O processo de aplicação a algum visto para a Austrália segue vários e rígidos critérios para sua aprovação. Um desses critérios é o nível de inglês do candidato, que é exigido para alguns vistos de estudante, trabalho (os chamados skilled visas) e para alguns visto de permanência no país. Assim, o governo australiano aceita diversos exames de proficiência em inglês para comprovar os diferentes níveis no idioma. Veja quais são esses testes abaixo.

1. IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS é o teste mais comum e mais aceito pelas instituições de ensino da Austrália para comprovar a proficiência em inglês.

Ele consiste em 4 módulos que testam várias habilidades da língua inglesa que os estudantes costumam encontrar. O IELTS é dividido em duas categorias: Academic e General Training. Os módulos são os mesmos (listening, speaking, reading e writing), o que muda é o propósito e o nível de dificuldade entre eles.

Enquanto o Academic é voltado para estudantes que buscam ensino superior, o General Training é focado em quem planeja estudar inglês para fins não-acadêmicos, para trabalho ou para fins de imigração.

2. TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é um teste de proficiência que avalia a habilidade dos candidatos em usar e entender o Inglês de nível universitário. Assim, a prova do TOEFL avalia quão bem os candidatos combinam os 4 módulos (listening, speaking, reading e writing) para desempenhar tarefas acadêmicas.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

3. PTE Academic

Outro dos exames de proficiência aceito pelo governo da Austrália para aplicação a algum visto é o PTE Academic. Esse exame também avalia as habilidades do candidato por meio do inglês acadêmico e, ainda, usa os diversos sotaques que o estudante poderá encontrar no dia-a-dia.

3. OET (Occupational English Test)

O exame de proficiência em inglês OET é voltado para profissionais da área de saúde. Ele avalia o idioma por meio das quatro habilidades linguísticas em 12 diferentes profissões da área da saúde. Além disso, ele analisa a capacidade desses profissionais se comunicarem efetivamente em ambientes médicos, escrever uma carta de encaminhamento ou de alta ou, até mesmo, a habilidade de conduzir uma consulta com o paciente.

estudante escrevendo em uma folha

5. Cambridge C1 Advanced (CAE)

O exame Cambridge English é outro exame de proficiência em inglês aceito pelo Governo da Austrália para comprovar seu nível de inglês. Ele é formulado pela Universidade de Cambridge e consiste, também, em quatro módulos.

 

Equivalência

O Department of Home Affairs, responsável pela imigração na Austrália, considera vários níveis de proficiência na língua inglesa. Sua nota é determina em qual nível você estará e esse nível é necessário para você ser considerado apto à aplicação a algum visto disponível no país.

Para o nível Functional, é necessário ter feito um teste de proficiência em inglês em um período de anterior a 12 meses da aplicação ao visto. Para os outros níveis, você poderá comprovar sua proficiência em inglês por meio de algum desses exames feitos em um período de até 3 anos anteriores à sua aplicação ao visto.

Veja abaixo como o Department of Home Affairs considera sua pontuação de acordo com os níveis estabelecidos:

Nível de proficiência em inglês na Austrália

 IELTSTOEFL iBTPTE AcademicOETCambridge C1 Advanced (CAE)
FunctionalPelo menos 4,5 pontos/móduloPelo menos 32 pontos no totalPelo menos 30 pontos/módulo-Pelo menos 147 pontos/módulo
VocationalPelo menos 5 pontos/módulo4 pontos em listening e reading; 14 em writing e speakingPelo menos 36 pontos/móduloPelo menos B por móduloPelo menos 154 pontos/módulo
CompetentPelo menos 6 pontos/módulo12 pontos em listening; 13 em reading; 21 em writing e 18 em speakingPelo menos 50 pontos/móduloPelo menos B por móduloPelo menos 169 pontos/módulo
ProficientPelo menos 7 pontos/módulo24 pontos em listening e reading; 27 em writing e 23 em speakingPelo menos 65 pontos/móduloPelo menos B por móduloPelo menos 185 pontos/módulo
SuperiorPelo menos 8 pontos/módulo12 pontos em listening; 29 em reading; 30 em writing e 26 em speakingPelo menos 79 pontos/móduloPelo menos A por móduloPelo menos 200 pontos/módulo