Há várias outras formas de se aprimorar a Língua Inglesa. Para aqueles que vieram estudar Inglês na Austrália, o Trabalho Voluntário pode ser uma ótima escolha, pois além de ajudar o próximo, você poderá se introduzir um pouco mais na cultura Australiana e automaticamente melhorar o seu nível de Inglês.

Com o intuito de desenvolver e melhorar o nível de Inglês, muitos estudantes decidem vir para a Austrália estudar por um determinado período de tempo. Muitas vezes, esse tempo não é suficiente para sair falando Inglês fluentemente e além disso muitos querem viver outras experiências, conhecer um pouco mais da cultura Australiana.

Foi por esse motivo entre vários outros, que eu decidi entrar em contato com a Australian Red Cross para fazer um Trabalho Voluntário. Foi uma experiência incrível e muito importante para o meu desenvolvimento pessoal.

A Australian Red Cross ou A Cruz Vermelha Australiana é membro do Movimento Internacional da Cruz Vermelha, com milhões de membros e voluntários operando em mais de 190 países com a missão de prevenir ou reduzir o sofrimento humano, onde quer que ele seja encontrado.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para se tornar um voluntário da Red Cross é muito simples. Acessando o site da Red Cross,  você vai encontrar no Menu principal a opção Volunteer – Find a Volunteer opportunity. Neste campo é possível encontrar todas a oportunidades de trabalho por Região e por Categorias de trabalho.

Quando você aplica para determinada vaga, a equipe da Red Cross entrará em contato para saber um pouco mais sobre você, quais são as suas intenções com o trabalho voluntário, horários disponíveis, ou seja, uma pequena entrevista.

Sobre o nível de Inglês, eu diria que vai depender totalmente da vaga escolhida. Para algumas vagas, o Inglês básico é suficiente. Outras vagas já exigem muito contato com o público e com a própria equipe da Red Cross ou de qualquer outra organização, sendo assim é necessário ter um Inglês de intermediário – avançado.

Como nós moramos na região de Queensland e o meu interesse era voluntariar na área administrativa em escritórios, eu consegui uma vaga de Telecross no escritório de Southport.

O Que é Telecross Austrália?

São ligações diárias para checar o bem-estar de pessoas que  normalmente moram sozinhas e/ou em áreas isoladas. As principais pessoas que usam esse tipo de serviço são na maioria das vezes pessoas idosas, que apresentam algum tipo de deficiência, ou estão de recuperando de alguma doença ou acidente.

Há também casos de pessoas que usam esse serviço temporariamente, por exemplo, pessoas que acabaram de sair do hospital e a família está viajando. Neste casos eles ativam o serviço por um tempo determinado. Para se tornar um membro, a pessoa precisa contatar a Red Cross e se registrar neste serviço.

Esse serviço é muito interessante. Vamos imaginar um Idoso que mora sozinho, e os filhos visitam-o uma vez por mês. O risco de acontecer algum acidente (muitas vezes simples) é grande pois todos nós sabemos que quando a idade vai chegando tudo fica mais difícil. Este serviço fornecido pela Red Cross tem o objetivo de “supervisionar” aquele idoso.

Me recordo que em uma das ligações que eu fiz, uma senhora atendeu e disse: “.. Eu não estou me sentindo bem, já liguei para a Ambulância e eles estão vindo me buscar, pode ser que eu fique internada por alguns dias, sendo assim não se assustem se vocês ligarem aqui amanhã e eu não atender”.

Os voluntários realizam as ligações todas as manhãs para os “clientes” cadastrados. Se a chamada é atendida, você deve introduzir o seu nome, dizer que você está ligando em nome da Red Cross e que gostaria de saber se a pessoa está bem, se ela tem planos para o dia, etc.

Caso a ligação não for atendida, é ligado novamente, pois pode acontecer da pessoas estar ocupada ou no banheiro. Se ainda assim eles não atenderem a ligação, nós como voluntários temos o dever de transferir o caso para a coordenadora da Red Cross, com isso é acionado um serviço de emergência, com o intuito de descobrir se há ou não algo de errado.

As ligações são feitas 365 dias por ano pela manhã, entre as 07:00h às 09:00hs. O meu trabaho voluntário era realizado toda terça e quinta no escritório da Red Cross em Southport.

Eu fazia em torno de 70 ligações e essa experiência me ajudou bastante a perder a vergonha de falar em Inglês. Nas minhas primeiras ligações eu me sentia constrangida porque sabia que as pessoas ao meu redor estavam me ouvindo, porém depois de umas 10 ligações eu já estava acostumada, afinal são tantas ligações que você entra no ritmo muito rápido.

No começo eu tinha dificuldades para entender o que a pessoas falavam no telefone, pois como dito anteriormente, a maioria delas são idosas com a voz baixa e frágil. Com isso eu tinha que prestar ainda mais atenção para entender a mensagem, e era justamente isso que eu queria, me esforçar para entender o Inglês.

Após o expediente voluntário, eu aproveitava para conversar um pouco com os funcionários da Red Cross, e muitas vezes ajudava-os com atividades no escritório, fazia outros tipos de ligações, preenchia alguns formulários, arquivos, etc. Através disso conseguia observar e experienciar a rotina de um escritório na Austrália, fazendo com que eu aprendesse mais sobre como as coisas na minha área funcionam por aqui.

Abaixo vou deixar algumas dicas super legais para quem tem interesse em voluntariar:

  • No Site Seek também há vagas de Volunteer Job espalhados por toda Austrália, é só procurar de acordo com a região e o tipo de trabalho que você está afim de exercer.
  • Em muitos Festivais e Eventos são recrutados centenas de voluntários. A propósito vocês sabiam que o recrutamento de voluntários para o evento Commonwealth Games já começou?
  • Não deixe de incluir toda essa experiência em seu Currículo, já que muitas empresas tanto na Austrália quanto no Brasil valorizam esse tipo de ação.

Espero que vocês tenham gostado deste Post, pois na verdade o meu maior objetivo com ele foi compartilhar esse grande aprendizado com vocês. Veja abaixo o dia em que passamos um dia em um trabalho voluntário na Austrália.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post ou outro que tenha visto em nosso blog é só deixar um comentário que vamos responder e te ajudar com muito prazer.