Nós sempre damos dicas sobre alguns dos (inúmeros!) visto australiano que o país oferece para imigrantes. Alguns posts atrás nós falamos sobre a renovação de alguns vistos que a Austrália vem promovendo, especialmente naqueles vistos regionais. Naquela oportunidade, falamos sobre o visto 491. Esse visto é bastante parecido com o visto 494 em direitos e deveres.

Apesar disso, existem algumas diferenças cruciais, especialmente no processo de obtenção de ambos vistos. Por isso, hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre o visto australiano subclasse 494.

O que é o visto australiano subclasse 494?

O visto australiano subclasse 494 é um visto que surgiu da intenção do governo australiano de levar mão de obra qualificada à regiões do interior da Austrália e que são consideradas menos povoadas.

Com isso, o visto permite que empregadores regionais resolvam a escassez de mão-de-obra qualificada em sua região. Isso se dá, especialmente, quando esse empregador não consegue contratar um trabalhador australiano com qualificações necessárias e adequadas.

Dessa maneira, o solicitante do visto deverá viver, estudar e trabalhar nas consideradas áreas regionais da Austrália durante cinco anos, período no qual o visto é válido. Não há a possibilidade de estender o período desse visto. Apesar disso, após três anos trabalhando na Austrália sob esse tipo de visto, você poderá tirar o visto de residência permanente.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O que o visto australiano subclasse 494 oferece?

Como já foi mencionado, o visto subclasse 494 serve para quem deseja vir para a Austrália para estudar, trabalhar e residir no país por um período de até 5 anos. Alguns casos podem fazer com que você seja elegível para solicitar a residência permanente após três anos da data de concessão do visto 494.

Com isso, o visto australiano subclasse 494 é uma grande oportunidade para quem deseja conseguir a tão sonhada residência permanente na Austrália e viver aqui no país definitivamente.

Qual é a diferença entre o visto 494 e o visto 491?

A grande diferença entre esses dois vistos está no seu processo de obtenção. Veja: o visto australiano subclasse 491 exige que você seja patrocinado (ou apoiado) pelo governo de um estado ou território australiano, bem como algum familiar direto que já resida no país. Também é possível conseguir o visto 491 por meio de um “extended stay pathway”. Você pode encontrar mais informações sobre essas condições nesse post.

Já o visto de subclasse 494 dispensa essas condições. Mesmo assim, ele torna necessária a indicação de um empregador cuja empresa esteja operando legalmente na Austrália. Dessa forma, você deverá estar empregado nessa empresa que, obrigatoriamente, preste serviços em uma área regional designada da Austrália.

Requisitos para o visto australiano subclasse 494

Assim como o visto de estudos ou visto de turismo, é necessário que você cumpra alguns requisitos impostos pelo departamento de imigração australiano para que seja elegível e aprovado ao visto subclasse 494. Veja quais são esses requisitos gerais:

Ter menos de 45 anos quando solicita o visto

Alguns casos bastante específicos podem isentar esse critério de análise da sua aplicação ao visto australiano. Existem pelo menos sete casos que podem isentá-lo do critério de idade, como ser um professor universitário indicado por uma universidade australiana ou ser um médico que trabalha nessa ocupação a pelo menos 3 anos.

Ser indicado por um empregador cuja empresa opere legalmente na Austrália e em uma área regional designada.

Dessa maneira, a empresa deverá ter suas operações em alguma região ou cidade na área regional designada. Você deverá trabalhar especificamente nessas áreas por todo o período de validade do visto. É, também, obrigação da empresa, preencher o formulário de sua indicação e enviá-lo ao governo.

A empresa deverá garantir e comprovar ao governo que essa posição ou cargo da empresa irá existir por pelo menos 5 anos. Mas atenção: isso não significa que você não poderá ser demitido enquanto estiver trabalhando nessa empresa. Isso diz respeito ao fato de que a empresa deverá garantir a existência desse cargo por, pelo menos, 5 anos.

Ter habilidades, qualificações e experiência profissional relevante para o cargo que você estará sendo indicado.

