Você já ouviu falar do Anzac Day? Provavelmente você já deve ter esbarrado com o termo Anzac por aí, afinal, aqui na Austrália é bastante comum encontrar pontos turísticos e museus com esse nome. Mas você sabe o que significa isso?

Se você não sabe por que esse nome e essa data é tão importante para os australianos e para os neozelandeses, se liga nesse post, pois nós vamos te explicar todas as curiosidades do Dia de Anzac!

O que é o Anzac Day?

Celebrada todos os anos no dia 25 de abril na Austrália e Nova Zelândia, o Anzac Day é uma das datas nacionais mais importantes para os dois países. O dia serve para comemorar e relembrar a luta dos soldados australianos e neozelandeses que serviram ambas nações em guerras, conflitos e operações de paz ao longo da história. 

Mas essa data não é simplesmente uma escolha aleatória. O Dia de Anzac é comemorado no mesmo dia em que, em 1915, as Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia desembarcaram na Península de Gallipoli para lutar junto ao Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

O nome “Anzac” vem de “Australian and New Zealand Army Corps”, o nome das forças armadas constituídas em conjunto pelos dois principais países da Oceania. Então, o termo é uma abreviação do nome do exército que lutou na Primeira Guerra. 

Mas por que essa data é tão especial para os australianos e neozelandeses?

O dia 25 de abril é uma data que vai muito além da lembrança dos soldados. Tanto para a Austrália como para a Nova Zelândia, participar da Batalha de Gallipoli significou o início de um novo momento para ambos países. 

Quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu, em 1914, ambos países eram nações recém independentes. A Austrália havia apenas treze anos de separação do Reino Unido, uma vez que a sua independência fora declarada em 1901. Já a Nova Zelândia era ainda mais jovem: a sua independência apenas ocorreu no ano de 1907.

Então, lutar durante a Primeira Guerra Mundial serviria para que ambos países se firmassem como nações independentes, mesmo que lutando em nome do Império Britânico e do outro lado do mundo. 

Lutar em um conflito tão importante transformaria a realidade das duas nações, que até então eram vistas como ex-colônias, e firmaria as suas autoridades políticas e reputação perante o mundo. Basicamente, seria uma demonstração de força de seus exércitos, o que é muito importante em termos diplomáticos.

A Batalha de Gallipoli e o Anzac Day

A Primeira Guerra Mundial colocou duas grandes forças militares europeias em oposição após o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand da Áustria. Os Aliados e as Potências Centrais entraram em conflito a partir de 1914. 

O Império Britânico fazia parte das Forças Aliadas e, com a declaração de guerra em 1914, automaticamente os países da Commonwealth também a declararam. Com isso, a Austrália e a Nova Zelândia entraram na Primeira Guerra Mundial. 

Em 1915, os soldados australianos e neozelandeses fizeram parte da expedição que buscou capturar a Península de Gallipoli no intuito de abrir o Estreito de Dardanelos – então dominado pelas Potências Centrais – para que os navios bombardeiros dos Aliados pudessem passar.

Soldados ANZAC na 1ª Guerra Mundial, no Egito, 1914 – 1915 – Museums Victoria

O objetivo final era capturar Constantinopla (atual Istambul), que era a capital do Império Otomano. A tomada dessa cidade faria com que um grande aliado da Alemanha saísse da Guerra, enfraquecendo o lado das Potências Centrais. 

A tentativa de tomar o Estreito de Dardanelos não foi bem sucedida desde o início. Ao desembarcarem em Gallipoli, as tropas Anzac desceram nos pontos errados, dificultando a incursão do exército por terra.

Após oito meses de combates, o conflito terminou com aproximadamente 250 mil vítimas de cada lado. Mais de 8,7 mil soldados australianos morreram e houve mais outras 2,7 mil mortes de neozelandeses. 

A bravura do exército Anzac em resistir por oito longos e intermináveis meses fez com que as forças australianas e neozelandesas deixassem um legado muito grande em ambas nações. 

A “lenda Anzac” ajudou a construir uma parte muito importante da identidade cultural e histórica dos dois países, moldando a maneira como eles encaram a sua história e projetam o seu futuro. 

Tradições e comemorações do Anzac Day

Após o fim da Batalha de Gallipoli, aqueles que não foram para a Guerra e ficaram em casa, estavam muito orgulhosos do desempenho dos soldados Anzac. Além de terem dado suas vidas pela nação, eles resistiram bravamente ao lutar em condições difíceis. 

O Dia de Anzac nasceu justamente deste orgulho e foi celebrado pela primeira vez em 25 de abril de 1916. Por toda a Austrália e Nova Zelândia ocorreram várias marchas e cerimônias. Em Londres, mais de 2000 soldados marcharam pelas ruas da capital britânica. Já em Sydney, carros transportavam soldados feridos em Gallipoli enquanto uma multidão os acompanhava. 

