Neste post falaremos do curso de inglês na Austrália e as melhores opções de escolas do país. Este que é um dos processos mais importantes para os Brasileiros que estão interessados em aprender a língua de forma produtiva fora do Brasil.Estudar Inglês na Austrália

O desafio de quem quer fazer um curso de inglês na Austrália ou em qualquer país é grande. Além de todas as papeladas como tirar o passaporte, visto, comprar passagem aéreas, existe a missão de procurar uma escola de inglês ideal e de boa qualidade.

O Primeiro passo para escolher a escola ideal é pesquisar sobre ela e sobre o que as pessoas falam dela nas mídias sociais. Com isso já é possível ter um bom sinal sobre a qualidade dela. Entretanto, isto não é o suficiente. Muitas vezes precisamos de ter referências de pessoas que estão na Austrália ou que já estudaram no local.

A propósito, existem algumas agências de intercâmbio que oferecem qualquer tipo de escola ou curso de inglês na Austrália para seus clientes. É preciso tomar um certo cuidado com isso, porque muitas vezes essas escolas parecem interessantes no papel, mas a realidade é muito diferente.

Isso acontece porque algumas escolas não muito bem conceituadas oferecem grandes comissões às agências de intercâmbios. Isso “motiva” a venda descontrolada de curso de inglês na Austrália em escolas que não valem a pena. Uma tremenda perda de dinheiro. CUIDADO!

Tipos de Curso de Inglês na Austrália

O Governo Australiano estipula algumas regras para as escolas de inglês do país. Por isso na maiorias delas é possível ver os mesmos tipos de cursos de inglês. Abaixo listamos os mais comuns.

Business English – Inglês para negócios

É um tipo de curso focado para estudantes que desejam aprender as linguagens específicas relativas à negócios. Para aqueles que já entendem um pouco do Inglês e querem dar um upgrade no currículo, esse curso é uma ótima opção.

English for Academic Purposes – Inglês com Propósito Acadêmico

Basicamente, este é um tipo de curso de inglês na Austrália focado para fins acadêmicos, ou seja, para aqueles que tem a intenção de estudar em uma Universidade ou faculdade do país.

IELTS – International English Language Testing System – Sistema Internacional de Teste da Lingua Inglesa

Este é um curso de inglês preparatório para o Exame IELTS. A intenção deste exame é avaliar o nível de proficiência da língua inglesa de pessoas não nativas. Para maiores informações acesse o Post Dicas Importantes para o Exame IELTS.

Intensive General English – Inglês Intensivo

Este é o curso de inglês da Austrália mais famoso para Brasileiros. Ele é destinado para estudantes internacionais que gostariam de aprender e melhorar o nível da língua inglesa de forma focada e intensiva.

As Escolas de Curso de Inglês na Austrália

Existem diversas escolas espalhadas pela a Austrália. Muitas delas são de nível mediano para ruim, mas existem escolas realmente boas. Listamos abaixo 3 que confiamos por serem realmente excelentes. Inclusive nós estudamos nelas.

Bond University College

Foi fundada em 1989 e é uma Instituição que oferece cursos de Graduação, Pós Graduação, Curso de Inglês, entre outros. Todos os estudantes de inglês podem usufruir das facilidades oferecidas pela Universidade, como Piscina, Quadras, Campos de Futebol, Academia, Sauna, entre outros. 

Bond University

A Infra estrutura da Bond é realmente de muita qualidade. Além disso o aluno estuda em média 25 horas por semana, uma média de 5 horas por dia. O curso de inglês é basicamente dividido em seis níveis:

  • Beginner (Nível 1)
  • Elementary (Nível 2)
  • Pre Intermediate (Nível 3)
  • Intermediate (Nível 4
  • Upper Intermediate (Nível 5)
  • Advanced (Nível 6)

Cada nível tem em média 10 semanas de estudos. Entretanto a evolução de cada aluno é diferente dependendo do esforço de cada um. Para os que se adaptam rápido com a língua, acabam sendo promovidos ao próximo nível de Inglês em menos tempo.

