Esse Post vai ser um pouquinho mais dinâmico. Nós vamos fazer compras no supermercado e vocês vão acompanhar com detalhes os produtos/ alimentos em geral que são vendidos por aqui. A propósito, será que têm Feijão na Terra dos Cangurus?

Como são os mercados na Austrália

Quando decidimos mudar para outro país, a alimentação acaba de tornando um desafio para muitas pessoas, afinal não é fácil se virar com os hábitos alimentares de outras culturas principalmente para nós Brasileiros que estamos acostumados à comer o Feijão e Arroz quase todos os dias.

A Austrália é um país multicultural, ou seja aqui tem gente do mundo inteiro. Desta forma, esse mix cultural faz com que haja na Austrália restaurantes de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos. Restaurantes Japoneses, Chineses, Indianos, Italianos, Mexicanos estão espalhados por todos os lugares, inclusive Churrascaria Brasileira.

Para os Supermercados não seria diferente, têm de tudo e muita variedade. Eu diria que muitas coisas são totalmente iguais a do Brasil, principalmente os alimentos básicos como Arroz, Ovos, Macarrão, Leite, Pães, Frutas, Verduras, etc. Há também aqueles produtos que  só são encontrados aqui.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Primeiramente, existem 3 principais supermercados aqui na Austrália: Aldi, Coles e Woolworths. O Aldi é classificado como o mais básico e o Woolworths oferece uma variedade maior de produtos, porém o preço no geral é mais alto. Abaixo será explicado o que é vendido e como os produtos são expostos no supermercado Coles.

As frutas, legumes e verduras são mantidos juntos. As principais frutas como Maça, Banana, Morango, Manga, Abacaxi, Uva, Pêssego, Laranja, Pêra, Melancia são extremamente comuns por aqui. Aqui também tem Alface, Brócolis, Tomate, Cenoura, Pepino, Couve, Beterraba, Batata, Berinjela, Cebola, Alho e por aí vai..

No woolworths e no Coles há uma sessão chamada “Scoop & Weigh”. Têm pistaches, amêndoas, castanha do pará, macadâmia, frutas secas e várias outras coisas deliciosas. Esses produtos são vendidos por peso ou seja, você pode comprar a quantidade que desejar.

Os queijos podem ser encontrados em fatias e em peças como mostra a foto abaixo, ou perto do açougue normalmente há uma pequena sessão de frios e lá os queijos também estão disponíveis em fatias por kilo. Há várias opções de queijos e inclusive no Coles é vendido o Cream Cheese “The laughing cow”.

Para quem gosta daqueles queijos para comer como petiscos ou fazer um foundee, a ala dos “especiais” é simplesmente um sonho. Há vários tipos de queijos, de todos os tamanhos, cores, sabores e marcas como mostra a foto abaixo. Yummy!

Aqui é muito comum encontrar Ketchups, Mostarda, Barbecue mas também há outros molhos como: Molho de Alho com Mel, Molho de Cebola Caramelizada, Molho de Frango com Curry (Tempero Indiano), Molho Tártaro, entre outras centenas de opções. Além disso não podemos esquecer dos temperos, realmente tem muito opção para quem gosta de cozinhar!

Os Pães de forma em geral são bem parecidos com o do Brasil, aqui também têm Pães integrais, com linhaça, com grãos e o Pão de forma comum, porém existe um Pão que eu só vi na Austrália: Raisin Toast. Esse pão de forma é doce com frutas, e você têm que provar ele tostado com uma fatia de mussarela e uma colher de mel. Isso foi uma dica de um Australiano e Genteeee! É DEMAIS.

A Padaria dos supermercados da Austrália eu diria que é bem diferente. Na padaria eles vendem somente pães, alguns doces, doughnuts e alguns salgados. Aqui não vende o nosso pãozinho francês nem o nosso pão de queijo. Sacanagem né?

As Carnes em geral, frangos, peixe são expostas exatamente como é no Brasil. Existe o açougue (Foto 1) mas também há gôndolas com as carnes já cortada em filés (Foto 2) e também a peixaria (Foto 3).

A propósito, muitas pessoas nos perguntam se as carnes são caras. Como eu estava fotografando, acabei observando que 500g de Salmon custa em média AU$18.00, o peito de frango custa em média AU$9.00/kg e a picanha custa em torno de AU$30.00/kg. Eaí, o que acharam?

