Nós adoramos falar sobre cultura australiana! Por isso, hoje, vamos falar um pouco de artistas bandas australianas. Tenho certeza que alguns você nem sabia que eram daqui da terra do canguru, mesmo com anos de estrada! Pegue seus fones de ouvido e venha conhecer 10 nomes da música australiana!

1. Bandas australianas: AC/DC

Apesar de seus integrantes serem dois irmãos de origem escocesa, a banda de rock AC/DC foi formada em Sydney em 1973 e estão em ação até hoje. É uma das bandas de maior sucesso da música australiana e já venderam mais de 200 milhões(!) de álbuns em todo o mundo.

Isso sem falar na sua importância para o mundo do rock’n’roll, tendo inspirado inúmeras outras bandas pelo mundo. Talvez, por serem tão conhecidos, dispensam apresentações maiores, mas uma de suas músicas mais conhecidas é Highway to Hell.

2. Bee Gees

Apesar de os três irmãos Barry Robin e Maurice Gibb terem nascido no Reino Unido, eles se mudaram para a Austrália ainda quando crianças. Essa família de músicos começou a se apresentar nas noites de Brisbane. Por lá, se destacaram e chamaram a atenção de um empresário musical de grande sucesso da época.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

A partir daí a carreira dessa banda australiana deslanchou! Os anos 70 e os anos 80 foram o auge da banda. No total, venderam mais de 220 milhões de álbuns por todo o mundo e são considerados uma das bandas mais bem sucedidas de todos os tempos. O álbum “Stayin ‘Alive” foi trilha sonora do filme Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta. Essa é considerada a segunda trilha sonora mais bem sucedida de todos os tempos. Dentre as músicas mais famosas está “How Deep Is Your Love”.

3. Kylie Minogue

A artista australiana Kylie Minogue é considerada uma das mais bem sucedidas na música australiana. Nascida e criada em Melbourne, a cantora teve o single mais vendido da Austrália nos anos 80 com “The Locomotion”. Foram sete semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso da Austrália.

No início dos anos 2000 Kylie volta às paradas musicas do mundo com hits como Spinning Around e Can’t Get You Outta My Head. Apesar de sua mudança para o Reino Unido na década de 1990, a cantora sempre vai ser considerada a princesa do pop australiano!

4. Bandas australianas: INXS

Continuando com a música australiana mais “velha guarda”, a banda australiana de rock alternativo e new wave INXS nasceu em Sydney, em 1977. Ao longo do tempo a banda passou por várias etapas e estilos musicais, mas o auge da popularidade veio em 1987.

Nessa época a banda lançou sucessos como “Never Tear Us Apart” e “Suicide Blonde”. Essa última, inclusive, foi escrita sobre o relacionamento do então vocalista Michel Hutchence com Kylie Minogue. No total, o trabalho da banda rendeu mais de 55 milhões de vendas de álbuns em todo o mundo.

5. Bandas australianas: Men at Work

A banda australiana formada em Melbourne, nos anos 1970 se tornou um grande ícone da música australiana ao lançar o single Down Under. Ela liderou as paradas musicais dos anos 80 em muitos países e fala sobre australianos viajando pelo mundo.

Em virtude disso, a música se tornou um hino extra-oficial da Austrália para os movimentos musicais da cena underground australiana dos anos 1980. Apesar do grande sucesso da banda, ela durou relativamente pouco tempo. Lançou apenas três álbuns de estúdio entre 1981 e 1985, quando se dissolveu.

6. Sia

Tenho certeza que você reconhece essa voz mesmo sem olhar para o rosto da cantora. Até porque ela não costuma exibí-lo por aí. Essa é uma das grandes características da cantora e compositora Sia.

Nascida em Adelaide, a cantora começou na música australiana na década de 90, com uma banda chamada Crisp. Como cantora, seu estrelato veio, de fato, em canções como Titanium (feat. David Guetta), Elastic Heart e Chandelier. Essa última já ultrapassou 2 bilhões de visualizações no YouTube.

