Este post fala sobre um problema que às vezes acontece na Austrália, aconteceu conosco também. As fraudes que ocorrem em lojas virtuais e sites de comércio eletrônico da Austrália pouco se fica sabendo. Aprenda a evitar fraudes em compras online no país.

crime online na australia

Pode parecer estranho, mas não é tão difícil de achar pessoas que já tiveram problemas com crimes online nos sites de vendas da Austrália. Infelizmente nós mesmos fomos vítimas deste tipo de fraude e iremos compartilhar neste post.

Como definição básica, a Polícia Federal da Austrália caracteriza uma fraude online como qualquer tipo de fraude que use email, sites ou sistema de mensageria para conduzir uma vítima a transações financeiras fraudulentas.

Tipos de Crimes Online

Os principais tipos de crimes online que acontecem na Austrália são através dos internet banking dos bancos Australianos e em compras online fraudulentas em sites de ecommerce, leilão como eBay e de anúncios como Gumtree.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Em nosso outro post Previna-se de Telemarketing e Fraudes na Austrália, falamos sobre os outros tipos de fraudes que acontecem bastante no país que vale a pena conferir. Nele falamos sobre os esquema em loterias, roubo de identidade, telemarketing falso e entre outros.

Outro canal muito bom com muitas dicas de proteção ao consumidor e informações sobre os tipos de fraudes que acontecem na Austrália é o site do Governo Australiano ScamWatch, que é mantido pelo Departamento de Proteção ao Consumidor da Austrália ou Australian Competition and Consumer Commission – ACCC.

Internet Banking

Os Bancos da Austrália são consequentemente seus internet bankings, são muito bem equipados, modernos e com um alto nível de segurança, o que dificulta qualquer tipo de ataque hacker nesses sistemas. Entretanto, é justamente por esta razão que os criminosos online focam seus esforços em enganar os clientes dos bancos, que podem ser vulneráveis.

A Australian Bankers Association (ABA), ou Associação dos Banqueiros da Austrália, reporta uma lista grande de fraudes que seus clientes recebem por ano e baseado nesses casos. A ABA montou um guia de prevenção de crimes de internet banking muito interessante para os clientes de bancos Australianos se protegerem de ataques hackers e pessoas maliciosas.

De forma geral o que acontece é que os criminosos tentam enganar suas vítimas com técnicas que muitas vezes parecem ser convincentes e que no fim acabam revelando informações bancárias preciosas de seus alvos, fazendo com que o crime seja possível.

A fraude mais comum no internet banking é o Phishing, que é quando o fraudador envia email ou SMS à sua vítima, também chamado de Hoax Email, com conteúdo convincente onde a pessoa acaba sendo enganada e tem seus detalhes pessoais e bancários roubados.

Ao clicar nos links desses hoax emails, a vítima é direcionada a um internet banking falso muito parecido com o verdadeiro. Este site fake captura todos os dados inseridos nele e envia para o fraudador.

Para se prevenir do Phishing na Austrália é importante saber que os Bancos Australianos não enviam emails ou SMS para seus clientes solicitando detalhes de suas contas bancárias, acesso imediato ao internet banking ou arquivos para o usuário fazer o download.

Sempre que precisar entrar no internet banking, o cliente deve acessar sempre pelo próprio site ou aplicativo de celular do Banco Australiano, mas nunca por email ou clicando em algum link de email, pois os banco sabem que é assim que os criminosos se infiltram nos computadores de suas vítimas.

Caso uma pessoa seja vítima de fraude envolvendo o internet banking, o mais indicado neste caso é entrar em contato imediatamente com o Banco, fazendo uma reclamação do caso. Geralmente existe uma sessão nos sites dos bancos onde se pode fazer uma denúncia ou reclamação, como podemos ver na imagem abaixo:

segurança banco da australia

Compras Online

De acordo com estudos feitos em 2013, mais de 50% das pessoas que vivem na Austrália usam a internet para comprar online produtos e serviços no país. Esse realmente é um ótimo indicador da economia Australiana, mas também é um número que atrai a atenção de fraudadores e estelionatários.

Os principais alvos dos criminosos online são sites de leilão como Ebay (uma versão melhorada do Mercadolivre no Brasil), sites de classificados como o Gumtree (site no estilo do OLX no Brasil) e também pequenos ecommerces.

Nesses sites os estelionatários e fraudadores usam de diversas técnicas para ludibriar e enganar os seus alvos. Abaixo está a lista dos esquemas fraudulentos mais utilizados por criminosos na Austrália:

  • Venda de produtos roubados ou falsificados
  • Venda de produtos quebrados sem informar isso no anúncio
  • Anúncio de produtos barato e após comprar, o produto nunca chega ao comprador
  • Venda de produtos milagrosos, mas que não funcionam realmente
  • Solicitação de dinheiro antecipado no Gumtree sem ver o produto pessoalmente

É importante saber também que a Australian Cybercrime Online Reporting Network – ACORN, Rede de Denúncia Online de Cyber Crime Australiano, é o departamento da Polícia Australiana que investiga e combate crimes online no país.

De acordo com a ACORN, a melhor forma de combater crimes pela internet em sites de compra online é através da prevenção e denúncia desses casos. Abaixo seguem as principais dicas de como se prevenir destes problemas:

  1. Faça uma pesquisa sobre o vendedor ou site
  2. Leia os comentários e análises de consumidores do vendedor ou site
  3. Verifique as garantias e política de retorno de produto do site
  4. Nunca envie dados pessoais ou bancários por email
  5. Em sites de classificados, agende sempre a compra do produto presencialmente
  6. Encontros com anunciantes de classificados apenas em lugares seguros (ex: Shoppings)
  7. Compre sempre em sites seguro, que usam o protocolo “https” como na imagem abaixo

site seguro da Austrália

Com essas medidas de precaução o comprador já terá grandes chances de evitar problemas com compras online aqui na Austrália. Entretanto, pode ser que mesmo assim a pessoa seja vítima de estelionato ou fraude. Nestes casos, é importante que uma denúncia seja feita o mais breve possível após o acontecimento.

Abaixo alguns cenários para se denunciar uma fraude em compra online na Austrália:

Site de Leilão – Ebay:

  1. Abra uma resolução de problema no Ebay
  2. Se não resolver, abra um boletim de ocorrência na ACORN
  3. É possível também abrir uma reclamação no site da ScamWatch


Site de Classificados – Gumtree:

  1. Reporte uma fraude no Gumtree
  2. Se não resolver, abra um boletim de ocorrência na ACORN
  3. É possível também abrir uma reclamação no site da ScamWatch


Site de Ecommerce:

  1. Abra uma reclamação no Australian Competition & Consumer Commission – ACCC
  2. Se não resolver, abra um boletim de ocorrência na ACORN
  3. Se quiser levar para a justiça, abra uma disputa na justiça de pequenas causas do estado em que mora
  4. É possível também abrir uma reclamação no site da ScamWatch

Uma observação é que não adianta ir à uma delegacia de polícia fazer um boletim de ocorrência em casos de estelionato ou fraude pela internet, pois como mencionado acima, o departamento da Polícia responsável por casos como esses é o ARCON.

Conclusão

Para encerrar este post, deixamos uma dica bem legal sobre como se precaver de fraudes de todos os tipos na Austrália. A ACCC criou um pequeno livro gratuíto chamado de “The Little Black Book of Scams“, O Pequeno Livro Negro de Fraudes, que é baseado em casos reais de fraudes que acontecem na Austrália e que certamente pode ajudar muita gente a se prevenir deste tipo de crime.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCmYsDyYbmVI-_ODvxkDhjow

Precisando de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.