Está se programando para morar na Austrália com o intuito de trabalhar ou fazer um intercâmbio? Então se liga porque há alguns passos que você precisa cumprir logo nos seus primeiros dias aqui na terra do canguru! Confira o que fazer ao chegar na Austrália.

1. Comprar um chip de celular

Comprar um chip de celular é uma das coisas essenciais quando pensamos no que fazer ao chegar na Austrália. Hoje em dia a internet é essencial até mesmo para chamar um carro de transporte ou se localizar na cidade.

Por isso, não deixe de comprar seu chip de celular. Apesar de os aeroportos terem internet liberada para os viajantes, nem sempre elas têm boa qualidade, já que é um wi-fi público. Assim, você pode procurar algum quiosque ou loja do aeroporto.

Se preferir esperar e conhecer os melhores planos das operadoras australianas, você poderá comprar esses chips nas lojas das próprias operadoras. Elas costumam ficar em shoppings e, até mesmo, em regiões com grande movimentação comercial.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Lojas revendedoras de produtos eletrônicos também costumam vender esses SIM Cards – até mesmo por alguns preços mais baixos. Lojas como JB Hi-Fi e Officeworks e supermercados como Woolworths, Aldi e 7-Eleven oferecem além dos cartões SIM vários outros acessórios para celular (como carregadores) e podem ser boas opções.

2. Cartão local de transporte

Independente do motivo de você estar indo para a Austrália, o uso do transporte público vai ser essencial na sua vida. Principalmente se você quer economizar uma grana! Assim, para utilizá-los, é bem importante que você faça um cartão local de transporte.

Por meio desses cartões você consegue utilizar toda a rede de transporte da cidade onde você estará, bem como pagar tarifas mais baixas e ter o benefício da integração. Esse cartão é importante também pois aqui na Austrália os transportes costumam ser cobrados de acordo com a distância percorrida. Assim, você deverá registrar sua entrada e a saída do meio de transporte para ser cobrado dessa maneira.

Sempre é válido lembrar que cada cidade tem seu cartão de transporte específico. Mas, normalmente, eles podem ser comprados em estações de ônibus, metrô ou em lojas de conveniência, farmácias, 7-Eleven, bancas de jornais. Também é possível comprar esses cartões em locais onde você pede informações sobre o transporte público local.

Clique aqui para ver mais informações sobre o cartão de transporte de Sydney, ou Melbourne, ou Perth, ou Brisbane ou Adelaide.

3. Abrir sua conta bancária local

Outro dos pontos fundamentais sobre o que fazer ao chegar na Austrália é fazer sua conta bancária local. Isso é essencial se você vai ficar um longo período no país e, principalmente, se você for trabalhar na Austrália. Portanto, se você está apenas visitando a Austrália não precisa se preocupar com esse ponto.

Nós já falamos nesse post aqui sobre como você pode abrir sua conta bancária e qual banco você pode escolher. Mas lembre-se sempre que é importante escolher aquele que oferece as tarifas e benefícios que melhor se adaptam às suas necessidades.

4. Tirar seu certificado de trabalho na Austrália

Se o seu tipo de visto australiano permite trabalhar no país, é importante seguir algumas etapas antes de procurar um emprego. Algumas vagas exigem, por lei, que você faça um curso de habilitação para trabalhar naquela determinada área. Por isso, se você vai trabalhar em locais que vendem bebidas alcoólicas, na construção civil ou com crianças, por exemplo. é exigido tais certificados.

Nós já falamos sobre eles aqui e você pode consultar esse artigo para saber como obter esses certificados antes de procurar sua vaga de emprego.

Esses cursos costumam ser de curta duração, podendo ser feitos em um ou dois dias presencialmente ou online. Como eles não são gratuitos, é preciso que você separe entre AU$ 50 e AU$150 para fazer o pagamento.

5. Tirar seu Tax File Number

Nós também já falamos sobre como você pode tirar seu Tax File Number (TFN) na Austrália. Esse documento serve como se fosse seu CPF aqui na terra dos cangurus. Por isso, é importantíssimo que ele esteja incluído na sua lista sobre o que fazer ao chegar na Austrália.

O TFN é obrigatório para qualquer indivíduo – Australiano ou não – que vá trabalhar em uma empresa do país. Essas empresas são obrigadas a vincular o salário do funcionário ao TFN no momento da contratação. No final de cada ano fiscal, você deverá fazer sua TFN Declaration, que é como se fosse o Imposto de Renda da Austrália.

