Uma das coisas mais legais que nós Brasileiros percebemos ao chegar na Austrália é a infraestrutura usada pelos salva vidas da Austrália. Aqui eles são chamados de Surf Life Saving e neste post iremos colocar os principais pontos sobre o tema.

Os Salva-Vidas / Lifeguard nas Praias da Austrália

O Lifeguard ou Salva Vidas da Austrália começou em 1907 com alguns voluntários patrulhando e resgatando pessoas em perigo na praia de Bondi em Sydney. Hoje em dia a instituição cresceu muito, tendo mais de 167 mil membros associados.

Os Salva Vidas da Austrália estão presente na maioria das praias conhecidas do país, sendo que muitas vezes eles são considerados como heróis nacionais, pois a média de salvamentos por dia no país é de 35 vidas.

Ao contrário do que se pensa, a instituição não é governamental, embora o governo seja um de seus principais parceiros e financiadores. Só para ser ter uma ideia, os custos para se manter um posto salva vidas da Austrália gira em torno de AU$ 81.000 por ano.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

A organização dos salva vidas da Austrália vive de receita vindas das empresas patrocinadoras, eventos, doaçõesloterias do lifeguard e dos valores arrecadados nos Surf Life Saving Clubs, que são clubes e restaurantes próprios que ficam de frente para as praias onde eles fazem patrulhas.

Esses clubes e restaurantes são muito requisitados e na maioria dos casos estão sempre cheios. Para quem é conveniado ao Surf Life Saving Clubs, existem uma série de vantagens que acaba valendo a pena e consequentemente ajuda os salva vidas da Austrália.

A maioria dos salva vidas são voluntários, mas existem também os profissionais remunerados que são treinados e capacitados para os possíveis salvamentos e resgates que possam aparecer nas praias da Austrália. Veja abaixo o vídeo que fizemos sobre o tema.

Os Salva Vidas da Austrália estão sempre uniformizados de branco e azul ou amarelo e vermelho, depende da região do país. Os postos de patrulha são localizados em regiões estratégicas e podem ser verificados pela internet.

Algumas das regiões de patrulha dos salva vidas da Austrália são sazonais e outras permanente. Geralmente estão separados entre si por um espaço mínimo de 500 metros e são muito bem equipados.

Principais Equipamentos dos Salva Vidas da Austrália

  • Boias de Resgate
  • Pranchas de Resgate
  • Medicamentos de Primeiros Socorros
  • Desfibriladores
  • Equipamentos de Oxigênio
  • Bote Inflável
  • Quadriciclo
  • Camionete de Resgate 4×4
  • Sistema de Comunicação
  • Placas Sinalizadoras
  • Equipamentos em Geral

Apoio Operacional

  • Helicópteros
  • Barcos de Resgate
  • Jetskis

Como o mar da Austrália é conhecido pela ótima qualidade para o surfe, mas também por ser muito forte e ter uma correnteza incrível. Por isso, foi criado um sistema de segurança do lifeguard para que os banhistas fiquem sempre seguros ao entrar no mar do país.

Este sistema de segurança funciona por bandeiras sinalizadoras encontradas na frente dos postos de salva vidas. Estas devem ser seguidas por todos, sejam visitantes, estudantes, imigrantes ou até mesmo cidadãos Australianos. Abaixo os detalhes das bandeiras:

Os Salva-Vidas / Lifeguard nas Praias da Austrália

Por fim uma última dica é que ao chegar em uma praia patrulhada pelos salva vidas, é legal verificar uma placa informativa que fica entre as bandeiras vermelhas e amarelas com detalhes importantes sobre as condições do mar naquele dia, como horários das marés, tamanho da ondulação, direção do vento e temperatura da água. Vale a pena conferir antes de entrar no mar!

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post ou outro que tenha visto em nosso blog é só deixar um comentário que vamos responder e te ajudar com muito prazer.