Ter internet em casa é uma necessidade para os Brasileiros que estão vivendo na Austrália, já que sempre se comunicam com seus pais, parentes e amigos que ficaram no Brasil. Este post fala sobre como contratar uma internet na Austrália e quais sua opções disponíveis.

Como Funciona a Internet da Austrália

Embora a Austrália seja um país desenvolvido, a internet daqui não é considerada desta forma pelos seus cidadãos, já que a média de velocidade de internet está entre 7.8 a 11 megabits por segundo, mesmo assim esse número é maior que o dobro do praticado no Brasil. Além disso, 84% da população daqui tem acesso a internet, contra 59% do Brasil, como visto no gráfico acima.

Outro ponto interessante sobre a internet na Austrália é o fato de que desde 2013 o governo Australiano vem investindo pesado na infraestrutura de internet a fibra ótica pelo país inteiro.

Este projeto é conhecido como National Broadband Network – NBN, que tem sua conclusão prevista para 2021. Terá um custo total estimado de mais de AU$ 37 bilhões de dólares australianos. O objetivo é alcançar mais de 8 milhões de instalações em toda a Austrália, sendo que atualmente 3,6 milhões de instalações já foram realizadas.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para nós Brasileiros, tanto o acesso quanto a velocidade da internet na Austrália, não são problemas, já que no geral a internet daqui é boa em qualidade e facilidade de acesso, principalmente agora com o NBN.

Quais as Opções de Internet na Austrália

Existem diversos tipos de internet na Austrália como mostraremos abaixo. Entretanto, vale lembrar que o projeto NBN implantará fibra ótica para mais de 93% da população e que quando uma região passa a ter NBN, as operadoras são obrigadas a migrar os serviços de seus clientes para fibra.

Teoricamente após 2021 praticamente todos os clientes de internet do país serão vinculados à infraestrutura de internet da NBN. Então é aconselhável que verifique se a região de interesse já é provida com o NBN acessando o site do rollout map do governo.

ADSL, ADSL2 ou ADSL2+

Internet em par metálico do fio telefônico, chamada aqui de Asymmetric Digital Subscriber Line – ADSL. A velocidade desta tecnologia é variável de acordo com a qualidade da fiação, da distância entre a residência e a central telefônica e o uso simultâneo da internet nas outras residências.

Entretanto, acaba sendo a única opção de internet em muitas cidades menores de 500 mil habitantes do país. A velocidade máxima download é de 20 mbps e 1 mbps de upload, mas a média é de 4 mbps de download e 0.3 mbps de upload.

Cabo Coaxial

Internet de cabo coaxial usado pelas empresas de TV a cabo. A qualidade deste tipo de internet e sua velocidade já são melhores e mais estáveis. Porém não são todas as regiões que tem essa infraestrutura preparada. A velocidade pode chegar até 30 mbps de download e 2 mbps de upload.

Satélite

Internet por satélite é usada para regiões rurais e de difícil acesso no país. Esta internet na Austrália é bem mais cara, limitada e de baixa velocidade, podendo chegar no máximo a 1 mbps de download e apenas 0.2 mbps de upload.

Rede Celular 3G e 4G

Internet pelo uso da rede celular 3G e 4G. Esta é uma modalidade nova que traz mobilidade aos seus usuários, internet rápida e de qualidade. O problema é que geralmente tem limitação de uso de dados e pode ser afetada por condições climáticas. A velocidade de download pode chegar até 12 mbps e de upload até 1 mbps.

Fibra NBN

Internet a fibra e a mais rápida disponível no país. Está sendo implantada pelo projeto NBN do governo e será gerenciada pelas operadoras de internet Austrálianas. Basicamente a NBN é oferecida em 4 tipos de velocidades como visto mais abaixo.

