Morando na Austrália muito compram um carro para fazer as coisas normais do dia a dia. No entanto, uma das coisas dúvidas que sempre aparecem é sobre o parquímetro da Austrália, encontrados nas ruas e praias do país.

O Parquímetro das Ruas e Praias da Austrália

A primeira coisa a entender é que cada estado na Austrália tem as suas leis de trânsito, no entanto pouquíssimo ou nada muda no que se refere à estacionamento nas vias públicas do país. Em Gold Coast, as regras para estacionar os carros podem ser checadas no site da cidade, mas os detalhes mais importantes estão abaixo.

Antes de falar sobre a sinalização de estacionamento, é importante entender que existe um novo sistema inteligente de parquímetro da Austrália, ParkInCentre Schemes (PICS), sendo implementado em diversas cidades da Austrália, inclusive em Gold Coast, onde cada vaga de estacionamento pública tem um número de 4 dígitos e um sensor instalado no chão, que verifica se há carro naquele espaço e envia dados em tempo real para uma central de controle.

De acordo com a prefeitura da cidade, este sistema promove um melhor controle das vagas disponíveis nas áreas mais frequentadas e reduz congestionamento de carros, pois existem placas sinalizadoras dentro da cidade que mostram de forma online a quantidade de vagas disponíveis de estacionamento em certas regiões.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Placas de Parquímetro da Austrália

Na maioria das ruas pode-se estacionar veículos gratuitamente, apenas regiões mais movimentadas ou praias famosas é que o parquímetro da Austrália é mais encontrado. São nesses lugares que encontramos as famosas placas de sinalização de estacionamento da Austrália. Essas muitas vezes são confusas de entender. Vejamos como elas são:

 

2A placa que mostra um número seguido de um “P” e sem a palavra “meter”, significa que a vaga é gratuita pelo tempo determinado na placa, ou seja, nesse caso 2 horas (2P) gratuitas, das 8h às 17h de segunda a sexta. Quem deixar o carro por mais de 2 horas no horário indicado, poderá receber uma multa. Fora desse horário, não há limites para estacionar.

 

 

5A placa que tiver a palavra “meter”, significa que é necessário pagar para usar a vaga de estacionamento. Pode-se utilizá-la pelo tempo determinado na placa, neste caso 1 hora (1P) pagas, das 9h às 17h de segunda a sábado. Se caso deixar o carro mais que 1 hora neste tipo de vaga, mesmo pagando por isso, você poderá receber uma multa. Fora deste horário, não há limites para estacionar.

 

 

3Esta placa também é bastante encontrada pelas ruas das cidades da Austrália. Simplesmente ela indica que naquela região é totalmente proibido estacionar. Atente-se sempre as sentas de indicação, pois as vezes ela pode indicar a proibição de estacionamento nos dois sentidos, direito e esquerdo da área demarcada, ou apenas em uma direção, como verificado neste caso.

 

 

4A linha contínua amarela é também um dos pontos que sempre pegam pessoas desavisadas. Ela indica que você não pode estacionar nesta área em nenhum momento. Além disso, caso estacione próximo à faixa contínua amarela, tome cuidado com a distância entre o carro e a faixa, pois essa deve ser de no mínimo 1 metro.

 

Em relação ao valor da hora para estacionar o carro nos estacionamentos públicos das ruas e avenidas das cidades Australianas, isso pode variar bastante dependendo da região. Entretanto, o valor médio é entre AU$ 1.20 à AU$ 3,60.

Além dos estacionamentos nas áreas demarcadas nas ruas, você também pode utilizar os estacionamentos em áreas reservadas do município, que segue o mesmo sistema de parquímetro da Austrália mencionado acima.

Nos feriados como Natal, 25 de Dezembro e no feriado da ANZAC (dia comemorativo das forças armadas Australiana e Neozelandesa), 25 de Abril, todos os estacionamentos públicos das cidades são totalmente gratuitos durante o dia todo.

As multas para quem infringir as regras de estacionamento pública variam de AU$ 50 a AU$ 80, dependendo da infração. Para quem quiser consultar alguma multa de trânsito, a cidade de Gold Coast por exemplo oferece a consulta e pagamento online. Além disso, para quem receber uma multa e quiser recorrer, é possível fazer isso através do formulário online disponível no site da cidade.

Para verificar maiores detalhes de como funciona o sistema de parquímetro da Austrália e da cidade de Gold Coast ou para ver o planejamento da cidade nesse sentido, existe um material bem legal disponibilizado pela prefeitura da cidade.

Para encerrar, deixamos os posts relacionados ao tema, o Sistema de Sinalização de Trânsito na Austrália, outro sobre Como Funcionam os Pedágios da Austrália e por fim o post A Importância de Um Seguro de Carro na Austrália.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.