Os sucos são expostos de uma forma bem organizada também. Há várias opções e o meu preferido é um suco de caixinha de frutas vermelhas. Há também outras opções de sucos que ficam nas prateleiras junto com os refrigerantes, água de côco, leites, etc.

Os cereais, granolas, grãos para breakfast é a minha parte favorita. Para os amadores de cereais, essa sessão é incrível, com muita variedade. Há cereais normais, sem açúcar, sem glúten, com baixa porção de carboidrato, fat free, entre outros.

Além de haver alguns alimentos sem glúten espalhados pelo supermercado, existe uma pequena sessão chamada “Glúten Free”. Ali você encontra diversos produtos como: massas, biscoitos, cereais, farinha de bolo, bolos de caixinha, entre outros sem glúten.

Para quem gosta de um cafézinho, pode ficar tranquilo que aqui você vai encontrar muita coisa legal. Além de ser vendido o café em pó assim como é vendido no Brasil, é vendido também Cappuccino, Mocca, Latte em sachês. Eu já provei o Dark Chocolate ou Achocolatado Amargo e amei!

Além dos cafés, há diversos tipos de chás como: Chá verde, Camomila, Menta, Hortelã, Frutas cítricas, Limão, Gengibre. Há também Chás Tailandeses, Ingleses, e para os gaúchos a boa notícia é: Têm chimarrão!

Os chocolates da Austrália são absurdamente deliciosos e detalhe: são muito baratos! Uma barra de 200g do chocolate Lindt custa normalmente AU$4.00 mas, como sempre há promoção nos mercados, é fácil encontrar dois chocolates Lindt por AU$5.00 e M&M por AU$3.00 como mostra a foto abaixo, inacreditável né?

Como dito anteriormente, a Austrália apresenta um grande mix cultural, com isso fica muito fácil encontrar comidas, molhos específicos, temperos originalmente de outros países. A foto abaixo por exemplo mostra uma gondola só com produtos Indianos, Asiáticos e Mexicanos.

A parte de sorvetes e comidas congeladas também é um sucesso. Eles chamam essa seção de “Frozen” ou seja “Congelado”. Ali é possível encontrar pizzas, vegetais, tortas doces e salgadas, frutas, batatas, pão de alho, sorvetes entre outras centenas de opções. Essa seção é muito extensa.

Assim como todos os supermercados, há também produtos de limpeza (detergente, luvas, esponja para lavar louça, spray desinfetante, panos de limpeza, produtos específicos para banheiro, etc) e lavanderia (Sabão líquido, amaciante, entre outros)

É possível encontrar também produtos de higiene pessoal como: shampoos, condicionadores, desodorantes, creme dental, enxaguante bucal, cremes para o corpo, protetores solares, maquiagem, esmaltes, entre outros.

E a pergunta que não quer calar: Tem Feijão na Austrália? Têmmmmmm! Aqui tem Feijão em saquinho como nós estamos acostumados a ver no Brasil e enlatado. Além disso, é muito fácil encontrar feijão preto, branco, grão de bico e lentilhas diversas.

Veja o vídeo abaixo mostrando os tipos de feijão encontrados nos mercados da Austrália:

Depois desse tour que foi feito, vocês conseguem perceber que o Coles usado como exemplo neste Post, é um supermercado grande, organizado, com grande variedade de produtos. O Woolworths é bem parecido com o Coles, embora alguns produtos você consiga achar só no Woolwoths. O Aldi acaba sendo mais básico em questão de comparação, porém as coisas simples do dia a dia como arroz, carnes, frutas, legumes, ovos, leite e pães, o Aldi na maioria da vezes tem um preço mais reduzido.

É difícil falar qual supermercado é o melhor, pois cada pessoa têm um gosto e tudo varia de acordo com a sua necessidade de compra, eu sugiro que vocês façam as suas compras nos três!

Para finalizar, é importante deixar claro que alguns alimentos nós não encontramos na Austrália como por exemplo: Requeijão, Bisnaguinha Panco, Nescau, Biscoito Passatempo, Sonho de Valsa, porém encontramos outras coisas muitas vezes até mais interessantes e mais saborosas!

Depois deste Post, você ainda vai ficar se preocupando com a alimentação aqui na Austrália? Não né! Pode vir sem medo de ser feliz porque comida boa e de qualidade não falta da terra dos Cangurus.

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este Post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que estaremos à disposição!