Soldados ANZAC em Londres, 1919

Até o fim da Guerra, o Dia de Anzac serviu para comícios patrióticos e campanhas de recrutamento de soldados. 

Foi apenas na década de 1920 que o dia se transformou verdadeiramente em um feriado nacional tanto na Austrália como na Nova Zelândia. Nessa época, muitas tradições se iniciaram, como a vigília ao amanhecer, marchas e memoriais em recordação aos combatentes. 

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, o Anzac Day se transformou em uma data para homenagear todos aqueles soldados que perderam suas vidas nas operações militares e de manutenção da paz em que a Austrália esteve envolvida. 

A primeira celebração formal do Anzac Day ocorreu no Australian War Memorial, na capital Camberra, em 1942. Era um momento que a Austrália sofria ameaças de ataques aéreos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, por isso, não houve nenhuma cerimônia grande, uma vez que as reuniões públicas estavam proibidas. 

The Down Service

Uma das tradições da época do Dia de Anzac é o chamado Down Service. Há uma rotina militar que diz que a melhor hora do dia para se lançar um ataque seria quando as primeiras luzes do dia aparecessem no campo de batalha. 

Com isso, uma vigília de madrugada, logo antes do amanhecer, se tornou uma tradição no Anzac Day. Cantos e poemas são entoados para a multidão que segura velas, hinos e textos em homenagem aos combatentes são lidos, intercalando momentos de silêncio e homenagens do exército. No final, o hino da Austrália e da Nova Zelândia são cantados, terminando o Down Service logo no amanhecer. 

Anzac Parade

O Dia de Anzac também é marcado por inúmeras paradas pelas cidades australianas. A maior e mais importante delas acontece na capital Camberra, quando militares, veteranos e descendentes de veteranos de guerra desfilam no eixo central de uma grande avenida que leva do Gallipoli Reach ao Australian War Memorial. Uma grande curiosidade é que o nome dessa avenida se chama Anzac Parade! 

A flor de papoula

Um dos grandes símbolos do Anzac Day são as flores de papoulas. Elas têm até um nome: “flanders poppy”! No Dia de Anzac e no Dia da Memória (11 de novembro), elas são colocadas em memoriais de guerra e nos túmulos de quem conseguiu voltar para a Austrália depois das Guerras. 

Normalmente, não são flores naturais, mas sim flores feitas com papel ou costuradas com tecido. Elas costumam ser feitas e vendidas por organizações ligadas àqueles que servem ou serviram às Forças de Defesa da Austrália para arrecadar fundos. 

Segundo a tradição militar, a cor vermelha viva das papoulas simboliza o sangue dos soldados que foi derramado nos campos de batalha. 

O biscoito Anzac

Os Anzac biscuits são um tipo de doce bastante popular tanto na Austrália quanto na Nova Zelândia. Eles são feitos de ingredientes secos, como aveia, bicarbonato de sódio, farinha, açúcar, coco ralado e manteiga. Esses ingredientes, quando misturados com água quente e levados ao forno, se transformam em deliciosos biscoitinhos crocantes!

Veja também: 11 comidas típicas da Austrália que vão te dar água na boca!

Essa tradição remonta os tempos de guerra. A história conta que estes biscoitos eram preparados pelas esposas dos soldados e enviados às tropas em pequenas latas forradas com papel para elevar os ânimos dos soldados.

Para muitos australianos o biscoitinho é sinônimo de sabor de infância, além de possuírem um significado especial para muitas famílias australianas e neozelandesas.

Conhecendo lugares especiais na Austrália

ANZAC Square, Brisbane, QLD

Há inúmeros monumentos e espaços que buscam relembrar as pessoas que lutaram pela Austrália ao longo dos anos. Visitar a capital australiana, Camberra, é um passeio imperdível para quem busca conhecer um pouco mais sobre a história das tropas Anzac.

Por lá, além de assistir à Cerimônia Nacional, você pode conhecer o Australian War Memorial e o Rol de Honra do Memorial, onde os nomes dos combatentes estão inscritos e adornados com as papoulas vermelhas. 

Em Melbourne e Brisbane há monumentos com o mesmo nome: o Shrine of Remembrance. Nestes locais acontecem homenagens com coroas de flores, minutos de silêncio, além de Down Services. 

Em Sydney, além dos serviços de memoriais, você ainda pode ver belíssimas projeções em homenagem à esta data na Opera House. 

Outra coisa muito tradicional que ocorre durante o Anzac Day são os eventos esportivos! Os australianos são apaixonados por esportes e muitas partidas são jogadas neste dia. Há partidas de rugby league, rugby union, futebol, cricket e muitos outros!

Participe das comemorações do Anzac Day na Austrália!

Se você quer conhecer de perto as comemorações do Dia de Anzac, vale a pena fazer uma viagem ou um intercâmbio para a terra dos cangurus! Aliás, o intercâmbio é a melhor e a mais interessante maneira de ficar imerso na cultura australiana! 

Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália