Em nossa série sobre as cidades da Austrália demos dicas sobre Melbourne e Sydney. Hoje é a vez de partir para a costa oeste: Perth, Austrália!

Navegue pelo artigo

Essa jóia quase esquecida da costa oeste é a quarta maior cidade da Austrália e é considerada uma das metrópoles mais isoladas do mundo. E, de fato, ela é mesmo! Para você ter ideia, a cidade grande mais próxima a Perth é Adelaide e está a mais de 2.100 km de distância. Sydney, por exemplo, fica a 3.100 km de distância. Dessa forma, ela está mais perto do Timor Leste e de Cingapura do que de Sydney ou a capital da Austrália, Camberra.

Mas não é por ser geograficamente isolada que Perth não merece destaque. Muito pelo contrário! Com mais de 2 milhões de habitantes, Perth, Austrália, é a capital de Western Austrália, um dos estados que mais cresce no país. Além de ser um lugar incrível, a cidade é bastante moderna e representa um grande centro de negócios.

A história de Perth, Austrália

Por quase 40 mil anos, a região onde se encontra Perth foi habitada por povos aborígenes Nyoongar e seus ancestrais. Há vários registros de que europeus ancoraram na Ilha de Rottnest no século XVII. Apesar disso, a colonização só veio com os britânicos a partir do século XIX.

Em 1829 o capitão James Stirling fundou a cidade de Perth, Australia, às margens do Rio Swan. Assim, a partir daquele ano, colonos britânicos começaram a chegar na cidade com a intenção de fazer em Perth sua casa. Assim, inúmeros britânicos começaram a ocupar as áreas de Fremantle, Guildford e Perth.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Os primeiros anos de história da cidade foram baseado em um crescimento lento e baseado na agricultura. Esse fato fez com que a cidade se transformasse em uma colônia penal, recebendo mais de 9 mil condenados entre 1850 e 1868. O grande número de presos ajudaram a construir a infraestrutura local e a transformar a cidade. Dessa forma, foram construídos inúmeros edifícios, prédios e pontes.

O século XIX veio para trazer um grande crescimento à Perth, Austrália. Nessa época, uma linha de telégrafo foi construída entre a cidade e Adelaide, o que melhorou muito a questão do isolamento da região. Nas duas últimas décadas a cidade se deparou com um grande crescimento comercial e o desenvolvimento de prédios e escritórios do governo.

Perth City Baths, as piscinas públicas da cidade, demolidas completamente em 1920

As corridas do ouro em Perth, Austrália

Mas o que mudou de vez o centro de Perth e a região metropolitana foi a construção da Ferrovia de Fremantle a Guildford e as grandes corridas do ouro da Austrália Ocidental. A descoberta de grandes minas de ouro na região fizeram com que a cidade crescesse em número de habitantes e prosperasse economicamente. Até o final do século XIX foram implantados sistemas de eletricidade, o porto forneceu acesso à cidade pelo Swan River e foram implantados os primeiros serviços de bonde.

O início dos anos 1900 continuaram a modernizar a cidade. A University of Western Australia foi criada em 1911 e, em 1930, os serviços telefônicos foram conectados a Adelaide. A segunda Guerra Mundial fez com que a região de Fremantle servisse como uma base para submarinos americanos que operavam nas batalhas do pacífico.

A segunda metade do século XX trouxe um grande número de imigrantes para Perth, Austrália, fazendo com que a cidade se expandisse. O setor manufatureiro impulsionou a economia a partir dos anos 1950. Enquanto os anos 1960 foram marcados pela descoberta de depósitos de minério e petróleo em todo o estado de Western Australia.

Perth, Austrália, hoje em dia

perth hoje em dia

Desde então, Perth, Austrália, tem crescido continuamente. Tudo isso constantemente impulsionado pelo boom da mineração e dos negócios associados à ela. Hoje em dia, Perth, Austrália é classificada como uma das cidades mais habitáveis pela revista The Economist, além de ser uma das zonas econômicas que mais crescem e se desenvolvem no mundo.

Por isso, Perth é um grande centro político, comercial, cultural, educacional e de compras na Austrália. A cidade emprega aproximadamente 890 mil pessoas em toda sua região metropolitana e é responsável por 2.2% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) da Austrália.

Com um grande número de imigrantes que começaram a povoar a região, Perth se tornou um grande centro multicultural. Por isso, ao fazer um passeio de turismo em Perth você vai poder encontrar uma cidade incrivelmente diversificada. Assim, você vai se sentir muito próximo do mundo todo – mesmo estando em uma das cidades mais isoladas do mundo! Para quem quer estudar, Perth também é um grande centro de ensino, com universidades e escolas de inglês de alto padrão.

Melhor época para conhecer Perth, Austrália

Mas se você quer somente fazer turismo em Perth, saiba que melhor época para isso é na primavera. Entre os meses de setembro a novembro os dias costumam ser bastante ensolarados e há pouca chuva. Entre dezembro e fevereiro o verão chega com tudo e os dias são bastante quentes. De março a maio os dias são ótimos para aproveitar a praia e outras atividades ao ar livre. De junho a agosto é baixa temporada, o clima é mais frio para os padrões da cidade e bastante chuvosos, mas perfeitos para apreciar as vinícolas do interior.

O que fazer em Perth, Austrália

Depois de escolher sua data preferida, é só partir para esse roteiro delicioso para sua visita em Perth! A cidade encanta os olhos de qualquer um a qualquer estação do ano. Veja só a seguir!

