Quem pensa que a Austrália é “só” as suas belas praias, florestas exuberantes e grandes metrópoles está muito enganado! O país tem uma grande presença na indústria cinematográfica, mas poucos sabem disso. Assim, maioria dos filmes australianos são distribuídos ou feitos em parceria com grandes estúdios de Hollywood. 

Para exaltar a excelência das produções da terra do canguru, nesse post nós vamos te contar sobre alguns filmes gravados na Australia ou que foram produzidos por aqui! Ficou curioso? Então pegue sua pipoca, o controle remoto e venha conhecer o cinema australiano com o Rota do Canguru! 

1. Filmes gravados na Austrália: Mad Max (1979, 1981, 1985 e 2015)

A franquia de filmes Mad Max é um dos mais bem sucedidos filmes australianos já produzidos. O primeiro filme foi lançado em 1979 e toda a gravação das cenas foi feita na cidade de Melbourne e arredores. Com um orçamento de apenas AUD $400.000 na época, o filme arrecadou mais de USD $100 milhões, o que ganhou o título de filme mais lucrativo no Guinness Book. 

O grande sucesso de bilheteria e a boa reputação entre a crítica especializada fez com que o filme distópico fosse colocado como um dos principais títulos no ressurgimento do cinema australiano durante a década de 1970 e 1980. Além disso, Mad Max foi responsável por colocar Mel Gibson entre as grandes estrelas de Hollywood graças à sua atuação de destaque.

Os quatro filmes se passam em um futuro pós-apocalíptico e distópico em que a gasolina e água são itens escassos, virando, portanto, disputas por gangues. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Onde assistir? Globoplay

2. Crocodile Dundee (1986)

Assim como a franquia Mad Max, Crocodilo Dundee é um dos grandes filmes australianos por ajudarem no renascimento do cinema local. Ele foi propositalmente feito mirando a audiência estadunidense, mas acabou se tornando um grande sucesso de bilheteria mundial.

Na Austrália, Crocodilo Dundee é considerado o filme de maior bilheteria de todos os tempos. Já nos Estados Unidos, o filme se tornou a segunda maior bilheteria de 1986, perdendo somente para Top Gun. Um sucesso e tanto! 

O filme de comédia e ação conta a história do aventureiro Michael J. Dundee (Paul Hogan), que é um caçador de crocodilos em um lugar isolado da Austrália. Nos Estados Unidos, frequentemente chegam notícias sobre o ávido caçador e uma jornalista resolve fazer uma matéria sobre ele. Com o grande sucesso das matérias, Mick Dundee é levado para Nova Iorque e, na cidade grande, tudo é muito estranho para ele, que está acostumado a viver no meio da floresta! 

O fato é que o filme é considerado uma grande propaganda da Austrália no exterior, mesmo reafirmando alguns estereótipos locais. 

Onde assistir? Não está disponível para streaming no Brasil

3. Filmes australianos: Um verão para toda vida (2007)

Se você pensa que os filmes de Daniel Radcliff se resumem somente à saga Harry Potter, você está muito enganado! Em 2007, Daniel é o personagem principal do filme australiano “December Boys”, que conta a história de quatro irmãos órfãos que vivem em um convento no deserto australiano nos anos 1960.

De presente de aniversário, eles recebem uma viagem de férias para o litoral da Austrália. Então, durante a viagem, eles conhecem um casal que não pode ter filhos – a oportunidade perfeita para que eles sejam adotados. Os três irmãos mais novos começam uma disputa para saber quem será adotado. O irmão mais velho (Daniel Radcliff), sabendo que não será adotado, decide viver um grande amor de verão! 

Veja também: Roteiro: o que fazer em Adelaide

Com poucas tomadas em estúdio, a maioria das cenas foram gravadas na região de Adelaide e na Ilha Kangaroo. Uma bela oportunidade para conhecer a paisagem australiana! 

Onde assistir? Globoplay

4. Australia (2008)

O filme que leva o nome do país conta com os dois maiores astros da Austrália: Nicole Kidman e Hugh Jackman. Ele é um dos filmes australianos com maior bilheteria no país, atrás apenas de Crocodilo Dundee. 

Nesse romance histórico, Lady Sarah (Kidman) é uma aristocrata inglesa que tem fazenda de gado na Austrália. Ela viaja ao país para reencontrar o marido, mas descobre que ele foi assassinado. 

Para não perder o rebanho da fazenda, a aristocrata conta com a ajuda de Drover (Jackman) para transportar a boiada para Darwin. Nesse meio tempo, enfrentam as dificuldades trazidas pela Segunda Guerra Mundial.

Onde assistir? Disponível para aluguel e compra na Microsoft Store e na Apple TV

5. Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

Se você gosta de musicais, esse filme vai te levar para um incrível e divertido passeio pelo outback australiano! Lá nos anos 1990, “Priscilla, a Rainha do Deserto”, quebrou inúmeros tabus ao trazer protagonistas LGBTQ+ para as grandes telas do cinema.

E se você pensa que Priscilla é uma dessas protagonistas, está enganado! Esse é o nome do ônibus que leva o grupo por uma grande aventura entre as cidades de Sydney e Alice Springs, no remoto interior do país! 

Conheça: O que é o Outback Australiano?

O sucesso de “Priscilla” rendeu indicações aos principais prêmios de cinema do mundo. Inclusive, ganhou o Oscar de 1995 na categoria melhor figurino. Além disso, o filme inspirou o famoso e aclamado musical da Broadway de mesmo nome e, que há poucos anos, desembarcou em território brasileiro para uma versão nacional. Hoje em dia, “Priscilla” é um grande clássico cult australiano e que marcou a excentricidade e particularidade dos filmes australianos. 