As aulas são divididas por habilidades com a língua:

  • Speaking (Conversação)
  • Listening (Audição)
  • Reading (Leitura)
  • Writing (Escrita)
  • Grammar (Gramática)

Dentro de cada habilidade há programas de ensinos especiais como jogos, música, televisão, filmes, excursões e etc.

Langports English Language College

Esta escola já foi considerada algumas vezes como a melhor escola de Inglês na Austrália. Ela oferece um sistema diferenciado de ensino chamado: UFO

  • U = (Use ou Uso)
  • F = (Focus ou Foco)
  • O = (Options ou Opções)

Mas o que isso Significa?

Basicamente quando o aluno chega na escola, ele faz um teste incluindo todas as habilidades com a língua – Speaking, Listening, Reading, Writing e Grammar. O que acontece é que nem sempre o aluno está no mesmo nível para todas as habilidades.

Por exemplo, uma pessoa pode ser ótima em gramática, mas não tão boa na escuta da língua. Ou seja, nas aulas de gramática ela vai para um nível superior que na de escuta – listening. Isso significa que cada habilidade com a língua inglesa tem níveis de compreensão diferentes. Esta estrutura é muito dinâmica e proveitosa!

Langports English School

A carga horária é de 25 horas por semana sendo que quase 2 horas dessa carga horária é destinada para atividades opcionais.

O Rodrigo estudou lá e diversos amigos também. Todos, sem exceção, aprovaram o curso de inglês de lá. A propósito, vocês sabiam que a maioria dos estudantes da Langports são Brasileiros? A tabela Interactive Nationaility Mix da escola mostra que 23.50% dos estudantes da Langports são Brasileiros e em segundo vem os Japoneses com 21.70%.

Browns English Language School

A Browns foi a escola que escolhi estudar o curso de inglês na Austrália por sete meses, sendo assim eu conseguirei dar mais detalhes sobre ela. No caso falaremos da unidade localizada em Gold Coast, embora eles tenham unidades em outras localidades no país.

A primeiro coisa a dizer é que existem várias facilidades perto da escola como estação de trem, mercado, shopping, farmácia, restaurantes, cafés, parques, e a acomodação da Browns. Para maiores informações sobre acomodações, acesse o Post Homestay ou Share accommodation.

Browns Language School

A escola oferece uma infra estrutura grande, organizada e moderna. É constituída por 3 andares com modernas salas de aula e equipamentos como: TV Screens, DVDs, mesas e cadeiras confortáveis. A sala principal oferece mais de 30 computadores, mesas, sofas, painéis com atividades, frizzer com água, sucos, salgadinhos, chocolates (Mas não é de graça não, haha).

Na cozinha há 2 geladeiras, micro-ondas, talheres e etc, pois a maioria dos estudantes levam seu próprio lanche. Na área externa há mesas também para relaxar e almoçar ou até mesmo estudar.

Recepção da Browns

No primeiro dia de aula, o aluno faz um teste incluindo todas as habilidades. Já citei sobre esse teste quando escrevi sobre a Langports, mas o mesmo processo serve para a Browns por terem um sistema de ensino parecido.

Depois do teste é feito um tour pela escola e no final do dia o aluno fica sabendo o resultado do teste, adquire os Livros do seu nível de inglês e recebe um calendário com os detalhes de suas classes e aulas.

Na Browns existem 2 horários de estudos para o curso de inglês intensivo:

Schedule A
– 08:20 – 10:30 (Aula)
– 10:30 – 11:00 (Café da manhã)
– 11:00 – 13:10 (Aula)
– 13:10 – 14:10 (Horário de Lanche)
– 14:10 – 15:10 (Exercícios não obrigatório)

Schedule B
– 08:50 – 11:00 (Aula)
– 11:00 – 12:00 (Exercícios não obrigatório)
– 12:00 – 13:00 (Horário de lanche)
– 13:00 – 15:20 (Aula)

O resultado do meu teste foi: Begginer (level 1) e somente em Grammar eu cai no Elementary (level 2) ou seja, o meu Inglês era bem ruinzinho.

