Uma das questões que temos ao se preparar para a Austrália é sobre onde deixarmos nosso dinheiro em nossa estadia no país. Este post dará todas as dicas sobre os bancos da Austrália e de como abrir uma conta bancária na Austrália pela internet estando no Brasil.

Na Austrália existem diversos bancos, mas os 4 principais em ordem de grandeza são o Commonwealth Bank – CBA , WestpacAustralia and New Zealand Banking Group – ANZ e o National Australia Bank – NAB.

Esses 4 bancos juntos são responsáveis por mais de 80% de todo o mercado do setor na Austrália. Além disso, todos eles também tem grande participação no mercado da Nova Zelândia.

Os serviços desses bancos são bem parecidos, mas a grande diferença entre eles está na quantidade de caixas eletrônicos, quantidade de agências bancárias espalhadas pelo país e as tecnologias que proporcionam para seus clientes.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Detalhes CommonwealthWestpacANZNAB
Total de AgênciasMais de 1.100Mais de 1.430Mais de 1.300Mais de 800
Caixas Eletrônicos Mais de 4.300Mais de 3.850Mais de 3.500mais de 3.400

Outro ponto importante é que eles oferecem serviços extras como agências bancárias nos finais de semana, aplicativos para celular, tablets nas agências para acesso ao Internet banking, ATMs inteligentes (veja lista abaixo) e outros.

A seguir a lista de facilidades dos caixas eletrônicos dos Bancos da Austrália:

  • Caixa Eletrônico 24 Horas
  • Depósito em moedas
  • Depósito sem Necessidade de Envelope. Leitura automática das notas
  • Escaneamento automático de cheques no ato do depósito
  • Troca de moedas por dinheiro
  • Retirada de dinheiro sem necessidade de cartão
  • Assistência por Áudio

Além de tudo mencionado acima, os bancos também oferecem os serviços padrões como linha de créditos, financiamentos, consultas financeiras, cartões de créditos, contas de investimentos e etc.

Um site bem legal para comparar os serviços bancários da Austrália é o Canstar, que é um site bem conhecido na Austrália que classifica as empresas daqui de acordo com a satisfação dos seus clientes.

Para quem tiver vindo do Brasil para cá, é possível abrir uma conta bancária na Austrália, mesmo estando no Brasil. Geralmente as pessoas fazem isso para enviar dinheiro de forma segura e mais barata, já que a transação financeira entre bancos calcula a cotação do dólar comercial do momento e não a do dólar turismo, que normalmente é mais cara.

O Commonwealth Bank é o banco que oferece o serviço de criação de conta mais simples e rápido de fazer, em poucos minutos é possível abrir uma conta bancária na Austrália pelo site deles.

Passo a Passo de Como Abrir Uma Conta Bancária na Austrália

bank

1) Acesse o site de abertura de conta do Commonwealth

2) Como mostrado na imagem acima, clique em “ok”

3) Insira a data de chegada na Austrália. Lembrando que a abertura de sua conta só é permitida com até 3 meses de antecedência de sua chegada

data

4) Primeiro nome, nome do meio e sobrenome. Deixe em branco o compo do nome do meio caso não tenha

name

5) Nesta tela deve-se colocar “English” na primeira opção (lingua de preferência), seu email e seu contato no Brasil, ou seja, “Brazil” na caixa de seleção e seu contato do Brasil.

contact

6) Data de aniversário

niver

7) Endereço no Brasil e em “country”coloque Brazil

add

8) Selecione a agência bancária mais perto de onde irá ficar no país

local

9) Crie uma senha para sua conta

pass

10) Aceite os termos e condições clicando em OK

checkout

11) Pronto, conta criada. Em vermelho ficarão o seu nome, número do cliente e conta. O BSB é um código que é a combinação do número do banco + o número da agência

account

12) Clique em “Read and print your welcome letter” como mostrado na seta verde

adas

13) Todas as informações necessárias para transferir dinheiro do Brasil para sua nova conta da Austrália estão aqui:

bank1

Observações Importantes:

– Toda transação do Brasil para a Austrália tem um custo de AU$ 11 no Banco Commonwealth. Além disso, existem todas as taxas e impostos no Brasil dessa remessa

– Não coloque todo seu dinheiro ao abrir uma conta bancária na Austrália. Leve uma parte de seu dinheiro notas, caso necessite de dinheiro vivo rápidamente. Recomendo algo em torno de AU$ 1,000

– A conta para estudante no Commonwealth é gratuita até o final do visto de estudante. Após esse período, é cobrado uma taxa mensal que é de AU$ 4.

– A taxa mensal pode ser gratuita caso a pessoa tenha movimentação de AU$ 2.000 por mês na conta ou AU$ 1.000 caso a pessoa tenha idade entre 20 a 24 anos.

– Use seu número de cliente e senha para verificar o saldo de sua conta antes de ir para a Austrália, certificando que o dinheiro está disponível ao chegar na Austrália.

– Na Austrália você deve ir à uma agência do Commonwealth Bank e ativar a conta criada pela internet, pois esse processo é necessário para que você comprovar seus dados pessoais. Serão solicitados:

  • Detalhes da sua conta bancária informada no item 13
  • Seu passaporte
  • A cópia do seu COE ou confirmação de sua matrícula escolar da Austrália

– Apenas após a ativação da conta é possível receber o cartão do banco, que será enviado no endereço de sua escolha dentro da Austrália.

– Muitas escolas permitem que os alunos usem o endereço das escolas para que possam receber suas correspondências.

– Após receber o cartão em mãos, crie o seu número de Tax File Number, como explicado neste post (leia o post para entender sobre o assunto), para evitar que seu dinheiro sofra deduções de impostos.

Para finalizar este post, existe uma tecnologia chamada Paywave que te dá a possibilidade de pagar contas nos estabelecimentos comerciais daqui apenas encostando o cartão na máquina leitora de cartões. O legal é que funciona para qualquer cartão de crédito ou débito para contas de até AU$ 100.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.