Este post contém todos os detalhes e dicas sobre os 10 melhores picos de surfe da Gold Coast – Austrália. Esse é o guia essencial para os amantes do surfe, praticantes do esporte, ou de quem gostariam de aprender a surfar aqui na Costa Dourada Australiana.

Os 10 Picos de Surf - Snapper Rocks

A Gold Coast é famosa pelas sua praias lindas, de águas claras e limpas, mas também é reconhecida como um dos melhores lugares de surf do mundo, inclusive na região de Coolangatta, praia de Snapper Rocks – Superbanks, é onde ocorre anualmente a primeira etapa do campeonato mundial de surfe profissional da entidade World Surf League – WSL.

São 57 km de costa praiana na Gold Coast, sendo que aproximadamente 30 km desses, são os lugares onde rolam as melhores ondas na região. Nesta área são encontradas mais de 10 praias excelentes para a prática do esporte, o que faz da de Gold Coast um paraíso para os surfistas.

Aqui na Goldy (apelido da cidade) praticamente temos boas ondas o ano inteiro, sendo que a melhor época de surfe é no período do verão a outono, de Dezembro a Junho, quando recebemos 70% das ondulações vindas do Sul e Sudeste ocasionadas por tempestades na região entre a Tasmânia e a Nova Zelândia e 30% vindas do Leste e Nordeste, ocasionadas por ciclones na região da Grande Barreira de Coral.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para analisar as condições do mar daqui, geralmente são usados dois sites especializados no tema, o Coastal Watch e o Swell Net. Nesses sites é possível verificar as previsões das ondas e do tempo, velocidade dos ventos, direção das ondulações e dos ventos, as marés, temperatura da água e até mesmo ver gratuitamente as câmeras ao vivo dos picos de surf da Gold Coast e da Austrália no geral.

Na Gold Coast as praias são de Beach Breaks ou Point Breaks, ou seja, praias de mar aberto ou praias com pequenas baías. As praias de mar aberto geralmente te ondas mais rápidas e mais constantes, porém o vento pode atrapalhar a prática do surfe nesses locais. Já as praias de point breaks são de ondas mais longas e perfeitas, no entanto, precisam receber as condições ideais de ondulação e vento para ser legal de surfar.

Uma observação interessante é que as praias de point break foram ondas sempre para a direita de quem está surfando, o que pode ser chatinho para os goofys (pessoas que surfam com o pé de apoio esquerdo no deck da prancha), pois acabam surfando de costas para as ondas e isso os travam na hora do surf. Portanto, os regulares (pessoas que surfam com o pé de apoio direito no deck da prancha) adoram surfar nessas regiões.

Vamos então a lista das 10 melhores picos de surfe da Gold Coast. Na imagem abaixo todas essas praias estão marcadas em seu exato ponto e uma tabela mais abaixo mostra os detalhes de cada praia. Um pouco mais abaixo, são listados os prós e contras de cada praia.

Surfe na Gold Coast Austrália - Grafico das praias

PraiasAvaliação das OndasAbre ParaTipo da PraiaDificuldadeVentoQty de Surfistas
South StradieBeach Break
The SpitBeach Break
Surfers ParadiseBeach Break
Miami BeachBeach Break
Burleigh HeadsPoint Break
Palm BeachBeach Break
CurrumbinPoint Break
KirraPoint Break
Snapper RocksPoint Break
DbahBeach Break

 

South Straddie

surf straddie

Prós – Ondas bem tubulares
ContrasAcesso apenas à barco, pode ficar bem perigoso pela força as ondas.

 

The Spit

surfing the spit

Prós – Geralmente é uma praia com pouco “crowd”
Contras – Pode ser perigoso por ter pedras na região

 

Surfers Paradise

surfing surfer paradise

Prós – Fácil acesso e mais monitorado pelos salva vidas. Bom para iniciantes
Contras – Ondas ficam facilmente mexidas com o vento

 

Miami Beach

surfing miami

Prós – Bancadas de areia que criam vários lugares bom de surfe na mesma praia
Contras – Ondas ficam facilmente mexidas com o vento

 

Burleigh Heads

surfing Burleigh Heads

Prós – Ondas rápidas que abrem bem
Contras – Pode ser perigoso por ter pedras na região

 

Palm Beach

surfing palm beach

Prós – Ondas mais protegidas do vento sul e quebram mais perto da areia
Contras – Localismo mais intenso nessa região

 

Currumbin

surfing currumbin

Prós – Ondas longas e gostosas que abrem muito. Bom para iniciantes
Contras – Muita gente surfando de long board ou de stand ups

 

Kirra

surfing kirra

Prós – Ondas longas e de muita qualidade. Uma das melhores da Austrália
Contras – Condições de ondas boas acontecem apenas algumas vezes no ano

 

Snapper Rocks – Superbanks

surfing snapper rocks

Prós – Ondas perfeitas, longas e tubulares
Contras – É muito lotada de surfistas, principalmente os profissionais

 

Dbah

surf dbah

Prós – Boas ondas praticamente o ano inteiro
Contras – É muito lotada de surfistas

Comentários Finais dos Melhores Picos de Surfe da Gold Coast

As descrições e análises acima são baseadas em meu próprio conhecimento da região e experiência de surfar nessas praias. De forma geral acredito que esses são os melhores picos de surfe da Gold Coast e certamente estes picos estariam na lista e opiniões da maioria das pessoas que moram aqui.

Para finalizar este post deixo o link do post sobre as regras e código de conduta dos surfistas Australianos e um vídeo bem legal sobre o Superbanks da Gold Coast. Esta é a região da praia de Snapper Rocks onde acontece anualmente o campeonato mundial de surf profissional. Vale a pena conferir.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post ou outro que tenha visto em nosso blog é só deixar um comentário que vamos responder e te ajudar com muito prazer.