Vamos falar um pouco sobre como funciona o sistema de sinalização de trânsito na Austrália. Este artigo está relacionado à uma experiência pessoal que me fez entender sobre o assunto e por isso decidimos compartilhar aqui.

O Sistema de sinalização trânsito na Austrália é controlado pelo Intelligent Transport System (ITS) – ou Sistema de Transporte Inteligente.

Basicamente este sistema tem a função de coordenar toda sinalização de trânsito na Austrália, identificar e corrigir falhas nos aparelhos, registrar dados, monitorar o tráfego de determinado local, fornecer informação para a população, entre outros. Isso gera um conforto e segurança para todos os motoristas, ciclistas e pedestres da Austrália.

Controlador de Sinalização de Trânsito na Austrália

O Controlador é a peça principal de todo o processo operacional e é ele que controla a transição dos sinais (verde, amarelo e vermelho) com os sinais de pedestres. Isso pode funcionar de forma separada ou em conjunto com vários outros sinais de outras interseções ou adjacentes.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Este sistema está instalado em caixas que geralmente são cinzas e ficam localizadas nos canteiros de cada interseção que tenha um farol instalado.

Em dias chuvosos com muita ventania por exemplo os semáforos não são interrompidos, pois toda sua estrutura é protegida e bem preparada para isso, evitando transtornos à nós pedestres e motoristas. Afinal ninguém merece ter que dirigir naqueles dias chuvosos com trânsito lento e além disso com semáforos apagados. Isso é um verdadeiro caos para a população.

Sistema de Detecção Automático de Veículos

Localizado abaixo do asfalto, aproximadamente um metro antes da faixa do semáforo fica instalado o sistema de detecção magnética, que é responsável por identificar a presença dos veículos parados sob o sensor.

Quando um veículo é detectado, o sistema é ativado e de acordo com o volume de trânsito e horário doa dia o farol é aberto ou seja, para aqueles que estão dirigindo de madrugada por exemplo, o tempo de espera no farol pode ser diferente daqueles que estão dirigindo durante à tarde.

Certo dia, eu estava com o carro parado esperando o farol abrir. Passaram-se uns 5 minutos e nada do sinal ficar verde. Só depois que o motorista parado atrás de mim saiu do carro e veio me ajudar, que eu fui entender o que estava acontecendo.

O meu problema naquele dia foi que parei o carro muito longe dos sensores, sendo assim o sistema não detectou a minha presença e consequentemente o sinal não ficava verde. Interessante né?

Outro equipamento muito encontrado nas ruas da Austrália é o medidor de tubo pneumático, como mostrado na imagem abaixo. Ele é usado temporariamente em algumas ruas e avenidas com a intenção de medir a quantidade de veículos que trafegam em determinada região.

Sistema de Sinalização de Transito na Australia

Sistema de Passagem de Pedestres

É muito comum se deparar com os sinais de pedestres pelas ruas da Australia. A cada interseção de rua que haja um farol, existe também um “Push Button” como mostra a figura abaixo. Ao ser pressionado, esses botões emitem sons bem característicos e o semáforo de pedestre fica verde, permitindo a travessia dos pedestres.

Sistema de Sinalização de Transito na Australia

Como dito anteriormente, todos os sinais são interligados e automaticamente quando o semáforo de pedestre fica vermelho o semáforo de carros fica verde.

Para quem se interessar pelo assunto e quiser maiores informações, existe um documento oficial do governo que detalha os fatos mais importantes do sistema de faróis de  sinalização de trânsito na Austrália. Vale a pena a leitura.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.