Considerada uma das 15 melhores cidades para se viver no mundo, Sydney, Austrália, é uma cidade como nenhuma outra! Construída às margens do Oceano Pacífico, o estilo de vida praiano e, ao mesmo tempo, muito cosmopolita, faz com que a cidade seja uma caixinha de surpresas para todos os seus visitantes! No post de hoje, nós vamos falar sobre essa incrível cidade.

Navegue pelo artigo

Um pouco da história de Sydney, Austrália

A cidade de Sydney, Austrália, foi fundada por colonos britânicos que chegaram à cidade em meados do século XVIII. Entretanto, registros arqueológicos apontam que a região já era habitada há milhares de anos pelos aborígenes.

O primeiro europeu a chegar em Sydney foi James Cook, que ancorou seu navio em Botany Bay em 29 de abril de 1770. Contudo, a cidade só foi fundada em janeiro de 1788, quando deu início à nova colônia britânica – Nova Gales do Sul. Inicialmente, essa colônia serviria como um local para prisão dos condenados do Reino Unido.

Os condenados trabalhavam para desenvolver a cidade, construindo pontes, cais e edifícios públicos. Por volta de 1820, a cidade já estava relativamente bem estabelecida para a época, contando com mercados, policiamento e bancos. Uma década mais tarde, em 1830, imigrantes britânicos livres foram buscar uma vida melhor na cidade de Sydney, Austrália.

A partir da segunda metade do século XIX, Sydney viveu um desenvolvimento acelerado. Com as grandes corridas do ouro e a industrialização, a cidade se expandiu e se desenvolveu, além de ter atraído inúmeros outros imigrantes. A infraestrutura foi melhorando, linhas de trem surgiram ligando a cidade ao interior. No início do século XX, já viviam na cidade mais de um milhão de habitantes.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Sydney, Austrália: hoje em dia

Sydney é, hoje em dia, uma cidade com pouco mais de 5,1 milhões de habitantes. Boa parte da população da cidade é bastante jovem e isso reflete fortemente na cultura e estilo de vida locais.

Não há dúvidas de que a cidade é um lugar cheia de vida, jovem, dinâmico e alegre. Graças aos inúmeros imigrantes que ajudaram – e ainda ajudam – a construir Sydney, a cidade é um lugar com uma atmosfera extremamente cosmopolita e multicultural.

Sydney Australia

Por seu povo ser bastante receptivo e amigável, Sydney é um dos destinos preferidos para quem quer fazer um intercâmbio na Austrália

Além disso, cidade tem uma infraestrutura incrível. Há um altíssimo nível de desenvolvimento humano (IDH), bem como um sistema dos sistemas de transportes públicos mais avançados do mundo.

Para quem quer estudar, Sydney, Austrália também é o lugar perfeito. Uma das melhores Universidades do mundo tem campus na cidade. Além disso, há excelentes escolas de idiomas.

A melhor época para conhecer Sydney depende muito do que você quer fazer. Se quiser pegar uma praia, o ideal é o verão, que tem temperaturas bem quentes. Se você quer quer fazer programas mais indoors, a dica é pelo inverno ou outono, quando as temperaturas estão mais amenas.

Normalmente, durante o outono e inverno, a cidade costuma receber menos turistas, sendo épocas de baixa temporada. Mas se você quer aproveitar o melhor das estações, escolha a primavera! Nessa época a cidade recebe menos turistas e, ainda por cima, você poderá pegar temperaturas mais amenas (e mesmo assim curtir as praias).

Mas afinal, o que fazer em Sydney, Austrália?

Seja apenas para passar alguns dias turistando ou para morar por um bom tempo, Sydney é uma cidade que revela surpresas a cada esquina. Sem dúvidas, a cidade promete surpreender todos que passam por ela! Nós fizemos um pequeno roteiro de 4 dias para você aproveitar o que há de melhor na cidade!

Day 1: Sydney Opera House, Harbour Bridge e The Rocks

Opera House e Sydney Harbour Bridge

Um dos grandes destaques na paisagem da cidade é a Sydney Opera House. Você pode vê-la logo da janela do avião, quando está chegando em Sydney, Austrália. Sem sombra de dúvidas, a Opera House é o monumento mais icônico do país e uma das obras mais emblemáticas da cidade. Por meio de um tour pelos bastidores, ela pode ser o seu primeiro ponto de parada na cidade!

