Para quem comprar um carro na Austrália, é muito importante fazer um seguro de veículo no país. Este post explica as razões para isso, as dicas e as opções para fazer um seguro de carro e como realizar esse procedimento aqui na Austrália.

Como mostrado no post Como Comprar Carro Usado na Austrália, adquirir um veículo no país é barato e até fácil de se fazer. Entretanto, existe um ponto importante que as vezes passa despercebido que é o seguro do carro.

Um seguro de carro é sempre importante para problemas contra roubos, vandalismo e eventuais danos que o carro possa ter durante a sua vida útil, mas um dos principais motivos para se ter um seguro de automóvel na Austrália é pelo alto custos envolvendo carros ou propriedades de terceiros.

Aqui na Austrália a maioria dos carros de vemos nas ruas são novos e de ótima qualidade, consequentemente esses veículos têm um valor alto no mercado. Caso uma pessoa se envolva em um acidente, for o culpado por ele e ainda a vítima ter um carro como esses, a pessoa que ocasionou a batida terá um alto prejuízo caso não tenha seguro de carro.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Não apenas isso, se o acidente envolver propriedades particulares de terceiros como imóveis, galpões, estabelecimentos comerciais e coisas do tipo, os custos para reparação disso poderá chegar na casa dos milhões.

Infelizmente não é difícil de vermos Brasileiros que por falta de informação acabam não fazendo um seguro de veículo e passam por problemas como esses. É por conta disso que é realmente importância de se ter um seguro de carros na Austrália, que por sinal é barato e fácil de adquirir.

O processo para ter um seguro de veículo na Austrália é bem simples, totalmente online, barato e o carro sai segurado instantaneamente depois que a apólice do seguro seja paga pela internet.

Existem basicamente 4 tipos de seguros que são oferecidos pelas corretoras de seguros de carro aqui na Austrália, sendo que 1 deles é um seguro obrigatório. Veja abaixo a descrição de cada um deles assim como os seus detalhes:

Compulsory Third Party Insurance (CTP)

O CTP é o seguro obrigatório para qualquer pessoa que compre um carro na Austrália. Este seguro cobre qualquer responsabilidade legal e financeira por lesão ou morte devido a um acidente de carro que o segurado seja culpado, cobrindo incidente com o motorista, passageiros, pedestres ou ciclistas.

O custo do CTP por 6 meses para um veículo de passeio normal é entre AU$ 180 à AU$ 190, podendo ter um pequeno desconto para quem optar por fazer o pagamento para 12 meses. Veja esta calculadora online que o governo disponibiliza para verificação dos custos do CTP.

Third Party Property Insurance

Este é o seguro de carro que cobre acidentes com carros de outras pessoas ou propriedades particulares de terceiros, como casa, imóvel comercial, galpões e etc. Em caso de acidentes, o segurado terá que pagar apenas o sinistro, chamado de excess, e terá “todos os custos dos reparos pagos pela seguradora”.

Este é o seguro que é mínimo recomendado para os Brasileiros interessados em comprar um carro na Austrália, pois como descrito antes, os veículos e propriedades privadas que a maioria dos Australianos possuem são bem caros.

Vale lembrar que este tipo de seguro não cobre os danos causado no carro do próprio segurado. Portanto, este seguro é indicado apenas para quem tem um caro barato e gostaria de se prevenir do pior em caso de acidente no trânsito.

O custo deste seguro é variado de acordo com o modelo de carro e o ano de fabricação, mas na média custa entre AU$ 200 a AU$ 400 pelo ano todo, sendo o custo do excess por volta de AU$ 800.

seguro de carro completo Austrália

Third Party, Fire and Theft Insurance

Este seguro dá um nível maior de segurança do que o mencionado acima, pois ele cobre tudo do Third Party Property Insurance oferece e ainda qualquer problema que o veículo do segurado tenha com furto, roubo ou incêndio.

Não é muita gente que acaba escolhendo este tipo de seguro, pois a diferença de valores deste tipo de seguro de carro para o mais completo, é bem pequena. Entretanto, existem pessoas que preferem este seguro para economizarem um pouco.

O custo deste seguro varia em torno de AU$ 250 a AU$ 500 por ano dependendo também do modelo do carro e do ano. Em caso de sinistro ou excess, o segurado terá que pagar aproximadamente AU$ 800.

Comprehensive Car Insurance

O Comprehensive Car Insurance é o seguro “máximo” para um veículo. Aliás, essa palavra “comprehensive” significa em português algo como “completo” e ela é bem usada por aqui. É comum ver empresas de serviços que usam essa palavra em seus produtos, ou seja, comprehensive service significa serviço completo.

