É muito comum de ver em várias regiões da Austrália pessoas mobiliando suas casas com móveis usados ou então muitas vezes acabam comprando alguns itens novos e acrescentam uma coisinha ou outra usada em suas residências. Neste post contamos como podemos fazer para mobiliar uma casa com móveis usados na Austrália.

Muitos de nós Brasileiros crescemos com o sonho de ter a casa dos sonhos, mobiliada e do jeitinho que queríamos. Sonho que muitas vezes custa uma vida inteira de trabalho e esforço. A questão é que só depois de algum tempo morando na Austrália que percebi que esse sonho não se passava de uma mera ilusão.

Quando chegamos na Austrália, uma das primeiras coisas que fomos pesquisar para comprar foi um Iphone, que por sinal foi o meu primeiro produto de segunda mão da minha vida. Sempre gostava de coisas novas, mas desta vez tentei algo diferente.

De início, não estava muito conformada com a ideia, pois pensei que o produto provavelmente teria algo de errado, já que se alguém quer vendar um celular, é porque ele poderia ter algum problema e por isso estão vendendo.

Foi aí que me enganei. O celular estava impecável, funcionando perfeitamente. Usei-o por mais de dois anos e nunca tive nenhum problema com ele. A pouco tempo atrás, ainda consegui revende-lo por um preço bem razoável. Foi à partir daí que comecei a perceber o quão comum é comprar e vender coisas usadas pela internet na Austrália.

Infelizmente trazemos do Brasil a mentalidade de quando se vende produtos usados é porque tem grandes chances de estarem danificados, antigos ou porque parou de funcionar alguma coisa. Talvez nem todos pensem assim, mas era assim que pensava sobre o assunto antes de viver na Austrália.

Na terra dos cangurus isso também pode acontecer, mas a proporção de coisa usadas em ótimas condições ou pessoas de boa índole que só estão interessadas em passar adiante produtos bom e de qualidade que não estão usando mais, é bem maior.

Um exemplo típico é de casais Australianos que os filhos saíram de casa para seguir a vida deles em suas próprias casas. Os pais geralmente vendem as coisas que não irão mais usar. Ou então para quem quer renovar toda a casa e não precisam mais dos “produtos antigos” depois da renovação.

Em outras palavras, eles não estavam vendendo porque os móveis estavam antigos ou quebrados, e sim porque eles não irão usar mais esses materiais, consequentemente não havendo a necessidade de continuar acumulando tanta coisa em casa.

Passamos por muitas casas aqui na Austrália e muita gente têm pelo menos alguma coisinha usada ou se não a casa inteira composta por produtos de segunda mão comprados pela internet. A equação é muito simples, você vai comprando de pouco em pouco, sem pressa e sem desespero.

Temos um casal de amigos que mobiliaram a casa inteira com produtos de segunda mão. Somente a cama e a máquina de lavar que foram comprados novos. Abaixo está o que eles relataram sobre isso:

”… Fomos comprando aos poucos, sem desespero. Achamos um sofá do jeito que queríamos, novo, aconchegante e bem cuidado por AU$300, sendo que o preço original seria uns A$1,500. Assim que compramos, no dia seguinte levamos para lavagem à seco. Ficou novinho parecia que tinha saído da loja naquele momento. Depois disso achamos uma geladeira aço inox novinha por AU$180. Têm muitas coisas boas e baratas que muitas vezes só precisam de pequenos retoque, conserto ou limpeza…”

Isso não quer dizer que na Austrália só existam produtos em bom estado. Claro que isso acontece também, porém para quem gosta de pesquisar na internet, achará muitas coisas bacanas, semi-novas, de alta qualidade e com preços baixíssimos.

Como Achar Móveis Usados na Austrália

O primeiro site recomendado é GumTree. É uma ótima ferramenta para quem está interessado em comprar produtos ou móveis usados na Austrália. Lá você acha anúncios de todos os tipos, venda de casas, carros, móveis, eletroeletrônicos, ferramentas, pets, roupas, livros, jóias e muito mais.

