Nossa série de roteiros turísticos pelas cidades australianas chegou em Adelaide, na Austrália! A capital de South Australia é reconhecida por sua região de vales e bons vinhos, mas a cidade de Adelaide é uma grande surpresa para quem quer conhecer a Austrália para além dos grandes centros turísticos. Para você saber o que fazer em Adelaide nós preparamos um roteiro de três dias por lá.

Clique aqui e veja mais roteiros para outras das principais cidades australianas.

O que fazer em Adelaide – Day 1: North Terrace, Adelaide Botanic Gardens, National Wine Centre

Comece seu passeio por Adelaide conhecendo um pouco da cultura de South Australia e do país. Na região de North Terrace você vai encontrar uma bela variedade de museus e galerias de arte. A Art Gallery of South Australia, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais proeminentes quando o assunto é artes visuais em Adelaide. São mais de 45 mil trabalhos e obras de arte. Esse alto número de obras de peças em seu acervo a transforma na segunda maior galeria de arte de toda a Austrália.

Ainda próximo à North Terrace há diversos outros museus, como o South Australian Museum, com exposições sobre a natureza do país e o Migration Museum, que busca descobrir as inúmeras identidades das pessoas que vivem no sul da Austrália.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Segundo na direção leste da North Terrace é possível chegar ao Adelaide Botanic Gardens, o jardim botânico da cidade. São mais de 50 hectares de jardins belíssimos bem no coração da cidade. Dentro do Jardim Botânico você pode ainda conhecer inúmeras estruturas arquitetônicas que dão mais charme ainda à essa atração turística.

O Conservatório Bicentenário foi construído em 1989 e é a maior estufa de vidro do hemisfério sul, abrigando várias plantas ameaçadas de extinção. Na Palm House, construída em 1877 é uma fascinante estufa da era vitoriana, com traços extremamente requintados. É uma das únicas com esse tipo de arquitetura ainda existentes no mundo. Ela abriga inúmeras espécies de plantas da Ilha de Madagascar. Passe uma ou duas horas de seu dia conhecendo o incrível Adelaide Botanic Gardens por completo!

Na hora de almoçar, aproveite alguma das deliciosas lanchonetes e restaurantes dentro do próprio Jardim Botânico.

Depois do almoço, ainda na região do Botanic Garden, siga para o National Wine Centre e tenha uma experiência imperdível de degustação de vinhos. O National Wine Centre é o maior lugar do país onde você poderá experimentar os melhores rótulos de vinhos da Austrália. Você poderá provar um (ou alguns!) dos mais de 120 diversos vinhos do país, de 65 regiões diferentes! É um passeio que vale a pena!

Depois de todos esses vinhos, vale a pena tirar o restante do dia para descansar! À noite escolha um dos incríveis restaurantes da região central de Adelaide. Assim você poderá experimentar um pouco mais dos sabores de South Australia e descubra o porque de Adelaide ser considerada uma das capitais gastronômicas da Austrália!

O que fazer em Adelaide – Day 2: Central Market, Victoria Square, Glenelg e cais de Jetty Road

Se você estiver em um hotel que oferece café da manhã, deixe ele de lado por um dia. Em Adelaide o Central Market é o lugar ideal para quem quer comer bem. Esse centenário mercado da cidade tem mais de 250 lojas que vendem de tudo: de simples legumes aos melhores queijos e vinhos de Adelaide. Experimente tudo o que puder, pois os produtos são de excelente qualidade.

Ainda no Central Market escolha uma das deliciosas cafeterias, lanchonetes ou restaurantes para tomar um belo brunch no melhor estilo australianos. O mercado é uma boa oportunidade para passar boa parte da manhã.

Depois de experimentar um pouco da gastronomia de Adelaide, é hora de seguir para uma das melhores praias do estado. Vamos de transporte público: o bondinho da Victoria Square leva direto à Glenelg, um subúrbio da cidade para onde os turistas e moradores adoram passar os dias no verão. A cor da água de Glenelg é um destaque a parte! Aproveite curta toda à tarde na praia!

No fim da tarde, siga para Jetty Road. Essa via possui um cais incrível e perfeito para assistir a um belo pôr-do-sol!

O que fazer em Adelaide – Day 3: Elder Park, The Popeye, Rundle Mall, Adelaide Oval e vida noturna

O terceiro dia de viagem por Adelaide pode começar com uma visita ao Elder Park! Há uma série de trilhas para caminhadas dentro do parque e ainda oferece uma bela vista do lago e do Rio Torrens. Se quiser um passeio diferente, faça um pequeno cruzeiro pelo rio com o The Popeye, que pode te levar ao zoológico, por exemplo.

