Para muitas pessoas, a Austrália é um país bastante parecido com o Brasil. E, de fato, é mesmo! Em comum, vivemos em territórios continentais, somos um povo bastante acolhedor, apaixonados por esportes e temos um estilo de vida muito parecido estilo de vida bastante parecido com o brasileiro. Mas hoje nós vamos falar é das curiosidades e dos diferentes costumes da Austrália! Tenho certeza que você vai se deparar com alguma surpresa!

1. Costumes da Austrália: mão inglesa

mão inglesa na austrália

Uma das inúmeras heranças da colonização britânica é a orientação das ruas em mão inglesa. Dessa forma, as pistas das ruas têm sentidos opostos aos do Brasil e o volante dos carros são do lado direito. É da mesma forma como vemos nos filmes que se passam na Inglaterra!

Sim, é bem diferente, mas logo você pega o jeito e se acostuma!

2. Costumes da Austrália: andar descalço

andar descalço é um costume da austrália

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Os australianos são bastante despojados no estilo de se vestir. Eles não se preocupam muito com isso no dia-a-dia. Então, o costume australiano de andar descalço pelas ruas é bem comum; você vai encontrar as pessoas dessa forma no mercado, na farmácia e às vezes até nos shoppings!

Ah, e não estranhe se encontrar uma criança só de meias pelas ruas. Isso também é muito comum!

3. Costumes da Austrália: bebida alcoólica

bebidas alcoolicas na rua são proibidas na australia

Os australianos gostam bastante de beber com os amigos, principalmente depois de saírem do trabalho. Isso é parte da cultura local.

Mas o que se destaca quando falamos em happy hour e bebidas é que, assim como em outros países, na Austrália é proibido consumir em bebidas alcoólicas em locais públicos, como na rua, parques e praias. Mas é claro que muitas pessoas acabam burlando essa regra e colocam a bebida em recipientes discretos (não faça isso, ok?).

Além disso, as regras com bebidas alcoólicas são mais rígidas quando observamos que elas não podem ser compradas em qualquer local, como supermercados ou posto de gasolina. Aqui na Austrália elas só podem ser compradas nas lojas chamadas bottle shops.

4. Costumes da Austrália: churrascos em todos os lugares

churrascos ao ar livre são costumes da australia

Os churrascos são tão comuns e valorizados na Austrália que eles são feitos em todos os lugares. Ele pode ser no quintal da sua casa e, até mesmo, nas praias e nos parques. Muitas cidades disponibilizam, inclusive, churrasqueiras públicas nessas áreas e toda a população pode utilizá-las.

5. Costumes da Austrália: esportes diferentes

a austrália tem esportes diferentes

Como já falamos, os australianos são apaixonados por esportes. A maior parte da população pratica pelo menos uma modalidade esportiva e é bem comum assistirem algum tipo enquanto estão socializando com amigos e familiares.

Mas você sabia que eles têm esportes bastante diferentes dos nossos? Um exemplo é o cricket, que você deve arremessar uma bola com um bastão e acertar em uma vareta. Nós falamos mais sobre os diferentes esportes da Austrália nesse post aqui!

6. Costumes da Austrália: não matar insetos

teia de aranha

A diversidade e a fauna da Austrália é bastante preservada pelos moradores. Eles valorizam muito a preservação ambiental e cuidado com os bichinhos – até porque a Austrália é um país extremamente diversificado nesse sentido. Por isso, é bastante comum encontrar insetos diferentes e bem grandes no seu dia-a-dia.

Mas cuidado: não mate nenhum desses insetos! Além de ser repreendido pelos australianos, é possível que você seja punido pela polícia de alguma maneira por matar um bichinho. Por lá, os códigos ambientais defendem a preservação dos animais. Então, o melhor a fazer é deixá-los lá ou colocá-los para fora de sua casa.

Ah, claro, não estranhe se algum morador nativo da Austrália te mostrar uma aranha de estimação!

7. Sacar dinheiro ao fazer compras

sacar dinheiro na australia

Esse, na verdade, é um costume bastante prático e tenho certeza de que brasileiros iriam adorar.

Quando os australianos vão fazer compras e pagá-las no débito ou crédito, é comum que eles peçam um “troco” para o caixa em dinheiro. Ou seja, se a compra deu AU$ 70, você pode pedir para passar AU$ 100 no cartão e a loja vai te devolver AU$ 30 em dinheiro. Isso é uma excelente praticidade para quando você não encontra bancos ou caixas eletrônicos por perto.

8. Costumes da Austrália: Bring Your Own

No Brasil isso não é comum – apesar de acontecer em alguns casos, mas na Austrália faz parte da cultura levar sua própria bebida para festas ou restaurantes. Os australianos chamam essa prática de BYO – Bring Your Own. E ela é permitida na maioria dos estabelecimentos que oferecem algum tipo de refeição. Alguns cobram apenas a taxa da rolha, algo em torno de AU$ 3 ou AU$ 4.

Essa é uma ótima opção para quem deseja fazer um intercâmbio na Austrália e, ainda por cima, gastar pouco! Já que você pode comprar um vinho de sua preferência e por um preço mais barato e, depois, levá-lo para um restaurante.

9. Água gratuita em estabelecimentos

No Brasil é muito comum o estabelecimento comercial cobrar por água para consumo no local, mesmo que algumas leis locais existam para impedir essa prática e obrigar os restaurantes e bares oferecerem “água da casa” para o consumidor.

Na Austrália essa prática não existe. Por aqui é lei que todos os estabelecimentos e bares oferecem água potável (ou seja, da torneira, porém filtrada) para todos os clientes e ela deverá ser servida em jarras. Você pode tomar quantos copos sua sede desejar e não será cobrado por isso!

10. Costumes da Austrália: os lugares fecham mais cedo

Diferente do Brasil, onde lojas de shopping fecham por volta das 22h e os comércios de rua fecham por volta das 18h ou 20h, na Austrália esses estabelecimentos já estão fechados às 20h nos shoppings e 17h nas ruas.

Isso se deve graças a outro grande costume da Austrália, que é dormir mais cedo do que nós, brasileiros, dormimos. Perto das 21h já tem muitas pessoas dormindo na Austrália.

Até mesmo barzinhos e baladas abrem mais cedo para fechar mais cedo. Antes de chegar às 3 horas da manhã muitos desses estabelecimentos já encerraram o expediente.

Extra: lavar louças

O modo de lavar louças do australiano também é bastante diferente. Por aqui eles fazem no estilo americano: enchem a pia com água, mergulham todas as louças e vão ensaboando. No final, enxáguam naquela mesma água e colocam para secar. É… esse não parece o melhor dos costumes da Austrália para nós brasileiros.

A primeira vista, todos esses hábitos do povo australiano parecem bastante diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil. Sem dúvidas. Mesmo assim, com o tempo nós vamos acostumando e isso tudo não parecerá mais estranho. Muitos desses hábitos a gente pode incorporar no nosso dia-a-dia como, por exemplo, não matar um inseto.

Aproveite que você pode fazer um intercâmbio pela Optima Intercâmbio e, ao chegar por aqui, conte para seus amigos australianos nossos costumes brasileiros. Tenho certeza que eles vão encontrar muitas coisas estranhas (até por que nós somos um dos poucos países que colocamos um lixinho ao lado do vaso sanitário)!