Os professores da Browns são EXCELENTES, eu não tenho o que reclamar. Todos atenciosos e bons no que fazem. Além disso eles costumam sugerir sites, vídeos e links extras para estudos fora da escola.

Browns Language School Rooms

Na Browns além das habilidades estudadas como nas demais escolas, Speaking, Listening, Reading, Writing e Grammar, os alunos também tinham aulas de Vocabulary ou Vocabulário e Pronunciation ou Pronunciação.

As aulas de Pronunciation por exemplo eram super dinâmicas e foi ali que eu descobri o quanto era difícil a tal da pronúncia das palavras em inglês. Muitas palavras são parecidas, mas com sons totalmente diferentes.

A carga horária também é de 25 horas por semana. Além disso eles oferecem um programa de ensino extra chamado de “Accelerate” que acontece todos os dias após as aulas. Este programa serve para dar ainda mais uma melhorada no inglês para quem quiser ficar na escola após o horário das aulas.

Nas segundas-feiras os alunos realizam os testes referentes aos estudos da semana anterior. Os exercícios são corrigidos em sala de aula junto com o professor, o que facilita bem a compreensão dos eventuais erros cometidos.

Agora vocês querem saber quanto custa estudar em cada uma das escolas que citei acima? Acesse o Post Intercâmbio na Austrália – Quanto Custa Para Estudar e comece a planejar seu intercâmbio já!

Recomendamos também a nossa planilha de decisão de qual escola estudar na Austrália. Ela lista as principais situações para se avaliar em uma escola. Portanto basta preenchê-la para saber qual é a melhor escola em seu caso. Adquirá abaixo:

Conclusão

Por fim, deixa aqui algumas dicas extras para o você que pretende vir para a Austrália estudar um curso de inglês no país:

1. Para os Beginners ou Iniciantes: Estude Inglês no Brasil, em casa, via Internet. Viaje para fazer o seu Intercâmbio com pelo menos o nível básico de Inglês. Assim você não perde tempo aprendendo o básico do básico.

2. Seja focado nos seus estudos. Aproveite e desfrute cada minuto em sala de aula. Faça os exercícios, tire dúvidas. Afinal, você irá para a Austrália para isso e o curso não é barato.

3. A fluência não vem na escola. A escola te dá uma base, um alicerce. A fluência você vai aprender no dia a dia com os Australianos e isso vem com o tempo. A propósito, você já pensou em fazer um trabalho voluntário na Austrália para acelerar o Inglês. Eu fiz e recomendo.

4. Pergunta frequente de Brasileiro: “Mas nessa escola tem muito Brasileiro?” Tem! Na Austrália tem muitos Brasileiro estudando e morando. O mais importante é ter consciência de que você veio para estudar Inglês e não faz muito sentido ficar falando português nos horários de estudo.

5. Se você não sabe cozinhar, aprenda! Vai te fazer economizar um bom dinheiro. Eu fazia minha comida, sandwiches, comprava frutas e levava todos os dias para a escola. Economizei uma boa grana com isso.

6. Ao longo dos estudos, é inevitável usar dicionário. Porém minha dica é: Use dicionário Inglês – Inglês e tente não ficar traduzindo do Inglês para Português. Quanto mais praticar o inglês, melhor

Então é isso pessoal. Espero ter ajudado com algum detalhe interessante para seu curso de inglês na Austrália. E lembre-se procure sempre as melhores escolas para que o barato não sai caro no final das contas.

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Contate-nos se precisar de maiores detalhes, sugestões ou até mesmo outras dicas sobre este post ou sobre a Austrália. Deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.