Depois de uma manhã agradável passeando em meio à natureza de Adelaide, vá às compras no Rundle Mall. Esse shopping é um dos lugares mais movimentados da Austrália. São mais de 15 prédios e praças que formam esse grande shopping ao ar livre. Ele oferece lojas de todos os tipos, com marcas internacionais e nacionais, além de muito entretenimento, restaurantes e serviços. Ele é perfeito tanto para uma pausa rápida para o almoço ou para uma tarde de compras nas melhores lojas da Austrália!

No fim da tarde, já deixe agendado uma aventura inesquecível! Faça uma escalada pelo icônico telhado do Adelaide Oval – o maior estádio da cidade – e tenha vistas pitorescas da cidade enquanto as luzes se acendem durante o crepúsculo.

À noite, aproveite para curtir um pouco da vida noturna de Adelaide. Bares e pubs podem ser encontrados por toda a cidade e para os mais diferentes gostos. Mas, graças à enorme fama dos vinhos da região de Adelaide Hills, os bares que servem vinhos são incríveis. Na região de Hindley Street e Roundle Street são muito agitados, bem como o subúrbio de Glenelg, que possui uma cena agitada e jovem também durante à noite.

O que fazer em Adelaide – Extras: Kangaroo Island, Barossa Valley e Adelaide Hills

Em três dias você consegue conhecer tranquilamente os principais pontos da cidade de Adelaide. Entretanto, alguns passeios são um “must-see” em Adelaide e, talvez, você queira tirar um dia extra para cada uma dessas experiências e conhecer como a Austrália é incrível! Veja:

Kangaroo Island

A poucos minutos de Adelaide, você pode conhecer a segunda maior ilha da Austrália, atrás apenas da Ilha da Tasmânia. A Kangaroo Island tem belezas exuberantes e animais selvagens bem peculiares, como coalas, leões marinhos e belos pássaros.

Por lá você pode fazer trilhas e caminhadas pela ilha, experimentar um pouco da culinária local, mergulhar próximo aos naufrágios e fazer um tour pelas famosas Flinders Ranges.

O passeio em Kangaroo Island é excelente para quem quer ficar dois ou três dias imerso em um verdadeiro oásis natural. É possível chegar à ilha por meio de voos de apenas 30 minutos a partir do Aeroporto de Adelaide ou, então, por meio de uma viagem de balsa de mais ou menos 45 minutos.

Barossa Valley

Barossa Valley é uma das regiões mais famosas da Austrália para quem procura bons vinhos. Ele fica a pouco mais de 60 km do centro de Adelaide é tem inúmeras vinícolas que atraem visitantes da Austrália e do mundo. Isso sem falar que a paisagem do Barossa Valley é linda! Com muitos campos verdes e montanhas repletas de vinhedos.

Experimente vinhos como os shiraz e riesling, que são os mais famosos produzidos por lá. Mas, se quiser algo mais acostumado ao paladar brasileiro, há vinhos de cabernet sauvignon, por exemplo.

No Barossa Valley você ainda pode fazer voos panorâmicos de balão, que estão disponíveis todos os dias ao nascer do sol!

Adelaide Hills

Essa outra região vinícola da Austrália é mundialmente famosa. As colina de Adelaide estão entre as primeiras áreas do sul da Austrália a serem colonizadas pelos europeus, servindo como assentamentos alemães, principalmente.

Por isso, ao fazer uma visita à região de Adelaide Hills você vai encontrar uma forte cultura alemã graças aos descendentes desses primeiros colonos que ainda residem na área.

Divirta-se com um passeio pelo Cleland Conservation Park ou faça uma das inúmeras trilhas de caminhada ou bicicleta, como a Heysen Trail ou a Mawson Trail.

Por mais incomum que seja um destino turístico na Austrália, você sempre vai encontrar belas surpresas. E Adelaide é a prova disso! A cidade nem sempre é incluída nos roteiros pela Austrália, mas ela reserva ótimas atrações, especialmente para quem procura um passeio mais calmo e tranquilo.

Faça seu intercâmbio na Austrália! A Optima Intercâmbio é a agência que vai te ajudar em cada detalhe desse sonho! Entre já no site da Optima e peça para um dos consultores entrar em contato com você! Eles têm pacotes de intercâmbio para toda a Austrália e, também, para vários outros países, como Irlanda, Malta e Canadá!