Como é morar na Austrália? Muito se fala sobre a qualidade de vida da terra dos cangurus, mas será que é tudo isso mesmo? No post de hoje nós vamos falar sobre alguns aspectos que transformam a qualidade de vida da Austrália em uma das melhores do mundo!

Como é morar na Austrália: o IDH do país

O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – é uma ferramenta utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar e comparar os países por meio do seu grau de desenvolvimento humano. Quanto mais alto for a nota do país – em uma escala que vai de 0 a 1, melhor a sua classificação

como é morar na australia praias

Desde 2010, esses órgãos utilizam análises estatísticas baseadas em três pilares principais: expectativa de vida ao nascer; acesso ao conhecimento (anos médios de estudo) e o PIB em paridade de poder de compra per capita.

Na Austrália, esse índice apresenta excelentes resultados. Na medição de 2018-2019, o IDH na terra dos cangurus ficou em 0,938. Esse valor é considerado muito alto e faz com que o país figure na 6ª posição no ranking global. Para você fazer uma comparação, o Brasil figura na 79ª posição dessa mesma lista, com um valor de 0,761 – considerado alto.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Em outros anos, a Austrália já figurou entre os Top 5 das nações com melhores índices. Isso não quer dizer que os números caíram, mas sim que outras nações superaram a Austrália nos últimos anos.

Esse IDH alto é um dos motivos pelos quais a Austrália é muito comum como destino de intercâmbio entre aqueles que desejam estudar em outros países.

Como é morar na Austrália: cidades com melhores qualidade de vida

O alto Índice de Desenvolvimento Humano do país é refletido na qualidade de vida das cidades australianas. A consultoria em recursos humanos Mercer divulga anualmente uma lista com um índice de qualidade de vida das principais cidades do mundo.

Nesse índice, que avalia os aspectos práticos da vida cotidiana dos moradores, há 6 cidades australianas figurando entre as 35 primeiras posições: Sydney (11º); Melbourne (17º); Perth (21º); Adelaide (29º); Canberra (30º) e Brisbane (35º).

Em resumo, esse índice demonstra como essas cidades performam em critérios como segurança, educação, meio ambiente, saúde e cultura. Esse índice mostra, de fato, a boa reputação das cidades australianas como bons lugares para se morar.

Veja também: Qual é a melhor cidade da Austrália para intercâmbio?

Como é morar na Austrália: educação

É inegável que o sistema educacional australiano é reconhecido mundialmente pela sua qualidade. E ele está ligado diretamente à qualidade de vida da população local. Além de boas escolas e universidades, o país possui ótimos cursos de inglês para quem deseja fazer um intercâmbio.

É fato que para chegar nos níveis educacionais atuais o governo australiano investiu muito. Foram anos de trabalho, desenvolvendo leis e ferramentas que fizeram com que a educação da Austrália se tornasse um dos grandes motores econômicos do país.

como é morar na australia biblioteca de melbourne

Com isso, políticas educacionais são aplicadas desde a pré-escola até a universidade. Inclusive, dentre as 100 melhores universidades do mundo, a Austrália é sede de 5 delas. Além disso, os cidadãos australianos contam com ensino gratuito desde os primeiros níveis.

Estudar na Austrália pode ser uma experiência incrível independentemente de qual tipo de curso você deseja fazer: seja um curso de inglês ou uma graduação ou pós-graduação. Além de aproveitar todo o knowhow dos professores e do sistema educacional local, você se sentirá imerso em uma cultura extremamente desenvolvida e que se preocupa com a qualidade da educação.

Veja também: Educação na Austrália: o sistema educacional do país

Além disso, se sua intenção é fazer intercâmbio em um país que permite estudar e trabalhar, na Austrália você conseguirá fazer isso apenas com um visto de estudante. Esse tipo de visto oferece aos estudantes de inglês na Austrália a oportunidade de trabalhar por até 20h semanais em períodos de aulas. Nas férias, é possível trabalhar por até 40 horas semanais.

Qualidade de vida na Austrália: saúde e expectativa de vida

A Austrália é um dos poucos países no mundo que oferecem um sistema de saúde público universal – como o SUS no Brasil. Na Austrália, esse sistema uma espécie de parceria público-privada onde o governo local financia boa parte dos custos.