Você deverá passar uma avaliação dessas habilidades e deverá comprovar que trabalhou nessa área nos últimos 5 anos (e, portanto, têm experiência).

Nível de inglês adequado

Você deverá apresentar um certificado de inglês válido e recente (não mais do que 3 anos). Nós já falamos sobre os certificados de inglês que a Austrália aceita como documento necessário para tirar vistos australianos. Você pode ver o post clicando aqui.

Cumprir as exigências de saúde da Austrália

A Austrália é um país extremamente preocupado com a saúde de seus cidadãos. Por isso, para manter os padrões de saúde da população é necessário que o aplicante ao visto australiano passe por exames médicos comprovando que é saudável.

Isso é uma medida para garantir que a comunidade australiana não corra riscos de saúde e segurança pública. É, também, uma medida para garantir que australianos e residentes possam acessar serviços de saúde em locais onde isso pode ser escasso.

Cumprir as exigências de caráter

Você deverá fornecer provas policiais que você não foi condenado por nenhum crime em outro país ou na Austrália.

Não teve nenhum outro visto australiano cancelado

Se você já teve algum outro visto para a Austrália cancelado, como o visto de turismo ou estudos, poderá encontrar dificuldades em ser aceito para o visto subclasse 494.

Não tem dívidas financeiras com o governo australiano

Assinar a declaração de valores da Austrália

Sendo você maior de 16 anos, deverá ler e assinar uma declaração onde confirma que respeitará o modo de vida australiano e que obedecerá às leis do país.

Como você pode ver, nesse passo a passo com os requisitos para obter o visto subclasse 494, não é necessário apresentar um extrato bancário. Isso é frequentemente pedido quando você se aplica a outros vistos da austrália. Ele é uma garantia de que você tem fundos necessários para sobreviver no país. Nesse caso, como você está vindo para a Austrália para trabalhar e com uma proposta de trabalho já em mãos, o governo presume que você terá meios suficientes para se sustentar no país.

Como conseguir um emprego na Austrália para o visto 494

Nesse post você encontra uma lista com várias dicas sobre como conseguir um emprego na Austrália. Nós também temos um template de currículo que você pode utilizar para enviar às empresas australianas, veja aqui.

Além disso, para conseguir um visto australiano subclasse 494 é necessário que sua profissão esteja na lista Skilled Occupation List. Essa lista elenca várias profissões que possuem alta demanda de mão-de-obra no país. Você pode acessar essa lista de ocupações clicando aqui.

Seus direitos e obrigações com o visto australiano subclasse 494

É seu direito trabalhar e estudar pelo período de cinco anos na Austrália, desde que seja na área regional designada.

Além disso, você poderá viajar a turismo por toda a Austrália. Esse visto também permite que você viaje e retorne ao país quantas vezes quiser enquanto ele estiver em validade. O tempo que você passa fora da Austrália não vai alterar ou afetar seu visto.

Ao obter o visto australiano subclasse 494, você deverá cumprir todas as condições impostas pelo visto e pelas leis australianas. Você também deverá iniciar seu emprego em um período de 90 dias a partir de sua entrada no país – caso você estiver fora da Austrália – ou, se já estiver aqui no país, a partir da data de concessão do visto.

Você só poderá trabalhar em sua ocupação indicada na hora de inscrição do visto e somente para seu empregador indicado. Caso contrário, isso pode gerar o cancelamento de seu visto.

Candidate-se ao visto australiano subclasse 494

Se você cumpriu os requisitos para esse tipo de visto, procure já se candidatar a uma vaga de emprego na Austrália! Tenho certeza que você vai ficar encantado com as belezas naturais e seu povo acolhedor!

Caso você não se encaixe nos requisitos ou tiver o visto como um plano a longo prazo, considere um intercâmbio na Austrália. Um curso por aqui fará com que suas chances de conseguir esse tipo de visto sejam ainda maiores.

Para isso, claro, conte com a Optima Intercâmbio! A agência tem uma equipe especializada e que é craque quando o assunto é a Austrália! Entre já no site deles e peça para um consultor entrar em contato! A Optima é a melhor escolha quando o assunto é intercâmbio!