Além deste seguro cobrir tudo o que os outros 2 oferecem, ou seja, roubo, fogo e custos envolvidos às propriedades de terceiros, este também cobre incidentes causados por condições meteorológicas extremas, tempestades, alagamentos, chuva de granizo, tsunami e até mesmo terremotos.

Outra coisa é que este seguro cobre também os custos com o próprio veículo no caso de acidente, como no caso de uma batida de carro, tentativa de roubo, vandalismo, ações maliciosas de terceiros e coisas do tipo.

Este tipo de seguro de carro é indicado para quem tem um veículo que custe um bom dinheiro, talvez acima de AU$ 10,000, pois com ele o segurado terá a “máxima” proteção caso esteja envolvido em acidentes automobilístico na Austrália.

Este seguro completo custa em torno de AU$ 400 a AU$ 800 ao ano, dependendo do modelo do carro e do ano de fabricação. Já o excess em caso de sinistro pode variar um pouco entre AU$ 800 a AU$ 1,000.

Informações Adicionais Sobre Seguro de Carro

Existem também as coberturas adicionais aos seguros, como por exemplo danos no vidro causado por pedras nas estradas, locação de carro em caso de sinistro, cobertura do seguro à objetos pessoais instalados no carro e entre outros.

Outra coisa é que pessoas acima de 25 anos de idade com mais de 5 anos de experiência dirigindo veículos, seja dentro ou fora da Austrália, têm descontos na contratação de um seguro no país.

No caso de acidente de trânsito, o envolvido que for a vítima da situação, não terá que pagar o excess, já que o carro deverá ser arrumado pelo culpado da situação, seja por uma seguradora de carro ou com o dinheiro do próprio bolso.

O Que Fazer Em Caso de Acidente de Trânsito

No caso de acidente de trânsito graves na Austrália, que tenha vítimas fatais, pessoas alcoolizadas ou atropelamentos, a vítima deve ficar no local do acidente e ligar para a polícia pelo telefone 000 “triple zero”, que é o número de emergência do país.

Para acidentes de trânsito que envolvam apenas danos nos veículos, a Polícia Australiana orienta para que as pessoas envolvidas coletem as seguintes informações uns dos outros:

  • Nome e endereço
  • Nome e endereço do dono do carro, se esse não for o motorista
  • O número da placa do carro, chamado de registration number
  • Detalhes do carro como cor, modelo, ano e o que for possível
  • Número do telefone e da carta de motorista (drive license)
  • Se possível, tire fotos do acidente

Depois de recolher essas informações, é importante entrar em contato com a seguradora do veículo para reportar o ocorrido e solicitar apoio para solução do caso. Por isso mantenha sempre esse contato no celular ou no carro para caso de emergência.

Dicas Importantes Sobre Seguro de Carro

Na Austrália existem mais de 50 seguradoras e por isso a concorrência é bem forte. Portanto, vale muito a pena pesquisar bastante para conseguir um bom seguro, em uma seguradora confiante e por um bom preço. As empresas que recomendo são Budget Direct, Bingle e NRMA.

O site Compare The Market oferece um serviço gratuito para comparação de preços de seguro de carros na Austrália. No site é necessário colocar os detalhes do carro a ser segurado e depois do processado esses dados, o site mostra as cotações disponíveis para o interessado.

Um outro ótimo lugar para se ter uma ideia das empresas seguradoras e se elas têm boas reputações com seus clientes, é através do site da Constar, que avalia empresas de acordo com o índice de satisfação de seus clientes.

Vale lembrar que não são todas as empresas de seguro da Austrália que oferecem seguro para estudantes internacionais e consequentemente para Brasileiros que vem para estudar no país. Então, se esse for o seu caso, se informe antes de fechar contrato de seguro de carro.

As empresas que oferecem seguros para estudantes internacionais que tenho conhecimento são a Bingle e a NRMA, mas de forma geral muitas outras empresas cobrem este tipo de situação.

Considerações Finais

É importante lembrar que as companhias de seguro podem confundir seus segurados com as palavras chaves em seus sites na internet. Portanto, é extremamente importante que se leia as apólices de seguros ao contratá-las, para assim evitar constrangimentos ou irritações em caso de sinistros.

Para finalizar este post, deixamos uma última dica muito importante. Em caso de qualquer tipo de acidente onde a seguradora será acionada, nunca fale no local do acidente que você foi o culpado(a) do ocorrido. Esta análise será feita pelas seguradoras dos veículos envolvidos no acidente.

Posts relacionados a este assunto que recomendamos leitura são Como Tirar a Carta de Motorista da Austrália, o post que fala dos Tipos de Combustíveis e Gasolinas na Austrália e por fim o artigo sobre Qual é a Melhor Opção Para Alugar Carro na Austrália.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.