Como fazer a carteira de identidade da Austrália é a pergunta dos Brasileiros que acabam de chegar no país. Neste post explicaremos este processo para que você não precise mais andar com o passaporte do Brasil como documento de identificação na Terra dos cangurus.

Talvez nem todos saibam, mas ao chegar em um país como a Austrália, Nova Zelândia, Japão e etc, nós Brasileiros temos que estar sempre com um documento para se identificar nas ruas ou estabelecimentos desses países.

O problema nisso é que o único documento de identificação Brasileiro aceito é o nosso passaporte. Porém, andar com o passaporte em mãos por todos os cantos pode ser um pouco arriscado, pois no caso de perda, a pessoa terá aquela dor de cabeça para conseguir emitir um novo passaporte Brasileiro estando em um outro país.

Na Austrália existe uma solução relativamente barata e rápida para evitarmos eventuais empecilhos com o passaporte. A solução é a carteira de identidade Australiana ou como chamado aqui, a Adult proof of age card.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Cada estado da Austrália tem a sua própria carteirinha de identificação. Entretanto, as regras para emissão deste documento são bem parecidas em todos eles. Abaixo iremos listar o procedimento para quem está em Queensland – QLD.

Procedimento Para a Carteira de Identidade da Austrália

Para fazer a carteira de identidade da Austrália, você terá que primeiramente escolher o estado em mora. Basta acessar o site do Governo Australiano e escolher o estado de interesse. Neste exemplo, vamos listar todos os passos para quem está em Queensland – QLD.

  1. Ser maior que 18 anos de idade
  2. Preencher o formulário F4772 – adult proof of age card
  3. Ter os documentos de comprovação de identidade (veja abaixo)
  4. Ter o dinheiro da taxa da carteira de identidade da Austrália que é de AU$66,65
  5. Ir pessoalmente com toda documentação e dinheiro para o Departamento de Transporte de Queensland mais próximo.

O preenchimento do formulário F4772 é relativamente simples, onde será necessário apenas seus dados pessoais e assinatura. A dica aqui é que nos itens 2 e 4 você deverá responder “No”.

Documentos Para Comprovação de Identidade

Todos os documentos listados abaixo deverão ser levados pessoalmente ao Departamento de Transportes de Queensland para a comprovação de sua identidade. Eles são:

  • Passaporte Brasileiro
  • CNH Brasileira – Carteira de Motorista do Brasil
  • Um extrato bancário da Austrália – Bank Statement
  • Cartão de crédito ou débito do Brasil ou Austrália em seu nome
  • Cartão de identificação com foto, nome e assinatura. Geralmente a carteirinha da escola da Austrália é suficiente

Informações Gerais da Carteira de Identidade Australiana

Após se registrar para receber a carteira de identidade da Austrália, o Departamento de Transporte de Queensland enviará o documento ao seu endereço Australiano no prazo de 14 dias – 2 semanas.

Caso queira mais controle sobre esse processo, é possível registrar-se para receber uma notificação por email quando o Departamento de Transporte de QLD enviar sua carteira de identidade da Austrália pelos correios.

Vale lembrar que a carteira de motorista Australiana também funciona como documento de identidade na Austrália e pode inclusive substituir o uso da carteira identidade que listamos neste post.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.