Quais vacinas tomar para viajar para Austrália? Essa pergunta é fundamental se você pretende fazer um intercâmbio, viajar a turismo ou se mudar de vez para a Austrália. Essa é uma etapa que deve ser tratada com importância, visto que você deve ter o seu cartão de vacinação atualizado para entrar na Austrália! 

A Austrália, especificamente, é um país extremamente preocupado com as doenças que podem circular na população local, especialmente por que há algumas que já foram erradicadas ou não existem por lá. Por isso, com o intuito de manter a biossegurança local, a Austrália exige algumas medidas em relação à saúde para os brasileiros que desejam imigrar ou apenas visitar o país.

Além disso, a vacinação não é apenas uma maneira de cumprir um requisito legal para imigração na Austrália, como também para manter sua saúde no exterior. Por isso, antes de viajar, é essencial que esse item seja cumprido com bastante atenção.

Veja também: Seguro de Saúde na Austrália – OSHC para Estudantes

Quais vacinas tomar para viajar para Austrália?

A Austrália não exige, de fato, um conjunto de vacinas que você deve tomar para viajar para lá. O mesmo vale para a análise de seu visto. Entretanto, apenas a vacinação contra febre amarela é extremamente recomendada e deverá constar no Certificado Internacional de Vacinação. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Oficialmente, não há um documento que exija a vacinação contra febre amarela para quem procura quais vacinas tomar para viajar para a Austrália. Entretanto, é de praxe que os oficiais da imigração verifiquem a vacina contra de febre amarela quando você desembarcar no território australiano. Para isso, poderá ser solicitado o Certificado Internacional de Vacinação. Vamos falar mais sobre ele abaixo. 

Caso você chegue na Austrália sem um comprovante de vacinação contra a febre amarela, é provável que você não seja impedido de entrar no país. Entretanto, segundo o site do Departamento de Saúde da Austrália, você será informado sobre a gravidade da doença e recomendará que você procure um local para tomar a vacina na Austrália. 

Procedimento para ficar em dia com as vacinas para viajar para Austrália

É importante se atentar ao fato de que é importante tomar algumas vacinas com antecedência. Isso porque algumas só começarão a fazer efeito após alguns dias de sua aplicação. Por isso, para evitar contratempos, procure fazer isso entre 20 e 30 dias antes de sua viagem.

Para verificar se sua vacinação está em dia ou se você ainda precisa tomar alguma dose, ainda no Brasil procure pela unidade de saúde mais próxima da sua casa. No Brasil, a maioria dos postos de saúde têm todas as vacinas que você deverá tomar. No momento da visita, os futuros viajantes devem portar a Carteirinha de Vacinação e o Cartão do SUS. Caso você não possua nenhum desses dois documentos, basta apenas levar seu RG.

Entretanto, é importante ficar atento que se você não levar sua Carteirinha de Vacinação, é provável que você tenha que tomar todas as vacinas novamente. 

Aproveite que você já está tomando todas as vacinas e faça uma avaliação médica! Ela é importante para que você viaje com segurança e que qualquer risco de saúde – se houver – seja avaliado antes de viajar. No Brasil, há uma área relativamente nova na medicina que é focada na saúde de viajantes. Os médicos que atuam nessa área poderão fornecer melhores orientações em relação à sua saúde e a viagem. 

Saiba mais: Medicare: como é o sistema de saúde na Austrália

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é uma exigência para a entrada em território Australiano. É por meio dele que as autoridades de imigração da Austrália poderão comprovar que você está com todas as vacinas em dia.

Para providenciá-lo, é necessário que você tenha tomado todas as vacinas, inclusive a vacina de febre amarela. Essas vacinas devem constar na sua carteirinha nacional de vacinação com a data da administração, fabricante e lote; assinatura do profissional que a aplicou e o local da unidade de saúde onde a vacina foi aplicada. 

O CIVP só é dispensado quando a vacina de febre amarela poderá ser contra-indicada por orientação médica.

Para providenciar o CIVP pela primeira vez é necessário entrar no portal da ANVISA e fazer um cadastro rápido. Para isso, é necessário portar seu, RG ou CNH, CPF e o seu cartão de vacinação em dia, da mesma maneira indicado acima. 

O processo de cadastro e emissão do CIVP é totalmente on-line. Após aproximadamente 10 dias úteis você o receberá por e-mail. Imprima-o, coloque sua assinatura e leve consigo durante toda a viagem. 

Esse processo também pode ser totalmente feito pessoalmente em uma unidade de vacinação, basta apenas fazer o cadastro prévio no mesmo site. Se você preferir fazer esse processo presencialmente, o certificado é emitido na mesma hora pela unidade de saúde.

Veja também: Quais medicamentos levar para a Austrália

Independentemente da forma escolhida, a emissão do CIVP no Brasil é gratuita. 

Esse documento deve ser apresentado na imigração australiana juntamente com todos os outros documentos. Ele é exigido para todas as pessoas acima de 1 ano de idade. 

Novas regras para a vacina de febre amarela

Há poucos anos havia um entendimento no qual a vacina contra febre amarela deveria ser renovada a cada dez anos. Entretanto, desde 2014, a Organização Mundial da Saúde entende que o reforço na dose não é necessário para manter a proteção contra a doença. 

Esse entendimento foi adotado pelo Brasil no início de 2018. Já a Austrália adotou esse entendimento a partir de 2016 e, portanto, as vacinas tomadas há mais de 10 anos serão aceitas caso estejam descritas no CIVP do viajante.

É importante frisar que mesmo que a vacina de febre amarela não seja realmente um fator que poderá barrar sua entrada na Austrália, é importante que você realize sua vacinação. Isso é uma maneira de se prevenir contra qualquer possível acometimento de sua saúde, ainda mais quando estiver no exterior. 

Quando você é um estrangeiro – mesmo que com vistos, é possível enfrentar altos custos de tratamentos de saúde. Por isso, um simples procedimento pode não só poupar o seu bolso como salvar a sua vida! 

Aprenda: Dicas de como economizar dinheiro na Austrália

Está preparando um intercâmbio e tem dúvida sobre quais vacinas tomar para viajar para a Austrália ou quer outras informações? O Rota do Canguru tem parceira com agências especialistas em intercâmbio que podem te ajudar.

Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com as melhores agências do país! Realize esse sonho com segurança e tranquilidade!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália