Seja para um intercâmbio de longa duração, seja para morar definitivamente na Austrália, a busca por apartamentos é algo que pode se tornar bastante burocrático. Muitos escolhem dividir apartamentos ou casas. Outros já preferem buscar um lugarzinho pra chamar de seu. E é por causa disso que nós separamos algumas dicas de como fazer o aluguel de um apartamento na Austrália.

aluguel de apartamento australia prédio

Aluguel de apartamento na Austrália: primeiros passos

Ao procurar um imóvel para alugar, o primeiro passo é, sem dúvidas, escolher uma boa localização. Dessa maneira, você deverá procurar bairros com os quais você se identifica e conhecer as vizinhanças. Assim, você deverá prestar atenção se existem pontos importantes por perto: hospitais, shoppings, farmácias, supermercados e escolas. Além disso, é interessante verificar se o bairro é bem servido pelos transportes públicos, caso você necessite usá-los.

A partir daí, sua busca por um apartamento ou por uma casa pode começar, de fato! Há diversos sites que mostram casas e apartamentos para aluguel. Você pode começar por eles. Os mais populares são RealEstate, Domain e Gumtree.

Nesses sites você irá encontrar diversos tipos de acomodações, em diferentes cidades e vizinhanças. Você poderá encontrar apartamentos mobiliados ou não, casas para famílias grandes e, até mesmo, apartamentos menores. Pesquise bastante! Você pode fazer até mesmo uma lista daqueles que você mais se identificou!

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

mulher pesquisando no computador

Agora é partir para a ação!

Depois de fazer uma lista com os imóveis que você mais gostou, você deverá entrar em contato com as imobiliárias ou com os corretores de imóveis. Mas preste atenção, pois a partir de agora o processo é bastante diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Para você fazer um aluguel de apartamento na Austrália você deverá esperar pelo corretor marcar um horário para você fazer uma visita ao imóvel. Muitas vezes eles podem não dar nenhuma ajuda sobre como funcionam os trâmites de aluguel ou, até mesmo, não dar muita atenção ao cliente. Agora, o processo é como se fosse uma tentativa de convencer o agente de que você está muito interessado no imóvel. Por isso, não hesite em mandar mensagens, telefonar ou mandar emails.

Quando a visita ocorrer, não estranhe: outras pessoas interessadas também visitarão o imóvel ao mesmo tempo em que você. E é tudo muito rápido, já que essas visitas costumam durar alguma coisa entre 10 e 15 minutos. Assim, você precisa ver todos os detalhes do imóvel nesse período de tempo e junto com outras pessoas.

aplicação aluguel australia

Aplicação para o aluguel de um apartamento na Austrália

Depois de conhecer o imóvel e verificar se é realmente aquele que você deseja, você poderá fazer uma aplicação. Ela serve como demonstração de interesse pelo imóvel e é a partir dela que o contrato de aluguel poderá ser aprovado.

Por isso, pode ser necessário já levar alguns documentos para preencher a sua aplicação. Nesse momento, é importante estar bem preparado, já que você pode pode perder o lance para uma aplicação mais completa do que a sua.

Normalmente, os documentos podem variar bastante caso a caso. Na maioria dos casos, é necessário que eles completem uma pontuação de 100 pontos. Falaremos um pouco mais abaixo quais são esses documentos que podem ser utilizados na sua aplicação.

Muitas vezes os corretores de imóveis dão prioridade às aplicações que são enviadas primeiro. Por isso, não é incomum que os concorrentes ao aluguel daquele imóvel enviem suas aplicações antes mesmo da visita coletiva. Isso é bom por dois motivos. O primeiro é que você poderá economizar tempo. O outro é que suas chances de ter prioridade para conseguir alugar o imóvel aumenta.

passaporte brasileiro

Documentos necessários para a aplicação

Muitas vezes a concorrência por um imóvel é grande. Por isso, é sempre muito importante estar preparado para tomar uma decisão rápida na hora do aluguel de apartamento na Austrália. Os documentos necessários são falados alguns dias antes da visita ao imóvel. Mas, normalmente, os documentos para estrangeiros costumam ser:

  • Identidade: pode ser um passaporte, carteira de motorista ou certidão de nascimento. Sendo você um estrangeiro, é importante que essas documentações também estejam traduzidas para o inglês;
  • Comprovantes de renda: holerites, se você for empregado, ou extratos bancários dos últimos três meses, caso você seja estudante internacional ou não tem planos de trabalhar no país.
  • Referências: alguma carta de referência do seu empregador atual. Se você já alugou um imóvel anteriormente, uma referência do locador anterior também pode ser muito importante. Nesse último caso, a referência pode ser até mesmo de um imóvel que você alugou no Brasil.
  • Carta de apresentação.
  • Visto australiano.
  • Histórico de pagamento de aluguel.
  • Cópia do seu cartão de crédito, mostrando seu nome e sua assinatura no verso.

Depois de alugado

Se você finalmente conseguiu finalizar o aluguel de um apartamento na Austrália, é importante saber como funciona o contrato, data de vencimento das contas e o que é de responsabilidade do locador.

Assim como no Brasil, os contratos de aluguel na Austrália costumam durar 12 meses. Alguns imóveis ainda têm algumas regras – mesmo que sejam casas – como não permitir animais de estimação, barulhos e reformas não autorizadas.

Na Austrália, é comum você pagar o aluguel do primeiro mês adiantado. Além disso, é necessário que você faça um depósito caução como garantia para o locador. Ele é chamado de Bond. Se não acontecer nada que seja preciso utilizá-lo, o depósito será devolvido no final do contrato. O valor pode variar bastante. Alguns podem cobrar de seis semanas de aluguel até seis meses. Esse dinheiro será depositado em uma instituição específica para esses fins.

contas a pagar

A periodicidade para o pagamento do aluguel de apartamento na Austrália é um pouco diferente do que acontece no Brasil. Por aqui, o aluguel é pago semanalmente – e não mensalmente, como no Brasil. Assim, dependendo do que estiver em seu contrato, você deverá realizar o pagamento do aluguel a cada uma ou duas semanas.

As contas como água, eletricidade e gás encanado são pagas a cada dois ou três meses. Isso depende do serviço e da região onde você mora. Outras contas como TV a cabo e internet são pagas mensalmente.

Normalmente, a manutenção do apartamento é de responsabilidade dos proprietários ou da imobiliária. Isso será avisado no momento da assinatura do contrato de aluguel. Dessa forma, desde problemas simples, como uma troca de lâmpada, até problemas mais sérios, como estruturais, você não precisa se preocupar.

Fazer o aluguel de apartamento na Austrália é mais fácil do que parece! Você só precisa ser ágil e ter todas as documentações necessárias em mãos antes mesmo de iniciar todo o processo.
Se você não quer morar de vez na Austrália, mas quer fazer um intercâmbio de longa duração, escolher pelo aluguel de apartamento na Austrália pode ser uma boa opção. E para planejar todo esse sonho, você pode contar com a ajuda da Optima Intercâmbio! Além do atendimento excepcional, a agência tem os melhores pacotes de intercâmbio para a Austrália e outros lugares do mundo!