São inúmeras as músicas de sucesso como cantora. Como compositora, seu sucesso pode ser considerado maior ainda, tendo escrito canções como Diamonds (Rihanna), Pretty Hurts (Beyoncé).

Apesar de todo esse sucesso indiscutível, a cantora e compositora nunca ficou satisfeita com a fama. Sempre procurou ter uma vida privada, longe dos holofotes da indústria musical. E sempre sofreu muito com isso. Por isso, sua marca registrada é cantar com o rosto encoberto por uma peruca. Assim, ela já declarou que não gosta de ter sua imagem ligada à voz. Ela “simplesmente gosta de ser uma voz”.

7. Tame Impala

Essa banda australiana de Perth tem se destacado no cenário do rock psicodélico mundo afora. Seu álbum de estreia ganhou certificado de ouro na Austrália, em 2010, enquanto seu segundo álbum recebeu uma nomeação do Grammy como Melhor Álbum de Música Alternativa.

A história dessa banda australiana envolve diretamente a internet. No final dos anos 2000 a rede social Myspace deu grande fama a esses então adolescentes. Assim, eles se tornaram alvo de várias gravadoras e conseguiram o primeiro contrato profissional em 2008.

Essa banda tem grandes influências de bandas de rock dos anos 60 e 70, como Beatles e Pink Floyd. Com isso, a banda se tornou um dos grandes nomes da música australiana nos dias de hoje.

8. Flume

Flume vem transformando o cenário da música australiana. Em pouco tempo de carreira, esse DJ de Sydney conseguiu colocar a música eletrônica australiana no mapa. Desde 2012 já foi nomeado aos grandes prêmios de música, como o Grammy Awards, O Billboard Music Awards e iHeart Music Awards. Seu segundo álbum de estúdio recebeu, inclusive, o prêmio do Grammy como “Melhor Álbum Dance/Eletronic”.

9. Vance Joy

Esse é para você colocar na trilha sonora daquela viagem pelas praias da Austrália! Com composições simples e despreocupadas, Vance Joy faz o próprio estilo! Antes de sua carreira estourar, esse cantor de Melbourne ganhava a vida como jardineiro e foi descoberto pela cantora Taylor Swift.

Hoje em dia, ele tem uma das carreiras mais promissoras da música australiana e sua música Riptide é a que ficou mais tempo nas paradas australianas. Foram 120 semanas consecutivas, quebrando records de Lady Gaga e Black Eyed Peas. Em todo mundo, esse single vendeu mais de 1 milhão de cópias – veja que esse é um número alto para épocas de streaming de música.

10. 5 Seconds of Summer

Essa banda australiana nasceu em Sydney, com 4 jovens no comando de seus instrumentos. Também teve seu início na internet, quando publicavam vídeos no YouTube por volta de 2011. O grupo foi descoberto por Louis Tomlinson, cantor da One Direction e receberam o convite para abrir os shows da boyband. Assim, a banda acabou conquistando milhões de fãs adolescentes pelo mundo.

Seu single de estreia, em 2014, liderou as paradas de sucesso pela Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Reino Unido. Enquanto isso, o álbum de estreia da banda chegou em primeiro lugar da Billboard 200 nos Estados Unidos e em mais 10 países.

E aí, gostou dessa lista de artistas e bandas australianas? Tenho certeza que a música australiana vai fazer parte da sua trilha sonora daqui para frente – se é que você ainda não tem um desses artistas em sua playlist!

Agora que você já montou a trilha sonora perfeita para sua viagem à Austrália, faça um intercâmbio com a Optima Intercâmbio! A agência tem os melhores pacotes para você estudar e trabalhar na Austrália – e em outros países também! Entre já no site deles e peça para um consultor entrar em contato com você! A Optima Intercâmbio é a agência que recomendamos à todos que querem fazer um intercâmbio na Austrália!