Onde assistir? Infelizmente, o filme não está disponível nas plataformas de streaming do Brasil. 

6. Filmes australianos: O Casamento de Muriel (1994)

Do mesmo diretor de “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997), o filme australiano “O Casamento de Muriel” tem Toni Collete, uma das melhores atrizes australianas, no papel principal.

Nesse grande clássico dos filmes australianos, Collete interpreta uma moça desengonçada e fã do Abba. Seu maior sonho é se casar. Procurando uma vida melhor, ela rouba dinheiro do seu pai e foge de sua pequena cidade no interior da Austrália para Sydney. No meio de toda essa aventura, o filme fala sobre amizade, amor, rejeição e inúmeros outros sentimentos que o transformaram em um clássico dos clássicos filmes gravados na Austrália! 

Veja também: Curiosidades sobre Sydney: 10 coisas que você não sabia

O filme recebeu boas críticas e rendeu indicações para grandes prêmios do cinema, como o Golden Globe Award e o BAFTA Award. Da Academia Australiana de Cinema (AACTA Awards), o filme recebeu indicações para as principais categorias e venceu como Melhor Filme, Melhor Atriz para Toni Collete, Melhor Atriz Coadjuvante para Rachel Griffiths e Melhor Edição de Som.

Onde assistir? Não está disponível nas plataformas de streaming do Brasil. 

7. Procurando Nemo (2003)

Apesar de não ser um dos filmes gravados na Austrália, o longa de animação “Procurando Nemo” tem uma narrativa ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália. A história muitos de nós já sabemos, não é mesmo?

Conheça: A grande barreira de coral em Queensland, Austrália

Na história, Marlin, um peixe-palhaço, precisa encontrar seu filho, Nemo. O filme mostra todas a riqueza da fauna e da flora australiana de maneira muito verossímil, visto que os animadores e produtores estudaram a riqueza natural do país.

A curiosidade é que para dar mais veracidade à história, os estúdios da Pixar escolheram atores australianos para dar voz aos personagens. Com isso, o sotaque ouvido na versão original em inglês é o australiano e não o estadunidense! Ah, e P. Sherman, 42, Wallaby Way existe realmente! 

Onde assistir? Você pode assistir a Procurando Nemo na Netflix!

8. Lion – Uma Jornada para Casa (2016)

Esse filme australiano é uma co-produção entre o Reino Unido, a Austrália e os Estados Unidos. Ele é baseado na história real de Saroo Brierley, um garoto indiano que se perdeu do irmão e dos pais em uma estação de trem na Índia.

Depois de passar inúmeras dificuldades e morar na rua, Saroo foi adotado por um casal australiano e se mudou para a Tasmânia. 25 anos depois, Saroo resolve procurar seus pais biológicos com a ajuda do Google Earth e seus amigos e namorada. 

O filme contou com atores de peso, como Dev Patel (Quem Quer ser um Milionário?, 2006), Rooney Mara e Nicole Kidman. Além disso, o filme recebeu seis indicações ao Oscar e várias outras indicações à prêmios especializados em cinema. 

Onde assistir? O filme está disponível em streaming na Netflix

9. Filmes australianos: Matrix (1999)

A co-produção entre os Estados Unidos e Austrália fez com que a primeira parte da trilogia de Matrix tivesse seu filme gravado na Austrália. Suas cenas de interior foram gravadas no Fox Studios em Sydney – mesmo estúdio onde Moulin Rouge,  Star Wars Episodes II e III foram gravados. A metrópole futurista do clássico de ficção científica basicamente é a região central de Sydney (CBD).

Veja também: Cidades da Austrália: Sydney, New South Wales

No filme, você poderá reconhecer espaços como a Sydney Tower, Martin Place Fountain e a St. James Railway Station.

Num futuro distópico, a realidade percebida pelos seres humanos é uma realidade simulada, criada por máquinas, a qual é chamada de Matrix. Cabe ao cibercriminoso e programador de computadores fazer com que outras pessoas sejam libertadas desse “mundo dos sonhos” em uma revolução contra as máquinas.

Onde assistir? O filme está disponível em streaming no Telecine Play

Outros filmes gravados na Austrália

O Governo Australiano incentiva fortemente a indústria cinematográfica na Austrália, com diminuição fiscal e, até mesmo, injeções de dinheiro nas produções. Tudo isso com o intuito de transformar o cinema em uma ferramenta de marketing do próprio país. Em inúmeras produções, os filmes australianos têm um elenco e equipe técnica totalmente locais. 

Um grande exemplo dessa “ferramenta de marketing” foi o filme Australia, que procurou atingir um público mais internacional do que local. Por isso, apresentou alguns estereótipos australianos que foram criticados pela população do país.

Outras grandes co-produções hollywoodianas como Superman Returns (2006) e The Great Gatsby (2013) tiveram incentivos financeiros do governo e foram filmados na cidade de Sydney, no Fox Studios. Somente o filme do Super-Homem gerou uma receita de 100 milhões de dólares na economia local.

Interessante ver como os filmes australianos podem estar mais presentes na nossa vida do que nós pensamos, não é?

Se você quer conhecer de perto a indústria de cinema da Austrália, por que não faz um intercâmbio na terra dos cangurus? O blog Rota do Canguru tem parceira com as melhores agências de intercâmbio do Brasil.

Nossas parceiras têm equipes especializadas que são craques quando o assunto é a Austrália! Solicite um orçamento gratuito conosco e iremos te colocar em contato com a agência perfeita para você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália