A Austrália é um país incrível! Há belas paisagens, grandes atrações, cidades cosmopolitas e um povo muito acolhedor de norte a sul. Além disso, o estilo de vida aussie é de dar inveja até mesmo aos melhores lugares do mundo para se viver. É por essas razões que a Austrália é um dos países que as pessoas mais desejam conhecer. Mas você sabia é necessário um visto de turismo para conhecer a Austrália? Nós vamos te explicar o que é preciso para esse visto dar certo!

visto de turismo da austrália mapa

Qual é o visto correto para turismo na Austrália?

A Austrália possui uma grande variedade de vistos que servem para diferentes propósitos. Para brasileiros entrarem no país com a intenção de turismo, o visto correto é o Visitor Visa – subclass 600 – tourist stream. Você deverá se aplicar para esse visto ainda no Brasil, antes de chegar na Austrália.

Para quem é o visto de turismo da Australia?

Esse visto para a Austrália é para quem deseja visitar o país com propósitos turísticos, para visitar família ou amigos, fazer um cruzeiro ou qualquer outro tipo de viagem que não seja para para trabalho, negócios ou tratamento médico.

Esse visto também possibilita que o viajante estude por até 12 semanas, no total, durante seu período de validade. Por isso, caso você tenha a intenção de estudar na Austrália por um período superior a 3 meses, esse não é o visto correto.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para isso você deverá solicitar um visto de estudante, o qual também dará a possibilidade de trabalhar por até 40 horas quinzenais no país. Dessa maneira, você poderá estudar inglês ou fazer algum outro curso no país de maneira adequada e legalizada.

Todo o processo é online

Antes de fazer a solicitação ao visto de turismo da Austrália é importante saber que todo o processo é feito online. Dessa forma, você não precisará ir até uma embaixada para fazer uma entrevista e levar a documentação. Igualmente, você não receberá um documento físico no seu passaporte. O visto de turismo da Austrália será vinculado digitalmente ao seu passaporte.

Como se aplicar para o visto turismo Australia

O primeiro passo para se aplicar para um visto de turismo da Austrália é verificar se o seu passaporte é válido para todo o período da sua viagem. Somente após isso é possível iniciar sua aplicação ao visto. Da mesma forma, o Governo Australiano recomenda que, antes de começar o processo de aplicação ao visto, você reúna todas as documentações necessárias para enviá-las adequadamente.

Posteriormente, você deverá fazer seu cadastro no ImmiAccount. Esse é o site do Departamento de Imigração da Austrália por onde será possível dar entrada no processo de visto.

Por lá, o próprio site já mostra o passo a passo necessário para iniciar a sua aplicação. Assim, você deverá escolher o tipo de visto, neste caso, o Visitor Visa (600). A partir daí você deverá preencher os formulários que se seguem. São solicitadas informações como seu local de residência e por que você está indo visitar a Austrália. No final da página também é necessário preencher uma série de perguntas relacionadas ao visto.

Você deverá informar se está viajando com mais alguém na próxima página. Em caso positivo, você deverá preencher as informações pedidas. Caso contrário, essa página poderá permanecer em branco.

Nas páginas seguintes você deverá responder a uma série de questões como suas informações de contato, contatos emergenciais e os dados da sua viagem para a Austrália. Da mesma forma, você deverá informar os seus dados financeiros e se você tem fundos suficientes para se manter durante a viagem. Haverá também perguntas pessoais, como informações sobre sua saúde e seus antecedentes criminais.

Por fim, você deverá enviar o formulário de aplicação ao visto de turista e realizar o pagamento da taxa, que atualmente custa 145 dólares australianos. Essa taxa só pode ser paga on-line por meio de um cartão de crédito internacional.

documentos visto turista australia

Documentação necessária para o visto turismo Australia

Somente após o pagamento da taxa é que você poderá anexar toda a documentação necessária para processamento do seu visto. Essa documentação vai variar caso a caso, mesmo sendo o mesmo tipo de visto.

Entretanto, podemos afirmar que os documentos mais comuns incluem certidão de nascimento, passaporte, extratos bancários que comprovem sua renda e laudos dos exames médicos. Também será necessário ter um seguro saúde apropriado para entrar no país; caso contrário, seu visto poderá não ser aprovado.

Caso o aplicante ao visto seja um menor de idade, os responsáveis pelo candidato deverão preencher um formulário de consentimento e uma declaração legal que autorize a viagem com esse visto. Documentos como passaporte ou carteira de motorista também podem ser enviados para auxiliar na identificação dos responsáveis.

Todos esses documentos devem ser previamente organizados. Dessa forma, é necessário que eles estejam traduzidos para o inglês e digitalizados/fotografados de forma legível. Em cada uma dessas traduções deverá constar os dados do tradutor, como nome completo, dados de contato e suas qualificações. Não é necessário que os documentos sejam certificados. Da mesma maneira, não é preciso que o tradutor – caso fora da Austrália – seja credenciado pelo governo.

Os documentos digitalizados devem ser claros, legíveis e em cores. Também é necessário enviar os documentos na língua original e na língua inglesa. Se o documento possuir mais de uma página, elas deverão ser enviadas em um único arquivo.

Depois da aplicação ao visto de turismo da Austrália

O Governo da Austrália vai avisar você em todas as partes do processo para tirar o visto. Em alguns casos, o governo poderá solicitar mais informações, como o fornecimento de biometria ou outros exames médicos. Entretanto, a biometria não é um passo comum para indivíduos residentes no Brasil.

Se alguma coisa mudar entre o período que você enviou as informações e o resultado do visto, você deverá também deverá informar o departamento de imigração da Austrália.

visto de turismo australia resultado sim

Resultado do visto turismo australia

O Departamento de Imigração irá enviar, por escrito, a decisão sobre o pedido do visto. Caso seu visto seja aprovado, será enviado um documento digital por email com a confirmação do seu visto e os dados, como o número do visto, a data em que ele passa a valer e as condições do seu visto.

Em alguns casos, o visto poderá dar direito somente a uma entrada. Em outros casos, você terá direito a múltiplas entradas. Isso significa que, durante o período de validade do seu visto, ou você poderá entrar uma vez na Austrália e permanecer no país pelo tempo descrito no visto; ou você poderá entrar várias vezes no país. O tempo máximo de permanência no país também será descrito pelo visto e ele será contado por meio da soma do tempo em que você esteve em território australiano.

Apesar de o visto ser digital e ser vinculado ao seu passaporte, é importante que você mantenha uma cópia consigo enquanto estiver na Austrália.

Caso o visto seja recusado, o governo também vai informar por email. Eles descreverão o porquê da recusa e se você tem direito a uma revisão.

Tempo de análise

O tempo de análise pode variar muito de acordo com a demanda do órgão australiano responsável por analisar os vistos. Da mesma maneira, o tempo de análise do visto pode aumentar caso exista alguma inconsistência no preenchimento das informações ou se você não enviou todos os documentos necessários.

No geral, o Departamento de Home Affairs do governo australiano afirma que 75% das aplicações ao visto levam até 17 dias para serem respondidas. Enquanto outros 90% podem demorar até 28 dias para terem um resultado.

Para maiores informações, você pode visitar o site do Departamento de Home Affairs da Austrália ou o site da Embaixada Australiana no Brasil .

Depois do resultado do visto, é só fazer as malas e partir para a Austrália! Você pode aproveitar o visto de turismo da Austrália para fazer um intercâmbio no país! Com esse visto você poderá, exclusivamente, estudar no país por até três meses.

Para isso, nós indicamos a Optima Intercâmbio, que tem os melhores pacotes para fazer um intercâmbio na Austrália! Pensa numa equipe bacana! A agência oferece as melhores escolas e oferece serviços exclusivos. Além disso, eles têm uma equipe muito competente e uma reputação que deixa qualquer um muito tranquilo! Entra lá no site deles e confere só os pacotes para a Austrália. A Optima Intercâmbio também tem pacotes para todos os lugares do mundo. É só pedir a sua cotação!