O surf na Austrália é um dos esportes mais praticados no país. Neste post mostramos quais são as regras e o código de conduta dos surfistas Australianos. Estas informações são importantes para os Brasileiros que surfam e estão chegando ao país pela primeira vez.

surf na austrália

A cultura do surf na Austrália é muito rica, cheio de curiosidades e grandes nomes como Tom Carroll, Joel Parkinson, Mick Fanning, Mark Occhilupo, Stephanie Gilmore, Taj Burrow e entre outros. É por isso que a Austrália é considerada como um dos países que mais aprimoraram o esporte no mundo todo, tanto na questão de equipamentos quanto na de segurança.

Além disso, o país tem uma geografia que ajuda muito na prática do surf. As encostas, bahias e chão de cascalhos de algumas praias da Austrália fazem com que as ondas seja diferente, com uma alta qualidade para o surf. Veja nosso post sobre os melhores picos de surfe em Gold Coast.

Por conta disto existem diversas praias que são famosíssimas para o surf na Austrália, virando verdadeiros paraísos do esporte. Por isso todos os anos muitos turistas chegam no país para pegar essas ondas tão comentadas no mundo do surf.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

No Brasil, o esporte também é muito praticado e quem o pratica realmente ama. Além disso, muitos que surfam em território Brasileiro está sempre a procura de novos lugares para surfar. Consequentemente a Austrália é uma das primeiras opções a ser explorada.

Entretanto, as ondas da Austrália são mais fortes do que o normal. A correnteza também é muito perigosa. Portanto, o surf na Austrália pode realmente ser perigoso principalmente para iniciantes. Pensando nisso os Australianos criaram as regras de conduta do surf como vemos abaixo.

As 5 Regras do Surf na Austrália

As regras do surf na Austrália são praticamente as mesmas que as do resto do mundo, mas aqui elas são levadas mais a sério. Não é raro ver surfistas Australianos ficando muito irritado quando as “regras” não são respeitadas. Alguns ainda chegam a brigar no mar por causa disso.

Abaixo listamos as 5 regras de conduta do surf na Austrália:

1. Não Interfira

Basicamente isso quer dizer que o surfista que está mais perto de onde a onda está quebrando, tem o direito de surfá-la. Ou seja, se a onda está quebrando para a direita por exemplo e duas pessoas estão tentando pegá-la, a pessoas que está mais perto de onde ela está quebrando (na esquerda neste caso) tem a preferência na onda.

2. Reme Por Fora

Ao pegar um onda, não volte remando diretamente na zona onde as ondas quebram ou onde outros surfistas estão esperando para pegar uma onda. Quando for voltar para o outside, vá remando por fora onde as ondas não estejam quebrando, não interfirindo os outros surfistas.

3. Comunique-se

Quando for pegar uma onda, comunique que está pegando a onda para o lado que vocês está querendo surfar (direita ou esquerda). Isso irá evitar confusões dentro do mar. Outra coisa é que você deve esperar a sua vez de pegar onda caso esteja em uma região com muitos surfistas. A paciência faz parte do surfe também.

4. Não Solte Sua Prancha

Nunca solte sua prancha na direção de alguém. Aprenda a dar o “joelinho” – passar debaixo da onda – e tenha certeza que seu leash – cordinha que prende a prancha a seu corpo – está bem presa em seu tornozelo e em boas condições. Tudo isso pode evitar grande acidentes dentro do mar.

5. Respeite A Praia, O Mar e Os Outros

Respeite a praia, o mar e as pessoas que estão alí ao seu redor. Todos têm o direito de estar curtindo este presente de Deus. Por isso, cuide bem de onde estiver, mantendo o local limpo e respeitando as regras dos salva-vidas de lá. Respeite também os surfistas mais experientes que você, pois eles estão surfando mais tempo que você e merecem respeito.

Dicas Finais Sobre Surf na Austrália

Para finalizar este post, deixo a dica final sobre as regras do surf na Austrália. Na verdade é a regra para sua saúde no país. Como o sol na Austrália é muito forte, você deve sempre seguir o conselho do slip, slop, slap:

Slip – Usar lycra de manga longa com fator 50+ de proteção contra os raios solares

Slop – Usar protetor solar fator maior que 30 no corpo 15 minutos antes de surfar

Slap – Usar um chapéu para cobrir e proteger a cabeça em horários de sol forte

Veja o vídeo que o Governo Australiano fez na década de 80 sobre a gaivota Sid, que é o personagem que fala do Slip, Slop, Slap. Até hoje este bichinho é um símbolo famoso na Austrália para prevenção do câncer no país.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post ou outro que tenha visto em nosso blog é só deixar um comentário que vamos responder e te ajudar com muito prazer.