Você já teve aquela sensação de que poderia ser mandado embora de uma empresa a qualquer momento? Neste post falamos sobre os 7 sinais mais comuns de que você será mandado embora de uma empresa Austrália. Veja nosso vídeo sobre o tema.

Não tem nada pior do que passar pela sensação de que você poderá ser cortado a qualquer momento de uma empresa. E como seria essa sensação estando em uma empresa na Austrália?

Neste artigo mencionamos 7 sinais que mais acontecem na Austrália antes de uma pessoa ser mandado embora de uma empresa. Esta lista foi baseada em histórias de amigos próximos, da nossa vivência no país, das experiências pessoais e também por eu mesmo ter uma posição de gerência na Austrália e saber exatamente como isto ocorre.

Quais são os sinais de que você será mandado embora de uma empresa na Austrália?

Sim, existem sinais que uma empresa não está satisfeita com o funcionário na Austrália. Quando esses sinais acontecem e estamos atentos para mudanças, podemos reverter o “jogo” e resolver o problema antes que seja tarde demais. Vejamos abaixo.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

1. Menos Tarefas ou Horas de Trabalho

Quando você está trabalhando em uma empresa Australiana, aparentemente ela está bem financeiramente e com o passar do tempo seu chefe começa te dar menos trabalho ou horas de trabalho semanais, isso realmente é um grande indicativo que eles estão achando alguma coisa de errado com você.

No geral esta é umas das formas mais comuns de alguém ser “despedido” na Austrália. Eles vão te dando menos responsabilidades, horas de trabalho e tarefas dentro da empresa. E quando isso acontecer, já é melhor se preparar para o pior, porque dificilmente a situação será revertida pois do contrário eles tentariam conversado com você antes.

2. Relacionamento Ruim Com a Chefe

Esta também é uma das maiores razões para as pessoas ficarem por um fio em um emprego na Austrália.

Como dito no post Os Desafios Em Um Ambiente de Trabalho na Austrália, os supervisores e chefes de empresas da Austrália não gostam muito que as pessoas fiquem dando desculpas sobre algo que tenha acontecido errado. O melhor neste caso é apenas pedir desculpas e corrigir o problema, mesmo que talvez a “culpa” não tenha sido sua. Isso realmente incomoda bastante os Australianos.

Além disso, pequenas discussões, intrigas, discordâncias e falta de empatia com o chefe podem rapidamente azedar o relacionamento profissional entre vocês. Neste caso é muito provável que você seja demitido em breve, caso não consiga restabelecer a boa comunicação com ele.

3. Solicitam Para Que Você Fique Uns Dias de Folga

Como explicado no post Como Funcionam as Leis Trabalhistas na Austrália, aqui na Austrália o vínculo empregatício é bem flexível, o que é bom para ambos os lados. Portanto, é possível pedir tempo de folga sem ter férias planejada por exemplo.

Então, quando sua chefe te pedir que você tenha “Time off” – dias de folga – quando não há necessidade, isso é um grande sinal de que algo ruim está por vir.

As empresas podem pensar que suas tarefas e responsabilidades já não estão mais sendo entregues de forma efetiva e produtiva. Quando isso acontece, geralmente elas acham que não vale mais a pena pagar pelo o que você foi contratada.

Se você estiver nesta situação, já comece a preparar seu currículo, pois provavelmente já não há mais espaço para você na empresa.

4. Você Não Faz Parte das Reuniões da Empresa

Reuniões de empresas geralmente são cansativas, mas necessárias. Elas falam sobre os principais pontos das empresas, novos projetos e metas para o futuro. Algumas pessoas podem achar até bom não participar dessas reuniões. Entretanto, não ser convidada para elas pode ser negativo.

Basicamente se isso acontecer é porque a empresa já não está contando com você para o futuro do negócio. Isso fica mais evidente caso você pergunte para seu chefe o porque não ter sido convidada para a reunião e o retorno que você recebe é apenas um “Ah, não sei!”.

Quando isso acontecer, bau-bau, você já não está nos planos da empresa. Comece a procurar um novo trabalho enquanto há tempo.

5. Sua Chefe Está te Observando Demais

Se sua chefe está te observando demais, ou está solicitando relatórios do que você está fazendo, do progresso de suas atividades e te perguntando muito sobre o que está acontecendo com certa atividade, isso é um sinal ruim para você.

Tome cuidado, pois quando isso acontece, sua chefe na verdade está procurando alguma falha para solidificar aquilo que ela já está pensando negativamente de você.

Faça bons trabalhos e se esforce ao máximo, pois geralmente isso pode resolver o seu caso. Do contrário, em alguns dias ou semanas você provavelmente não fará mais parte do quadro de trabalhadores da empresa.

6. O RH Está Conversando Com Você Frequentemente

Os sinais que você será mandado embora de uma empresa na Austrália pode vir também de outro lugar, não apenas de seu chefe. O departamento de recursos humanos – RH por exemplo. Na Austrália, eles são considerados como grandes mediadores nas empresas. Eles tentam muitas alternativas antes que uma pessoa seja demitida.

Se você perceber que o RH está te procurando com uma certa frequência, ou que está solicitando mudanças na forma de trabalhar, ou até mesmo agindo de forma incomum com você, acenda o alerta vermelho. Este é um indicativo que você está por um fio na empresa da Austrália.

7. Alteração na Diretoria ou Aquisição de Novas Empresas

Primeiramente é importante mencionar que nem todas mudanças na diretoria ou aquisição de novas empresas na Austrália são ruins. Pelo contrário, isso mostra que a empresa está crescendo e que está firme e forte no mercado.

O problema é algumas mudanças de diretoria pode significar um novo rumo para o negócio. O que pode afetar os departamentos e a importância ou falta dela de algumas posições na empresa.

A mesma coisa acontece com a aquisição de novas empresas. Muitos departamentos passam a ser duplicados e isso pode gerar demissão de algumas pessoas, principalmente nas áreas administrativas e operacionais da empresa.

Se isso acontecer, o importante é se previnir. Então já atualize seu currículo, analise o mercado e comece a sondar algumas vagas de trabalho, pois se o pior acontecer, você já está preparada.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post ou outro que tenha visto em nosso blog é só deixar um comentário que vamos responder e te ajudar com muito prazer.