Apenas pessoas com visto de turista não pode emitir o TFV, visto que turistas não podem trabalhar no país.

6. Emitir seu Australian Business Number

Algumas vagas de trabalho exigem que o candidato possuam um Australian Business Number – ABN. Ele é algo similar ao registro CNPJ brasileiro.

É bastante comum que na Austrália as empresas contratem profissionais para trabalhar de forma autônoma, sem a necessidade de ter algum vínculo empregatício entre as duas partes.

Para esse tipo de contrato de trabalho é exigido um ABN e, por isso, você também deverá incluí-lo na sua lista de coisas para fazer ao chegar no seu destino final na Austrália.

Se você quiser saber mais sobre o ABN, nós também já falamos sobre ele aqui nesse post. Vai lá conferir!

7. Identidade Australiana – Keypass Identity Card

Foto por Australian Post

Seja qual for o intuito da sua viagem, é importante que você procure fazer um cartão de identidade chamado de Keypass Identity Card. Esse cartão é emitido pelo Australian Post – os correios da Austrália – e servem como um documento oficial para os estrangeiros que estão morando no país. Além disso, ele vai evitar que você carregue seu passaporte a todo o momento (e garantindo que você não o perca, já pensou a dor de cabeça?).

Essa ID Australiana vai servir como comprovante de identidade e de idade para entrar em locais para maiores de idade, como bares e baladas. Também é necessário para comprar bebidas alcoolicas, para registrar sua carteira de motorista no sistema de trânsito e inúmeras outras atividades.

Para a emissão do seu Keypass Identity, o processo é todo bem prático. Ele é gratuito para a versão digital, porém você deverá pagar AU$39,95 para a versão física. O Keypass Identity pode ser solicitado on-line no site do Australian Post. Clique aqui e confira.

8. Abrir sua conta do Superannuation

O superannuation na Austrália é como se fosse a Previdência Social no Brasil. A diferença é que aqui na Austrália ele são como contas bancárias ou fundos de pensão gerenciadas por empresas que administram esses fundos de acordo com o seu perfil.

As empresas são obrigadas a pagarem uma cota mínima de 9,5% em cima do salário do empregado e esse valor deve ser depositado nessa conta.

Por isso, se você procura um trabalho na Austrália, deve colocar a abertura da conta do superannuation como uma das coisas que fazer ao chegar na Austrália.

Nós também já falamos sobre o superannuation nesse post aqui. Lá destacamos tudo o que você precisa saber para entender esse assunto.

9. Tradução da CNH

Você sabia que pode dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação brasileira aqui na Austrália? Pois é! A única coisa que você precisa fazer ao chegar na Austrália é a tradução juramentada desse documento.

Se você você for um residente permanente na Austrália deverá tirar sua carteira de habilitação australiana em até 3 meses após a sua entrada na Austrália. Após esse período sua carteira de habilitação brasileira não será aceita aqui no país.

10. Medicare ou ativação OSHC

O medicare é comparado ao SUS brasileiro, entretanto, somente cidadãos australianos, neozelandeses ou com algum tipo de visto de permanência/residência na Austrália podem ser beneficiados desse serviço.

Se você se encaixa em alguma dessas características, procure os serviços governamentais para se inscrever e começar a usufruir dos benefícios de saúde na Austrália. Você pode ter mais informações sobre o Medicare nesse post que fizemos. Caso queira se inscrever, é só entrar aqui nesse site e ter todas as informações necessárias sobre como proceder.

Se você vem à Austrália para um intercâmbio, o seguro viagem OSHC é exigido. Por isso, muitas vezes, a apólice do seguro vai ser entregue no seu primeiro dia de aula. Assim, você não precisa fazer nada. Entretanto, se você não está fazendo um intercâmbio com uma agência de intercâmbio, você precisará ativar esse seguro no site da sua seguradora. Nós NÃO recomendamos de forma alguma que você faça um intercâmbio sem uma agência especializada.

Por isso, se você quiser vir para a Austrália com uma agência de intercâmbio de confiança e que vai te ajudar em todas as etapas do seu intercâmbio, entre em contato com a Optima Intercâmbio! Sério, eles vão te ajudar desde a etapa da preparação, vão te ajudar a escolher a melhor cidade e melhor escola para estudar aqui na Austrália.

Eles vão te ajudar em qualquer problema durante sua estadia por aqui. Você não vai precisar se preocupar nem com as passagens aéreas! Eles fazem tudo para você. Entre já em contato com a Optima e realize seu sonho de fazer um intercâmbio na Austrália!