Um tema muito interessante aqui na Austrália é sobre os pedágios, ou tolls, das estradas, túneis e pontes encontradas nas grandes cidades Australianas. Neste post entenda como funcionam os pedágios da Austrália e as dicas sobre este assunto.

Sydney pedágio

De acordo com a Department of Infrastructure and Regional Development ou Departamento de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional do Governo Australiano, a Austrália tem mais de 240 km de estradas com pedágios no país, todas elas sendo operadas e mantidas por empresas privadas.

Os pedágios foram criados para facilitar o acesso rápido e seguro à determinadas regiões das grande cidades. Entretanto, existem sempre as opções de ruas e avenidas que não são pedagiadas. O único empecilho nisso é que essas alternativas acabam sendo mais longas e demoradas, o que faz das estradas pedagiadas bem conveniente.

A maioria dos pedágios do país são eletrônicos, ou seja, não tem aquelas estações de pagamento de pedágio no meio das estradas, o que facilita muito o fluxo do tráfego de carros e diminui congestionamentos.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Onde Existem Pedágios na Austrália

Os pedágios da Austrália são encontrados em túneis, pontes e motorways, que são as autobans ou estradas que cortam ou ligam as cidades do país, algo parecido com as BRs do Brasil. Existem no total 16 localidades pedagiadas em toda a Austrália.

Atualmente existem pedágios apenas nas 3 principais cidades do país, que são Sydney, Melbourne e Brisbane, sendo que 8 estão em Sydney, 2 em Melbourne e 6 em Brisbane. Cada cidade tem sua empresa privada mantenedora dessas estradas, conforme mostrado na tabela abaixo:

PedágioTipoCidadeEmpresa
CityLinkMotorwayMelbourneCityLink
EastLinkMotorwayMelbourneEastLink
Sydney Harbour Tunnel (M1)TúnelSydneySydney Motorway
Eastern Distributor (M1)MotorwaySydneySydney Motorway
Sydney Harbour BridgePonteSydneySydney Motorway
Lane Cove Tunnel (M2)TúnelSydneySydney Motorway
Hills Motorway (M2)MotorwaySydneySydney Motorway
South Western Motorway (M5)MotorwaySydneySydney Motorway
Westlink (M7)MotorwaySydneySydney Motorway
Cross City TunnelTúnelSydneySydney Motorway
Gateway Motorway (M1/M2)MotorwayBrisbaneGoVia
Logan Motorway (M2)MotorwayBrisbaneGoVia
Clem Jones Tunnel (M7)TúnelBrisbaneGoVia
Airport Link (M7)MotorwayBrisbaneGoVia
Go Between BridgePonteBrisbaneGoVia
Legacy Way (M5)MotorwayBrisbaneGoVia

Custos dos Pedágios da Austrália

Os custos dos pedágios das estradas Australianas são variáveis de acordo com o local que a pessoa está, pois algumas localidades cobram por trecho percorrido, por preço fixo, por horário ou até por dia da semana. Entretanto, a média por pedágio para carros de passeio fica em torno de AU$ 2 a AU$ 7.

Para quem quer saber exatamente o custo para percorrer uma determinada estrada pedagiada, a melhor forma é entrar no site das empresas controladoras dessas estradas e fazer uma simulação, como mostrado na imagem abaixo.

pedágio na austrália

Para quem necessita usar as estradas pedagiadas diariamente, o mais indicado é adquirir um e-Tag, que é um aparelho que se coloca dentro do carro para que ao passar por um pedágio eletrônico de qualquer cidade Australiana, o sistema identificar o carro e debitar o valor instantaneamente da conta do usuário.

Para quem não precisa usar essas estradas de forma regular, existe a opção de pagar os pedágios pela internet 3 dias antes ou 3 dias depois do momento que utilizar a estrada. Esse pagamento deve ser feito pelo site da operadora do pedágio. Vale lembrar que para quem esquecer de pagar dentro deste período, um boleto será enviado para a residência do proprietário do carro.

Nas duas opções mencionadas acima, e-Tag e usuários esporádicos, é bom se atentar que podem existir custos adicionais para o uso do pedágio, principalmente para usuários esporádicos, pois as empresas cobram um pequeno valor administrativo e também um valor para identificar o número das placas dos carros que não tem e-Tag.

Para encerrar o post, 2 dicas importantes. Ao usar o e-Tag, o aparelho fará um beep, que significa que o débito foi feito com sucesso. Caso, ocorra mais de um beep ou não faça nenhum, isso indica algum problema com a conta ou aparelho do usuário. Nesses casos o usuário terá que entrar em contato com a empresa do e-Tag o mais breve possível.

A outra dica é sobre os posts que temos relacionados ao tema que valem a pena ser lidos, o Sistema de Sinalização de Trânsito na Austrália, outro sobre O Parquímetro das Ruas e Praias da Austrália e por fim o post A Importância de Um Seguro de Carro na Austrália.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.