É comum estarmos andando nas ruas das cidades Australianas e vermos móveis, eletrodomésticos, equipamentos, brinquedos e até colchões empilhados nas calçadas em frente das casas. Neste post você saberá o porque que isso acontece na Austrália.

Muitos de nós Brasileiros que estamos na Austrália vemos periodicamente que nas calçadas das casas da Austrália existem uma pilha de “lixo”. Na verdade são pequenos amontoados de objetos “velhos” como móveis antigos, brinquedos, equipamentos e etc.

Isso acontece porque as prefeituras das cidades Australianas fazem coletas periódicas de objetos que são maiores do que o normal e portanto não podem ser recolhidos nos caminhões de lixos semanais.

Coleta de Móveis Velhos – Kerbside Cleanup

Essa coleta de lixo, chamada aqui de Kerbside Cleanup, acontece geralmente 2 vezes por ano. Os materiais a serem dispensados devem sempre ficar nas calçadas em frente das casas na Austrália. O interessante é que existem datas específicas e regras para que essas coletas aconteçam durante o ano.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Apartamentos, complexos de casas com mais de 10 unidades e casas em áreas rurais não participam deste processo. Outra coisa é que só podem ser empilhados materiais menores de 1,5 metros em uma pilha que não passe de 2 metros cúbicos.

Os donos de casas na Austrália recebem uma carta do governo com 10 dias de antecedência da coleta e caso as regras e datas não sejam respeitadas, a residência que infringi-las pode receber uma multa.

As prefeituras das cidades da Austrália acabam dividindo seus municípios em regiões para facilitar seu gerenciamento. Em Gold Coast – Queensland, existem 16 regiões e cada uma tem o seu período certo para o kerbside cleanup.

Veja o mapa interativo de Gold Coast para saber melhor as 16 regiões da cidade.

Quais Itens Podem Ser Coletados

Existem regras sobre quais materiais podem ser coletados durante o processo de kerbside cleanups. Caso existam objetos fora desta lista, a prefeitura da cidade pode não coletar os objetos e ainda aplicar multa ao proprietário.

Veja a lista de móveis e objetos que geralmente podem ser coletados:

  • Colchões e tapetes
  • Banheiras de banho
  • Lavadoras, secadoras e fogões
  • Bicicletas e equipamentos esportivos
  • Móveis (sem as portas do armário)
  • Produtos de madeira (não mais de 1,5 metros)
  • Pequenos eletrodomésticos (ventiladores, torradeiras, microondas…)
  • Eletro-eletrônicos (computadores, televisores…)
  • Plantas, palmeiras, pequenas árvores

Os materiais coletados são enviados a centros de coleta seletiva e são separadas para eventualmente serem reutilizados. Para objetos e equipamentos não listados acima, o cidadão Australiano ou residente do país, devem levar estes materiais para centros de coleta mais próximo.

Uma curiosidade sobre as coletas de móveis e objetos em frente às casas da Austrália é que muitas vezes são encontrados materiais muito bons e que podem ser reutilizados ou que estão em bom estado, como televisões, computadores, lava-roupas e etc.

Chega a ser até engraçado a quantidade de casas que dispensam seus móveis e materiais usados em frente de suas calçadas quando a coleta acontece em um determinado bairro da Austrália. Nós faremos um vídeo sobre isso.

Por esta razão é comum ver pessoas passando de carro e parando para verificar essas pilhas de coisas para aproveitar algo que esteja bom para uso, o que é de graça e legal de se fazer.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.