O Gumtree se parece com o OLX do Brasil. Nele é recomendado que se compre produtos pessoalmente dos anunciantes, nunca por correios. Isto para evitar fraudes, pois como descrito no post Evite Fraudes Em Compras Online na Austrália, isto pode acontecer.

Cash Converters é um outro bom lugar para achar algumas peças usadas para a casa. Esta empresa compra produtos e móveis usados das pessoas e revende-os em seu site ou em suas diversas lojas espalhadas pela a Austrália.

O bom do Cash Converters é que você pode visitar as lojas e verificar os produtos usados pessoalmente. Eles também oferecem garantia, o que é muito bom e nos dá mais tranquilidade na hora da escolha do que queremos comprar.

Existe também o Facebook Marketplace também. Este é um excelente lugar para se comprar móveis, equipamentos ou materiais usados. Eles tem um filtro ótimo para selecionar o que queremos e ainda nos permite verificar o perfil do facebook das pessoas que estão vendendo produtos usados nele. Realmente vale muito a pena conferir.

Outra opção são as Garage Sales, que são as famosas vendas na garagem. Isso acontece muito pela Austrália. É possível achar garage sales através de sites como o Traderoo ou andando pelas ruas das cidades do país. Sempre há placas indicando um lugar de vendas na garagem. Geralmente os preços e qualidade dos produtos são muito bons.

Outras Opções de Móveis Usados na Austrália

Muitas pessoas acabam doando móveis também. Eles simplesmente desfazem de seus móveis, deixando na calçada para quem tiver interesse em levar. Acessem o Post sobre porque existem móveis nas calçadas da Austrália e entenda melhor como isso funciona.

Às vezes existem anúncios no Facebook Marketplace ou Gumtree de pessoas que colocam diversos produtos para doação. Basta só checar no local e pegar o móvel ou produto de interesse. Exemplos que já vimos são, cama, colchão, sofá, cadeiras, geladeira e etc.

Outra dica legal é sobre o DIY – Do it Yourself ou algo como Faça Você Mesmo, que é muito praticado na Austrália. Como muitas pessoas compram móveis e eletroeletrônicos usados, é natural que alguma coisa precise de pequenas reformas ou pinturas. As pessoas que compram esses móveis e fazem esses pequenos reparos para deixarem como novos. Além da economia ser muito maior, o móvel fica mais personalizado.

Quanto Custa Móveis Usados na Austrália

Apenas como exemplo, listamos abaixo os custos de alguns dos principais móveis usados na Austrália para se mobiliar uma casa. Claro que isso é muito variável e depende muito do gosto de cada um, mas vale para se ter uma ideia do quanto custaria para mobiliar uma casa com móveis bons e usados na Austrália:

  • Cama e Colchão: Entre AU$ 100 à AU$ 200
  • Sofá 3 Lugares: Entre AU$ 100 à AU$ 300
  • Geladeira: Entre AU$ 50 à AU$ 300
  • Fogão 4 Bocas: Entre AU$ 50 à AU$ 200
  • Lava-Roupa: Entre AU$ 200 à AU$ 300
  • Microondas: Entre AU$ 30 à AU$ 60
  • Televisão: Ente AU$ 50 à AU$ 100
  • TOTAL: Entre AU$ 580 à AU$ 1.460

Lembre-se de que o importante é pesquisar bem para conseguir achar produtos bons, em ótimo estado, baratos e com excelente qualidade. Não basta uma pequena olhada nos sites, tem que pesquisar bastante.

Para concluir, para quem está no Brasil talvez seja estranho ler sobre esta realidade da Austrália. Só depois de morar no país percebemos isso melhor, mas é como se existisse um senso maior de reutilização das coisas no país. Portanto, com um valor baixo é possível mobiliar uma casa toda na Austrália com móveis usado e de qualidade.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.