dizer que é sempre muito calor na Austrália, já que depende bastante da região onde você está!

8. Ganha-se muito bem na Austrália

Sim, isso é VERDADE! Muitas das profissões que não remuneram bem no Brasil, aqui na Austrália costumam ser muito bem pagas. O que chamamos de “subempregos” no Brasil aqui são considerados empregos tão dignos como quaisquer outros.

Não posso afirmar que uma faxineira ganha a mesma coisa que um médico, por exemplo. Entretanto, é extremamente possível afirmar que a desigualdade de renda aqui na Austrália é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. 

Enquanto no Brasil uma faxineira tem que trabalhar em dois ou três empregos diferentes para ter um salário decente, aqui na Austrália é possível ter uma remuneração bastante considerável em apenas um emprego. Com essa remuneração é perfeitamente possível bancar todos os gastos diários e mensais com um salário mínimo – apesar de depender um pouco do custo de vida local. Mas, no geral, é possível! 

9. Fazer intercâmbio na Austrália é complicado!

MITO! Fazer um intercâmbio na Austrália é muito fácil! Apesar das burocracias em relação a vistos, a Austrália é um país bastante simples para quem deseja estudar por aqui. A população é bastante acolhedora e há boas opções de escolas de idiomas, universidades e outras instituições de ensino para quem deseja fazer uma temporada de estudos por aqui.

E para tudo ficar ainda mais fácil, você precisa contar com uma agência de intercâmbio completa e certificada para te auxiliar nas etapas da sua jornada. Por isso, o Rota do Canguru fez parceria com as melhores agências para te trazer à Austrália.

Nossas agências parceiras te trazem para a Austrália com segurança e tranquilidade! Faça seu intercâmbio na Austrália com a ajuda de especialistas! Entre em contato e ganhe um orçamento gratuito personalizado!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália