Não, o outback australiano não fica em um shopping!

O outback, na realidade, não é uma região definida da Austrália. Na verdade, ele é conhecido por ser um conjunto de regiões desérticas que se estendem por todo o continente australiano. Com um clima árido e temperaturas extremas, apenas 10% dos australianos vivem por lá. Foi nessa região, inclusive, que surgiu a ancestral cultura aborígene, com os primeiros povos da Austrália.

Mas, mesmo que o outback australiano seja uma região inóspita, suas belezas naturais o transformam em um grande destino turístico para quem quer conhecer uma paisagem totalmente diferente! Seu solo é de uma areia grossa e avermelhada, que se contrasta com o céu azul e o verde da vegetação rasteira. Além disso, suas grandes formações rochosas impressionam qualquer um!

Coloque o deserto australiano no seu roteiro de viagens e se encante com as maravilhas naturais que merecem ser exploradas!

Outback australiano: como chegar

the ghan trem que atravessa o outback australiano
Roderick Eime via Flickr

Geralmente, quando os australianos falam do outback, eles estão se referindo à região central da Austrália. A cidade mais importante dessa região é Alice Springs e a maneira mais rápida de chegar até lá é por meio de avião. Há voos a partir das maiores cidades do país, como Sydney e Melbourne.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Você também pode se aventurar em uma viagem de carro. Ela é bastante indicada se você não estiver com pressa e vai poder se deslumbrar com toda a paisagem única do outback australiano. A partir de Sydney, a viagem dura cerca de 30 horas. Saindo de Adelaide, você percorrerá 16 horas de estrada. Se preferir, pode optar por uma viagem de ônibus. Há veículos partindo de Darwin e Adelaide.

Se quiser uma aventura ainda maior, pode embarcar no The Ghan. Esse serviço luxuoso de trens de passageiros vai de Adelaide a Darwin, com uma parada em Alice Springs, semanalmente. A viagem promete ser uma impressionante maneira de apreciar a paisagem do outback australiano!

O que fazer no outback australiano

Você vai se surpreender com o ouback australiano! A melhor época para visitar o deserto australiano é durante os meses de outono ou primavera. Nessas épocas você pode evitar as temperaturas extremas – ou muito calor, ou muito frio – das outras estações do ano. Dessa forma você pode conhecer as inúmeras e incríveis atrações que o outback pode oferecer! Veja só algumas delas.

Uluru (Ayers Rock)

uluru símbolo do outback australiano

O símbolo do outback é essa grande formação rochosa. Ela é considerada um dos lugares mais incríveis para se visitar na Austrália. Situada no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, esse monolito vermelho tem um diâmetro de aproximadamente 10 km e seu ponto mais alto fica a 348 metros de altura do chão.

Além de ser uma incrível atração para os visitantes, o Uluru é considerado uma região sagrada pelos povos aborígenes que ainda habitam a região. Por isso, escalar o morro pode ofender as crenças dos aborígenes locais.

Apesar disso, fazer uma visita ao Monte Uluru e assistir ao pôr-do-sol mudar a cor da paisagem é uma experiência mágica e indescritível!

Lago Eyre

lago eyre
Haydyn Bromley via Flickr

O Lago Eyre é o maior lago de água salgada da Austrália e também o ponto mais baixo do nível do mar. A região já foi conectada ao oceano há mais de 30 mil anos.

Na maior parte do ano, o lago é uma grande região cheia de sal. Mas, se você tiver sorte, pode encontrar o Lago Eyre cheio após fortes tempestades. Independente disso, o passeio é imperdível e vale muito a pena visitá-lo.

Outback australiano: Coober Pedy

the breakways em cobber pedy

Coober Pedy é uma cidade ao sul de Alice Springs. Mas não é qualquer cidade! Apesar de ter pouco mais de 3 mil habitantes, ela é conhecida como a capital mundial da opala. E tem uma particularidade: boa parte das construções são subterrâneas. Então, casas, lojas, hotéis e até mesmo igrejas foram construídas embaixo da terra. Tudo isso com o intuito de escapar do calor extremo do outback australiano. Por lá, você poderá visitar as grandes minas de opala e ter a experiência de viver embaixo da terra por alguns momentos.

Você também poderá visitar grandes regiões naturais próximas à cidade, como Anna Creek Painted Hills, uma bela região de montanhas alaranjadas que já foi mar. Ou, então, fazer uma visita guiada pelo incrível Parque de Conservação Kanku-Breakaways.

The Flinders Ranges: Wilpena Pound

Flinders ranges no outback australiano
Haydyn Bromley via Flickr

Os Flinders Ranges é a maior cadeia de montanhas de South Australia. O grande destaque fica para Wilpena Pound. Essa formação rochosa se estende por 17 quilômetros de comprimento e 8 quilômetros de largura. Por lá, você pode fazer um voo panorâmico e perceber toda sua imensidão e beleza. Ou, então, pode se hospedar em algum dos belos resorts da região e apreciar toda a beleza de Wilpena Pound.

Kakadu National Park

parque nacional kakadu

O Parque Nacional Kakadu é um respiro verde em meio às paisagens vermelhas e secas do outback australiano. O parque é uma verdadeira floresta tropical, com impressionantes cachoeiras e fauna riquíssima. Cerca de um quinto de todos os animais do país vivem por lá. Além disso, você poderá encontrar uma boa porção de arte rupestre dos povos aborígenes da Austrália. O parque fica a pouco mais de duas horas de distância de Darwin, Northern Territory.

Mungo National Park

mungo national park outback australinao

Tenho certeza que uma visita a esse parque vai fazer você se sentir em Marte. O Mungo National Park fica em New South Wales e tem uma das paisagens mais incríveis do país. Lá você vai encontrar formações de areia e barro fascinantes, que esculpidas por milhares de anos de erosão.

Outback Australiano: Kings Canyon

kings canyon no outback australiano

O Kings Canyon fica no coração do outback australiano. Ele faz parte do Watarrka National Park e fica há pouco mais de 320 quilômetros de Alice Springs. Com suas rochas vermelhas que se elevam por até 280 metros acima do nível do mar, você poderá fazer trilhas que garantem paisagens incríveis! Ao chegar no topo do Kings Canyon, você poderá assistir ao incrível nascer do sol lá de cima.

Seja para conhecer, para morar ou para fazer um intercâmbio, a Austrália é um país que enche os olhos de todos que passam por ele!