Como transferir dinheiro para Austrália? Essa é uma pergunta fundamental a se fazer na hora de programar um intercâmbio ou se mudar de vez para a terra dos cangurus. Há diversas possibilidades de enviar dinheiro do Brasil para a Austrália e, por isso, nesse post nós vamos te contar as melhores maneiras! Depois, é só escolher a que melhor se adequa às suas necessidades!

Confira as opções:

1. Como transferir dinheiro para Austrália: em espécie

É uma forma prática, porém não tão segura. Primeiro, você deverá escolher se quer comprar os dólares australianos no Brasil ou na Austrália. Há uma maior praticidade de já fazer a troca de câmbio no Brasil, uma vez que você já sairá com o dinheiro em mãos e estará preparado para os primeiros gastos e compras na terra dos cangurus.

A vantagem de trocar os reais brasileiros já em território australiano é que você pode pagar taxas mais baratas. Mas isso não é regra e, muitas vezes, essas taxas nem são tão mais baixas assim. Por isso, fazer a compra do câmbio ainda no Brasil acaba sendo mais vantajoso, justamente pela segurança de já ter o dinheiro em mãos.

Nessa modalidade é preciso ficar atento aos detalhes: a Receita Federal brasileira não permite que o viajante saia do país com uma quantia equivalente a R$ 10 mil sem que esse dinheiro seja declarado.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O mesmo acontece na sua chegada na Austrália. Toda quantia a partir de AUD $10 mil deve ser declarada na alfândega. Se for a sua primeira vez por aqui e não for um residente permanente, não é necessário pagar nenhum tributo.

Veja também: Qual é a melhor cidade da Austrália para intercâmbio?

2. Cartão pré-pago (multi-moedas)

Essa é uma das opções mais utilizadas na hora de levar dinheiro para viagens. Com ele, você poderá utilizar até seis moedas diferentes e, ainda por cima, ter toda a segurança de que um cartão pode oferecer.

A maior parte desses cartões funciona de maneira totalmente digital, além de serem protegidos por chip e senha. Outra grande vantagem é que, diferentes de cartões de crédito, as taxas são muito baixas e não há variação cambial, uma vez que você já fará a troca da moeda quando transferir o dinheiro para o cartão.

Com a maior parte desses cartões você pode realizar compras ou saques em caixa eletrônico normalmente, como se fosse um cartão de débito bancário. E é por essa facilidade dos saques internacionais que o cartão multimoedas pode ser uma boa maneira de como transferir dinheiro para a Austrália.

Se você escolher por essa opção de como transferir dinheiro para Austrália, fique atento às formas de conversão adotadas pela empresa que lhe ofereceu o cartão. Algumas fazem a conversão no momento em que você carregou o cartão. Outras, fazem a conversão do câmbio no momento da compra ou saque. É claro que a primeira opção é a mais recomendada, principalmente para quem não quer ter surpresas no final do mês.

3. Remessa internacional

Nós já explicamos nesse post como abrir uma conta bancária no Commonwealth Bank estando no Brasil. Se você já conseguir essa conta bancária em seu nome, uma opção de como transferir dinheiro para a Austrália é por meio de transferências bancárias tradicionais.

Os bancos oferecem uma operação chamada de Swift ou ordem de pagamento. Por meio dela você consegue transferir dinheiro entre sua conta bancária do Brasil e a sua conta bancária da Austrália (bem como contas de outros países também). A maior parte dos grandes bancos como o Banco do Brasil ou Caixa tem essas opções disponíveis para seus clientes.

Apesar de serem bastante práticas, confiáveis e seguras, desvantagem é que os bancos brasileiros costumam cobrar taxas bastante altas para fazer esse tipo de serviço – especialmente para pessoa física. Além disso a transação costuma levar um tempo maior para ser processada. Por isso, essa não costuma ser a maneira mais popular, principalmente se você precisar sacar o dinheiro ou utilizá-lo rapidamente.

4. Como transferir dinheiro para Austrália: transferências online

Hoje em dia há diversos serviços e plataformas para fazer transferências de recursos online. Elas são ótimas opções para quem deseja enviar ou receber dinheiro na Austrália de maneira rápida, prática e barata.

Além disso, elas costumam ser opções muito procuradas hoje em dia, principalmente pelas suas taxas, as quais são extremamente mais baratas do que os serviços bancários tradicionais ou casas de câmbio.

Por meio desses sites e aplicativos online você apenas precisa criar uma conta gratuita, inserir o valor a ser transferido e os dados do banco do exterior e fazer o pagamento. No Brasil, as opções disponíveis para o pagamento é boleto ou TED. Todo o serviço já calcula o câmbio e o valor da taxa – a qual costuma ser muito mais barata do que em outros lugares. Em até dois dias úteis o beneficiário já vai receber o dinheiro em sua conta no banco.

Nesse sentido, você pode transferir utilizando serviços como o Transferwise, que é uma das opções mais comuns. Outras opções de transferência internacional online são PayPal ou o Remessa Online.

5. Como transferir dinheiro para Austrália por meio de Casas de Câmbio

Muitas casas de câmbio tem filiais no exterior e você conseguirá transferir dinheiro de um país para o outro apenas visitando uma dessas lojas. Assim, você fará o depósito do valor em Reais em uma loja do Brasil e poderá fazer o saque do dinheiro já convertido em uma loja dessa mesma casa de câmbio aqui na Austrália.

Isso também é uma ótima alternativa, entretanto, dependendo da casa de câmbio escolhida, você poderá encontrar taxas um pouco mais elevadas.

Serviços como Western Union ou MoneyGram funcionam de forma parecida. Basta visitar uma dessas lojas ou um correspondente e consultar como transferir dinheiro para Austrália.

Veja também: Como é morar na Austrália: qualidade de vida no país

Dicas de ouro sobre como transferir dinheiro para a Austrália

Por fim, a grande dica é sempre combinar os meios de envio de dinheiro para a Austrália. Leve uma parte do dinheiro em espécie, com você e a outra parte você pode utilizar algum dos meios já citados acima. Isso é uma garantia de que você não precisará enfrentar a burocracia de transferir dinheiro em um momento de necessidade. Além do mais, você terá consigo um dinheiro fácil para momentos de emergência que podem surgir.

É válido ressaltar também que se você vai fazer um voo para a Austrália e que possua escalas de longa duração, é importante levar algum dinheiro em espécie na moeda local do destino de escala para você fazer um lanche no aeroporto. Isso é uma boa maneira de economizar com as taxas transações internacionais de cartão de crédito.

Por fim, se você está programando um intercâmbio na Austrália, conte com a ajuda da Optima Intercâmbio! Além de te ajudar com todas as informações sobre o que é necessário fazer na hora de transferir seu dinheiro para o exterior, a Optima vai te ajudar em todas as etapas do seu intercâmbio. Assim, você pode viajar sem nenhuma preocupação e contar com a confiabilidade e expertise da equipe da Optima Intercâmbio! Clique aqui e entre já em contato com eles e realize já o seu sonho de um intercâmbio na Austrália!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália