Se você acha que a Austrália é só a terra do canguru, você se enganou! Inúmeras invenções australianas são usadas hoje em dia na medicina, na aviação e, principalmente, na sua casa! Conheça algumas delas!

10. Caixa preta de aviões

O engenheiro de aviação australiano, David Warren, viu a necessidade de se registrar com maior precisão os dados de voo e as informações trocadas pelos pilotos dentro do cockpit após participar da investigação dos inúmeros acidentes ocorridos com modelos do De Havilland Comet, o primeiro jato comercial do mundo.

caixa preta avião Austrália

Por isso, em 1953, reuniu um grupo de cientistas para criar um dispositivo que permitia a gravação de dados de voo e a gravação de áudio do cockpit. A partir daí, surgiram as famosas caixas pretas (que na verdade são laranjas por motivos de segurança). Apesar de certa resistência, ela se tornou um requisito obrigatório para aviões comerciais em 1960.

9. Filmes longa-metragem

Cena do filme The Story of the Kelly Gang
Cena do filme “The Story of the Kelly Gang”

O que seria de Hollywood sem a Austrália? Em 1906, o primeiro longa-metragem do mundo foi gravado em Melbourne. Os rolos do filme mudo “The Story of the Kelly Gang” corriam nos projetores de cinema por cerca de 70 minutos e tinham mais de 1200 metros de extensão. Em 2007, a UNESCO declarou o que restou do filme como um Registro da Memória do Mundo.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

8. Implante coclear

implante coclear inventando na Austrália

Inventado por Graeme Clarck, professor da Universidade de Melbourne, na década de 1970, implante coclear é um dispositivo eletrônico que ajuda pessoas com grande perda auditiva a escutarem. Ele é implantado na cabeça e estimula eletronicamente o nervo auditivo. O pai de Graeme era surdo, por isso ele embarcou nessa jornada de ajudar as pessoas com deficiência auditiva a escutarem.

7. Furadeira elétrica

Seja para colocar uma televisão na parede ou seja para fazer pequenos reparos, você deve agradecer aos australianos! Em 1889, Arthur James Arnot, um engenheiro elétrico australiano, patenteou a primeira furadeira elétrica do mundo. No início, ela tinha a intenção de ajudar nas minas de carvão e perfurar rochas, além de ser um equipamento bem pesado e nada portátil.

invenção australiana furadeira elétrica

6. Cédulas de dinheiro de plástico

Se você nasceu antes dos anos 2000, provavelmente vai se lembrar da nota de R$ 10 de plástico. Esse tipo de nota é uma invenção australiana criada pelo Banco Central da Austrália em 1988, em parceria com a CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization), que estavam preocupados com o aumento da falsificação de dinheiro. Por isso, encontraram na cédula de polímeros uma solução mais segura e mais durável. A maior dificuldade é saber como economizar seu dinheiro enquanto estiver na Austrália!

cédulas australianas de plástico

5. Wi-fi

Embora o método de transmissão de dados utilizado pela tecnologia Wi-Fi tenha sido inventado pela austríaca Hedy Lamarr (que inclusive era uma grande estrela de Hollywood), o Wi-Fi, de fato, só foi inventado por cientistas australianos em 1992.

pessoa usando wifi do smartphone

John O’Sullivan e o CSRIO estavam procurando por ecos de buracos negros e precisavam de uma maneira para os computadores se comunicarem sem o uso de fios. Para isso, Sullivan retrabalhou os padrões criados por Lammar e deu origem a essa tecnologia tão usada por todos nós!

4. Scanner de Ultrassom

Os scanners de ultrassom, que são utilizados para “ver” dentro do corpo humano, é uma invenção australiana que revolucionou a vida das mamães grávidas a partir da década de 1970. Isso porque essa invenção possibilitou ver o desenvolvimento do bebê no útero, por exemplo, mas também é utilizado em várias outras partes do corpo com a intenção de diagnosticar problemas médicos.

ultrassom invenção australiana

3. Marcapasso eletrônico

Essa, talvez, é uma das invenções australianas que mais contribuíram para a medicina moderna. Em 1928 o anestesiologista Mark Lidwill, que trabalhava em um hospital de Sydney, criou o primeiro marcapasso artificial do mundo.

marcapasso invenção austrália

Naquela época, o dispositivo ainda era bastante rudimentar, porém conseguiu reviver com sucesso um bebê natimorto. Hoje, os marcapassos são dispositivos extremamente avançados e ajudam o coração de milhões de pessoas pelo mundo a bater.

 

 

2. Google Maps

Carro sendo guiada por aplicativo de mapa

Todo mundo já usou o Google Maps! Essa plataforma foi mais uma das invenções australianas. Ele foi desenvolvido por uma empresa de Sydney, a Where 2 Technologies, no início dos anos 2000. Mais tarde, em 2004, a Google comprou a empresa e transformou os mapas no que eles são hoje! O trabalho da W2T ajudou a posicionar a Austrália como um líder global de serviços online.

1. Sistema de refrigeração artificial

pessoa servindo cerveja

As geladeiras surgiram a partir daí, quando o australiano James Harrison foi contratado por uma cervejaria para construir uma máquina que pudesse esfriar a cerveja rapidamente. Esse sistema foi adotado em larga escala pela indústria cervejeira e, também, pelos frigoríficos.

Você viu como a Austrália está mais perto de nós do que pensávamos? Você não imaginava que todas essas invenções são de origens australianas, né?