Day 1: Kings Park, Elizabeth Quay, Bell Tower e Perth Cultural Centre

Nós sabemos que provavelmente você quer conhecer as praias de Perth, mas calma! Aproveite o primeiro dia para conhecer a cidade. Assim, comece o dia com um passeio pelo King’s Park. Ele é um dos maiores parques urbanos do mundo – é maior que o Central Park, em Nova York, para você ter ideia.

Por lá, faça uma caminhada e desfrute das vistas deslumbrantes do Rio Swan e do Margaret River. Há, também, trilhas e o belíssimo Jardim Botânico, onde você pode ver um pouco mais da incrível flora da região.

Almoce por ali nos deliciosos cafés do parque ou, então, siga para o próximo ponto: Elizabeth Quay. A região de Elizabeth Quay é uma belíssima área às margens do Rio Swan. Ela foi totalmente revitalizada e conta com inúmeras atrações. Você pode ir a um parque de diversões, galerias de arte, bares, restaurantes e fazer passeios de barco.

Swan Tower, Elizabeth Quay

Logo ali no Elizabeth Quay você pode conhecer a Swan Bell Tower. Esse campanário de cobre e vidro tem 82,5 metros de altura e tem um conjunto histórico de 18 sinos, dos quais 12 são originários da Igreja St Martin-in-the-Fields, na Trafalgar Square. Ele foi construído no final dos anos 1980 para comemorar a chegada do novo milênio.

A poucos quarteirões dali, o Perth Cultural Centre é uma região que mistura música, entretenimento e artes. Aprenda um pouco mais sobre a história e cultura do país ao fazer um passeio por museus como a Art Gallery of Western Australia e o Western Australian Museum. Saiba também um pouco sobre Perth e a sua relação com as corridas do ouro ao visitar um dos museus mais tradicionais da cidade, o The Perth Mint (Casa da Moeda).

Day 2: dia de praia – Cottesloe Beach e Northbridge

cottesloe beach

Faça seu turismo em Perth pelas praias da cidade no segundo dia de passeio! O melhor horário para aproveitar as praias de Perth é pela manhã. À tarde pode ventar um pouco, mas se você não se importar, dá para aproveitar também.

À oeste de Perth está a Cottesloe Beach. Muitos turistas vão para lá para aproveitar a deliciosa água de cor verde claro. No final da tarde você pode assistir a um pôr-do-sol incrível! Veja o céu se tingir de laranja e ficar assim até mesmo após o sol sumir nas águas do horizonte. É uma experiência incrível!

Depois de presenciar esse pôr-do-sol maravilhoso, arrume-se e vá se jogar na noite de Northbridge. Esse bairro é onde a vida noturna de Perth acontece. Aproveite os bares mais badalados da cidade e tome um drink (ou dois) para celebrar essa incrível viagem!

Day 3: o paraíso secreto da Rottnest Island

rottnest island

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos passeios mais incríveis para se fazer ao visitar Perth. A cerca de 20 quilômetros do centro de Perth, a Rottnest Island é um verdadeiro paraíso para quem quer ficar em contato com a natureza selvagem e curtir belíssimas praias.

Para chegar até a Ilha, um gostoso passeio de barco nos leva até ela para passar o dia. Você pode praticar vários esportes aquáticos, conhecer pequenos animais como o característico (e feliz!) Quokka ou andar de bicicleta enquanto observa a incrível paisagem rústica de Rottnest Island.

A areia clarinha e águas azuis cristalinas fazem um convite para curtir a praia e o sol! Então, aproveite esse visual incrível (e tire fotos para marcar a gente no Instagram, ok?).

Day 4: Fremantle, a cidade portuária

farol de fremantle
Farol de Fremantle

Na região metropolitana de Perth, Austrália, você pode visitar Fremantle. A cidade é uma região rica em arte de rua, restaurantes, casarões descolados e um clima bastante descolado. Se jogue nos barzinhos da cidade e aproveite esse clima delicioso da cidade portuária!

Aproveite, também, uma das praias de Fremantle, como South Beach e Dog Beach, que também têm um visual incrível e são mais tranquilas. Isso sem falar que, de longe, você pode avistar a região do porto de Fremantle.

Day 5: Swan Valley e vinícolas de Margaret River

vinícola em margaret river

Caso você ainda não saiba, a Austrália é um país com grande tradição na produção de vinhos. São mais de 180 anos de viticultura em todas regiões do país. Elas garantem garrafas que são tão boas (ou melhores) quanto os mais famosos rótulos europeus.

Você pode fazer um passeio pela região vinícola mais famosa da Western Australia. Por meio de carro ou trem, você pode passar o dia todo degustando os melhores vinhos do país e experimentando os queijos de produção local.

Isolada, mas nem tanto!

Perth pode ser uma cidade isolada geograficamente, como já falamos. Entretanto, como você viu, esse pequeno roteiro mostra que a cidade é um grande destino turístico. Há, ainda, um cenário cultural muito rico e um povo que vai te acolher a cada momento da viagem.

Seja para fazer turismo em Perth ou para fazer um intercâmbio, a cidade está de braços abertos à todos que desejam conhecê-la.

Falando em intercâmbio, se você acha que Perth é o destino perfeito, nada melhor do que entrar em contato com a equipe da Optima Intercâmbio. Além de serem parceiros do Rota do Canguru, eles oferecem os melhores pacotes de intercâmbio para a Austrália e outros lugares do mundo! Tudo isso com mais de 10 anos de mercado e uma equipe experiente para te auxiliar em cada detalhe da sua viagem!