Comprar um carro usado na Austrália é algo que certamente um Brasileiro terá interesse em adquirir conforme sua estadia no país se alongar. Este post é sobre como comprar um carro usado na Austrália e as principais dicas não cair em armadilhas.

Como Comprar Carro Usado na Austrália

Dicas Para Comprar Carro Usado na Austrália

O primeiro passo para ter seu carro usado na Austrália é a própria busca. Existem diversos websites e car dealers, ou lojas de carro, onde você poderá achar o veículo de seu interesse. No entanto, o mais prático e rápido meio para essa busca é a internet. Os melhores sites para isso são Gumtree, uma espécie de OLX da Austrália, e o Car Sales, algo como nosso Webmotors no Brasil.

Em ambos os casos você deve tomar alguns cuidados, em especial o Gumtree, pois além de oferecer anúncios gratuitos aos usuários, algumas ofertas podem parecer muito estranha com preços de carros super baratos com poucos detalhes na descrição dos veículos. Já no car sales, os anunciantes geralmente usam os serviços pagos do site e também precisam preencher dados pessoais e do carro que são obrigatórios para o anúncio.

O segredo para comprar um carro usado na Austrália é pesquisar muito, trocar mensagens ou conversar com os donos dos carros até que você se sinta confiante para fechar o negócio. No entanto, existem algumas dicas importantes para se seguir antes de fechar um negócio:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Evite carros acima de 150.000 Km rodados

Carros usados na Austrália com motores com alta quilometragem tende a dar problemas com frequência, especialmente se forem mau cuidados pelos donos anteriores. Portanto, evite carros com alto KM.

Evite carros com mais de 15 anos de idade

Carros de mais de 15 – 20 anos de uso geralmente tem peças e mecânica interna muito danificadas pelo tempo de uso e por isso dão muita manutenção. Muitos australianos acabam dispensando carros assim, vendendo para ferros velhos ou doando para serem reciclados em empresas especializadas.

Evite carros de cor escura

O sol australiano é muito forte e carros com cores escuras retém mais a luz solar, por isso acabam sendo muito mais quentes internamente do que os de cores claras.

Compre um carro com Ar-Condicionado

Como dito antes, o sol na Austrália é muito intenso, por isso é muito importante procurar um carro com ar condicionado. Entretanto, não se preocupe muito com isso, pois a maioria dos veículos aqui tem ar condicionado de fábrica.

Verifique o Green Vehicle Rate do veículo

O governo Australiano disponibiliza detalhes sobre emissão de gases poluentes dos veículos do país. Procure um carro usado na Austrália que emita menos que 188 g/km de CO2, pois são mais amigáveis com a natureza.

Evite carros com consumo maior que 9 litros por 100 km

Na Austrália o consumo de combustível é medido em litros para cada 100 km, ou seja, 9 litros por 100 km rodados representa 11 km rodados por litro. O Ford Ka é um exemplo de carro econômico e barato na Austrália, veja abaixo:

Procure carros com no mínimo 3 estrelas de segurança

Na Austrália existe o site ANCAP que mede a segurança dos veículos de forma independente às montadoras de carros Australianas. Carros com 3 estrelas são os que foram testados e tendem a não provocar acidentes fatais.

Pesquise por carros com registro ou rego

Os carros na Austrália precisam ter um registro anual, chamado também de rego, para poder rodar nas ruas do país, algo como nosso IPVA no Brasil. Pesquise e compre um carro com o rego válido, pois te poupará um bom dinheiro na hora de transferi-lo para seu nome.

Caso necessite fazer o Registration do carro (Rego), o custo envolvido para carros com motor de 4 cilindros (maioria dos carros) é de aproximadamente AU$ 190 por 6 meses de registro. Além disso, é necessário o pagamento do CTP, explicado abaixo, dando um total de mais de AU$ 370 para o registro do carro para 6 meses de uso na Austrália.

Seguro obrigatório do carro CTP

Todo carro na Austrália é obrigado a ter um seguro obrigatório chamado Compulsory Third Party Insurance – CTP. Esse seguro cobre qualquer responsabilidade legal por lesão ou morte devido a um acidente de carro que o segurado for responsável, seja o incidente com o motorista, passageiros, pedestres ou ciclistas. O custo do CTP por 6 meses é de AU$ 180 a AU$ 190.

Verifique se o RWC está incluso na compra

Todas pessoas que estiverem vendendo um carro na Austrália devem obrigatoriamente fazer o RWC – road worthy certificate para o carro. Este é o certificado de segurança, que atesta a segurança mínima do veículo para que o próximo dono possa dirigi-lo de forma segura nas ruas daqui. Portanto, quando for comprar um carro, certifique-se de que o vendedor já está com o RWC do veículo em mãos para que você possa comprá-lo sem surpresas

Avalie o valor do carro no mercado

Na Austrália também existe algo parecido com a Tabela FIPE Brasileira, que calcula o preço médio dos carros que estão à venda. Verifique se o carro de seu interesse está dentro do preço de mercado antes de fazer qualquer oferta.

Verifique o “passado” do carro

Em média, com apenas AU$ 36.95 é possível solicitar em algumas empresas especializadas, o histórico do veículo de seu interesse. Às vezes vale a pena pagar esse valor para ter certeza de que o carro nunca teve problemas sérios (chamado aqui de Written Off), se já foi roubado, batido e entre outros.

carro batido na australia

Considerações Finais Para Comprar Carro Usado na Austrália

Para finalizar uma dica importante. Após comprar um carro usado na Austrália, é recomendável que o comprador faça o Third Party Property Insurance, ou “Seguro contra acidentes à propriedades de terceiros”, que é o seguro que cobre acidentes à propriedades e veículos de terceiros.

Isso é importante, pois é muito comum encontrar carros luxuosos e caros nas ruas da Austrália, e caso haja um acidente com esses tipos de veículos, o segurado estará coberto nos custos envolvidos para o conserto dos carros de terceiros. Entretanto, este tipo de seguro não cobre os custos envolvidos no carro do segurado. O custo deste seguro é entre AU$ 200 a AU$ 400 por ano dependendo do carro.

Para o seguro total de um carro, existe o chamado Comprehensive Car Insurance, que basicamente cobre os custos de acidentes com o carro do segurado e terceiros, furtos, roubos, batidas, transporte de emergência e entre outros. O custo deste seguro é entre AU$ 400 a AU$ 700 por ano dependendo do veículo.

Indicaria as seguradoras Budget Direct e a RACQ para esses tipos de seguros de carros na Austrália, pois são umas das maiores e mais seguras daqui. Entretanto, existem muitas outras seguradoras de veículos. Entre no site da Canstar para comparação de serviços e preços das seguradoras disponíveis no país.

Todo o processo para assegurar um veículo na Austrália pode ser feito pelos sites dessas empresas e levam entorno de 5 minutos para ser realizado, ou seja você pode ter seu veículo assegurado em questão de minutos aqui na Austrália.

Indicamos a leitura do post sobre Como Fazer a Transferência de Um Veículo ou Carro na Austrália, pois esse é o processo que toda pessoas terá que fazer logo após comprar um carro na Austrália.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.