Bem ali perto está a Sydney Harbour Bridge. Apelidada de The Coathanger, essa ponte é outro grande ícone arquitetônico da cidade e liga o Central District Business à costa norte da cidade. Você pode não só passar pela ponte, como escalá-la até o seu ponto mais alto, a 134 metros de altura! A vista lá de cima é de tirar o fôlego! Você poderá ver a cidade desde o Circular Quay até as montanhas a oeste de Sydney.

Termine o dia com um happy hour que vai até o fim da noite em The Rock. Esse bairro bem na entrada da Harbour Bridge é um dos lugares mais badalados da cidade para quem quer aproveitar uma vida noturna como os locais. O The Rocks Market é um grande mercado ao ar livre no qual turistas e locais se misturam para comprar artigos artesanais e comida de rua. Mas não só isso: se você procurar direitinho, você encontra de tudo!

Day 2: Hyde Park, Oxford Street, Bondi Beach e The Strand Arcade

Hyde Park Sydney Australia

Seu segundo dia em Sydney, Austrália, pode começar com um passeio no Hyde Park. Esse é o parque municipal mais antigo do país. Com mais de 580 espécies de árvores exóticas e nativas, ele abriga uma série de monumentos que fazem parte da cultura e história da cidade. O ANZAC Memorial relembra os heróis de guerra que lutaram pela Austrália e Nova Zelândia durante a I Guerra Mundial. A Archibald Fountain é outro símbolo do parque. E os jardins repletos de obras de arte e monumentos fazem do parque um verdadeiro museu a céu aberto.

Do Hyde Park, conheça a Oxford Street enquanto faz o caminho em direção à Bondi Beach. A avenida é uma das regiões mais famosas da cidade para compras. No caminho você pode visitar as boutiques mais chiques da cidade e comer em alguns dos restaurantes mais deliciosos de Sydney, Austrália.

Ao chegar no final da Oxford Street você estará quase em Bondi Beach, a praia mais famosa e mais badalada de Sydney, Austrália. Encontre seu lugarzinho na areia e aproveite o restante do dia! A praia é perfeita para tirar fotos, ver o nascer ou o pôr-do-sol. Portanto, seja no amanhecer ou no anoitecer, Bondi Beach brilha em qualquer horário do dia!

Bondi Beach Sydney Australia

Se você quiser mergulhar de cabeça no lifestyle de Bondi Beach, aproveite para fazer uma aula de surf ou caminhe pela Bondi to Coogee Coastal Walk. De maio a novembro você poderá observar as baleias em sua migração anual. Há, também, um calendário exclusivo de eventos para você aproveitar em Bondi durante o ano todo.

Depois de assistir ao belíssimo pôr-do-sol em Bondi Beach, faça um passeio pelo Strand Arcade! Construído em 1892 em estilo vitoriano, esse shopping é hoje o maior centro de estilo e design de Sydney. Você pode não comprar nada por lá, mas todo o visual arquitetônico do local faz valer a pena a visita!

Veja também: Cidades da Austrália – Melbourne, Victoria

Day 3: Museum of Contemporary Arts Australia, The Royal Botanic Garden Sydney, Art Gallery of New South Wales, Sydney Tower Eye e Darling Harbour

No terceiro dia você pode fazer um passeio um pouco mais cultural. Comece o dia na George Street, fazendo um passeio pelo Museum of Contemporary Arts Australia. Dedicado ao trabalho dos artistas do dia de hoje, o MCA é uma grande oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura Australiana. Por lá, você vai poder apreciar mais de 4 mil trabalhos de artistas australianos.

Bem ali ao lado está o Royal Botanic Garden Sydney. Esse jardim botânico tem mais de 1,4 milhão de espécies botânicas distribuídas em uma enorme área bem perto do centro de Sydney, Austrália. Então, fazer um passeio por essa região é ter contato com a rica flora do país. Sua localização privilegiada no deslumbrante porto de Sydney garante que ele seja uma das atrações mais visitadas da cidade.

Art Gallery New South Wales Sydney Australia

Aproveite que você está pelo Botanic Garden e visite a Art Gallery of New South Wales. Inaugurada em 1871, a Galeria é uma das principais instituições culturais da Austrália. Por lá você poderá apreciar a grande mostra de obras de artistas australianos e internacionais do passado e do presente. Além disso, você poderá conhecer um pouco da cultura aborígene australiana com a incrível exposição permanente da Yribana Gallery, dentro da Art Gallery of NSW.

Do Observation Deck da Sydney Tower Eye, o mais alto edifício da cidade (309 metros, no total), você poderá apreciar a vista incrível da cidade durante um pôr-do-sol. No andar de cima há o 360 Bar and Dinning, onde você poderá ter uma vista panorâmica de toda a cidade neste restaurante giratório.

Sydney Tower Eye Australia
via Flickr @ Terrazzo

Se não quiser tomar um drink ou jantar no bar da Sydney Tower, siga para Darling Harbour. Essa região tem uma vida noturna bastante agitada e conta com várias atrações para quem quer se divertir.

Day 4: vinícolas de Hunter Valley

Mesmo que não sejam tão conhecidos como os europeus, a Austrália possui uma enorme produção de vinhos. E bem perto de Sydney, Austrália, você pode conhecer algumas das vinícolas que produzem as grandes marcas da bebida no país. Tire um dia para isso, pois bebericar em Hunter Valley é um passeio para aproveitar e relaxar!

hunter Valley Sydney Australia

Você pode conhecer essas vinícolas tanto por conta própria, com um carro alugado, como por meio de algumas excursões turísticas. Além disso, sua bebida vai ser acompanhada por excelentes refeições, que são preparadas com alimentos frescos produzidos na região.

Você ainda pode aproveitar para conhecer as vinícolas de cima ao fazer um passeio de balão. Ou, então, pode passear a cavalo pelos parreirais e conhecer um pouco da natureza da de Hunter Valley.

Você não pode deixar de visitar em Sydney, Austrália

Mesmo que não estejam no roteiro, nós ainda deixamos separados alguns “must-see” da região de Sydney. São locais que você pode tirar um dia todo para visitá-los e ficar em contato com o melhor da natureza da Austrália. Veja só!

Blue Mountains

Blue Mountains Sydney Australia

A pouco mais de 60 km a oeste de Sydney, Austrália, você chegará às Blue Mountains. Essa grande região montanhosa é o destino ideal se você quiser entrar em contato com a natureza selvagem Australiana.

Elas levam esse nome graças à mistura das gotículas de óleo que emanam dos grandes eucaliptos com os raios de sol que colorem a paisagem das Blue Mountains.

Um dos marcos naturais mais famosos da Austrália está lá: são as Three Sisters, um conjunto de três formações rochosas que se erguem a partir de um vale nas Blue Mountains. Você também pode fazer as inúmeras trilhas do Parque e se jogar nas águas das cachoeiras. Dependendo do seu espírito aventureiro, é possível até acampar por lá!

Palm Beach

Palm Beach Sydney Australia

Se você planeja passar o dia em Palmy – como os locais chamam, é bom levar sua prancha de surf! A pouco mais de 1h de carro do centro de Sydney, Austrália, Palm Beach é um grande destino para quem quer belas praias sem aquela multidão de gente.

Além de surfar, você pode andar de caiaque, velejar ou, até mesmo, fazer ecoturismo pela natureza exuberante da península.

Não tem como não se encantar por Sydney, Austrália!

Sydney é uma cidade incrível! É impossível não ficar impressionado com todos os aspectos da cidade. Há um cenário cultural incrível, um povo acolhedor e paisagens exuberantes. Seja para turistar, para fazer um intercâmbio ou morar de vez, Sydney, Austrália é, sem dúvidas uma cidade perfeita!

Por falar em intercâmbio, se você estiver planejando estudar em Sydney, entre em contato com a Optima Intercâmbio! Eles são parceiros aqui do Rota do Canguru e tem os melhores pacotes para quem quer fazer um intercâmbio em Sydney ou na Austrália. Ah, se você quiser conhecer outros destinos, eles também têm programas de intercâmbio para vários outros países do mundo!