Opções de internet NBN da Austrália

A NBN é entregue para seus clientes em 6 tipos de tecnologias de rede de dados diferentes. Isso porque o governo realizou um estudo que identificou que com apenas algumas mudanças nas estruturas de rede e cabeamento existentes do país, seria possível trazer a velocidade e qualidade de internet para bons patamares. Abaixo os detalhes desses tipos de infraestrutura:

  • FTTP – Instalação a fibra direta na residência
  • FTTN – Fibra até a central e par metálico até a residência
  • FTTB – Fibra até o prédio e cabo de rede ou metálico até a residência
  • HFC – Fibra até a central e cabo coaxial até a residência
  • Sky Muster – Satélite na residência que se conecta com a central
  • Fixed Wireless – Sinal WiFi para as residências que se conectam com a central

Velocidades disponibilizadas:

  • NBN 12 – Download de 12 mbps e upload de 1 mbps
  • NBN 25 – Download de 25 mbps e upload de 5 mbps
  • NBN 50 – Download de 50 mbps e upload de 20 mbps
  • NBN 100 – Download de 100 mbps e upload de 40 mbps

Claro que mesmo no NBN existem alguns fatores que podem contribuir para a diminuição da velocidade, como tecnologia do computador do cliente, tipo de roteador do usuário, forma de utilização da internet e entre outro. De forma geral a tecnologia à fibra é a mais confiável e estável possível no momento.

Custos do Serviço de Internet na Austrália

O custo da internet na Austrália também vai depender muito das opções que são incluídas no plano de interesse. Abaixo estão as dicas mais importantes para escolher o seu plano:

Existe contrato mínimo?

Muitos planos de internet na Austrália “trancam” o usuário em um contrato de 12 ou 24 meses. Nesse caso pode custar mais barato mensalmente, mas terá o problema da inflexível caso precise mudar de endereço ou não goste do serviço para cancelá-lo.

No entanto, existem diversos provedores de internet que oferecem o serviço de internet sem contrato. Estes podem até ser um pouco mais caro, mas pode valer mais a pena por conta da flexibilidade no contrato.

Tem limite de dados?

As operadoras de internet podem oferecer serviços limitados de uso de dados, ou seja, a quantidade de gigabyte para uso. Por um lado isso pode ser ruim, mas por outro, pode ser bom, principalmente para quem usa pouca internet, pois poderá ter um plano mais barato com não use muito a internet. Existe também a opção de uso ilimitado, o que é ótimo para quem usa mais a internet e vídeos.

Tem serviços adicionais?

Muitas empresas de internet na Austrália oferecem o chamado “bundle products”, que são os serviços adicionais à internet, como TV a cabo, linha de telefone fixa, linha de telefone celular, acesso a netflix (filmes) ou pandora / spotify (música) sem deduzir dados do seu plano de internet. Esses serviços encarecem um pouco a conta, mas pode valer a pena pelo custo benefício.

Tem custos adicionais?

Analise sempre as condições de instalação da internet na Austrália. Veja se é necessário ter uma linha telefônica instalada e funcionando na residência para que a internet seja conectada. Veja se precisa de comprar um roteador ou modem, se o sinal de wifi cobre a casa todos e entre outros.

Muitas vezes esses elementos não são explícitos nos websites das operadoras de internet na Austrália e por isso podem deixar sua instalação de internet bem mais cara. Contratos de 12 e 24 meses muitas vezes isentam os usuários desses custos.

Portanto, os custos de acesso à internet na Austrália pode variar entre AU$ 50 a AU$ 90 por mês, sendo que os serviços mais tops podem alcançar AU$ 120 a AU$ 150 por mês. Tudo isso dependerá das suas necessidades.

Conclusão Sobre A Internet na Austrália

 

Por fim, deixo 2 dicas muito legais para esse tema. Ao pesquisar sobre o serviços de internet na Austrália, faça sempre a comparação de preços e serviços pelo site da WhistleOut. Este site dá uma lista completa dos provedores de internet do país, junto com detalhes extras sobre cada empresa. Existe até filtros que te ajudarão nessa pesquisa.

Operadoras de Internet da AustráliaOutro site importante é o CanStar Blue, que é especializado em fazer pesquisa de satisfação com os consumidores. O site avalia e premia diversas empresas australianas pelos seus serviços oferecidos e a satisfação de seus clientes. Escolha sempre as empresas que tiverem o maior número de estrelas para os serviços de internet.

Para encerrar, indico outros 2 posts com assuntos relacionados. Veja sobre as operadoras de celular na Austrália e também um outro artigo bem legal sobre o que se deve fazer ao mudar de endereço na Austrália. Vale a pena conferir!

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguru

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post ou outro que tenha visto em nosso blog é só deixar um comentário que vamos responder e te ajudar com muito prazer.