O Medicare, como ele é chamado, é considerado um dos melhores e mais avançados sistemas de saúde pública no mundo. Ele oferece serviços gratuitos para os cidadãos e residentes permanentes da Austrália, como tratamentos eletivos, de emergência, acompanhamentos médicos e oftalmológicos, bem como serviços de diagnósticos de imagem.

Os serviços que não são cobertos pelo Medicare é necessário o pagamento pelo cidadão. Entretanto, esses serviços têm um valor muito mais barato do que se feitos em redes particulares da Austrália, o que ajuda ainda mais a população local.

Veja mais: Medicare: como é o sistema de saúde na Austrália

Esse sistema de saúde de qualidade reflete diretamente na expectativa de vida do australiano. Os australianos têm uma expectativa de vida de 83,5 anos. Isso coloca a Austrália no top 10 em que a população têm maior longevidade.

Mercado de trabalho e renda

Uma das primeiras perguntas no assunto como é morar na Austrália é sobre o mercado de trabalho e salários. O fato é que a Austrália tem um alto índice de empregabilidade, isso também vale para os cidadãos que vêm de fora e procuram novas oportunidades.

Além de vagas que são oferecidas e ocupadas principalmente por estudantes intercambistas, o governo australiano faz propaganda de oportunidades que precisam de mão de obra qualificada e não é tão encontrada no território australiano. Assim, há um grande incentivo para que imigrantes venham viver na Austrália com um visto australiano de trabalho.

como é morar na australia mercado de trabalho

Essas políticas funcionam, além de ajudarem e muito a economia da Austrália – um país que tem apenas 25 milhões de habitantes e um território continental. O governo oferece visto de trabalho para esses trabalhadores que preenchem os requisitos.

A desigualdade de renda por aqui existe, entretanto, ela é muito menos acentuada do que em boa parte do mundo. O país oferece um dos maiores salários mínimos do mundo – em 2020, esse valor é de AUD $19,49 por hora, o que dá AUD $1559,20 por mês para quem vai trabalhar apenas 20h por semana.

Com um salário assim, é fato que o país apresenta baixos índices de pobreza e isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas. Cada vez mais habitantes têm mais acesso a bens e serviços, sem falar na alta inclusão no sistema público de saúde e de educação.

Custo de vida

Mas é claro que toda essa qualidade de vida tem um preço. Principalmente nas grandes cidades, o custo de vida costuma ser bastante elevado, ainda mais quando falamos em valores de aluguéis.

Por isso, não é incomum ver estudantes ou imigrantes dividindo apartamentos ou casas para que os custos com moradia fiquem mais baixos. Apesar disso, em outros sentidos como transporte público e alimentação, morar na Austrália é bem em conta, ainda mais quando comparamos com outros grandes centros urbanos, como Nova York, Londres ou Paris.

Por aqui, é extremamente possível viver – sem luxos, é claro – apenas ganhando um salário mínimo.

Como é morar na Austrália: cultura e lazer

Talvez um assunto que não precise nem falar muito, pois é a especialidade da Austrália! O país é um dos destinos mais desejados por turistas e intercambistas no mundo por causa de sua exuberância natural!

A terra do canguru tem algumas das praias mais bonitas e visitadas do mundo, onde a areia branquinha e as águas claras chamam a atenção de turistas mundo afora. Aqueles que preferem ficar em contato com a floresta e uma imensidão verde, pode aproveitar os parques nacionais e todas as trilhas e cachoeiras que eles guardam. E para quem prefere o friozinho da montanha, há os Alpes Australianos, que durante o inverno ficam branquinhos de neve!

Para quem gosta de cidades e asfalto, as metrópoles australianas são um prato cheio: museus com os maiores acervos da Oceania, ruas cheias de alegria e cultura, além de praias e parques para aquele respiro no meio de toda aquela agitação!

São características como essas que transformam a Austrália em um destino referência para quem quer fazer um intercâmbio ou se mudar de vez para o exterior. O povo acolhedor, o clima agradável e a excelente infraestrutura fazem com que a qualidade de vida do país seja única e desejada por muitos!

Aproveite para organizar seu intercâmbio na Austrália! A Optima Intercâmbio sabe tudo sobre a Austrália e vai te ajudar em todas as etapas desse sonho! Clique aqui e peça para um consultor entrar em contato com você! Ele poderá te informar sobre todos os pacotes de intercâmbio para a terra dos cangurus e te ajudar a escolher aquele que melhor se encaixa ao seu perfil!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália