Faltam poucos dias para o Natal chegar e muitos já devem estar pensando ou preparando a ceia do feriado. No post de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre como é o Natal na Austrália e quais são as comidas típicas daqui durante essa época. Quer conhecer mais sobre como é esta data na terra dos cangurus? Então continue acompanhando! 

Como é o natal na Austrália?

Apesar de ser um país com tradições bastante inspiradas nos costumes europeus, o natal da Austrália é bem pouco parecido com o que acontece nas terras geladas da Europa nesta época do ano. Como a Austrália fica no Hemisfério Sul, diferente da Europa, no mês de dezembro faz bastante calor, afinal, é verão por aqui, assim como no Brasil.

Então, se você resolver passar suas férias ou fazer um intercâmbio para a Austrália nesta época do ano, você poderá se deparar com um Natal diferente do que vemos na TV: sem neve, frio ou bonecos de neve.

A verdade é que até existem alguns bonecos por aqui, mas eles são feitos de areia da praia! Isso porque uma das maiores tradições do Natal na Austrália é passar as festas de fim de ano em frente ao mar, com os pés na areia, para aproveitar a luz do dia e descansar da agitada rotina do resto do ano.

E por falar em descansar, aqui na Austrália as pessoas comemoram a data no dia do Natal mesmo. Até o dia 24 de dezembro tudo ocorre normalmente. O dia 25, para o Natal australiano é o mais importante, pois é quando as famílias e amigos se reúnem para celebrar a data com um belo almoço. É no dia 25, também, logo após o almoço, que as pessoas trocam seus presentes umas com as outras. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Boxing Day

Outra tradição bastante agitada aqui é o Boxing Day. O dia 26 de dezembro, quando ele acontece, é uma das datas mais importantes para o comércio varejista da Austrália, visto que é o dia em que os comerciantes fazem descontos incríveis em seus produtos. 

Essa tradição é feita com a intenção das empresas renovarem seus estoques para o ano seguinte. Então, se você quer muito algum produto, recomendo que você espere o Boxing Day para comprá-lo, uma vez que os descontos são realmente bastante atrativos.

Falamos ali em cima que aqui na Austrália nós comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro com um belo e delicioso almoço. Mas tenho certeza que você deve estar se perguntando: o que esse tem de tão especial nessa refeição? Bom, além de ser uma refeição muito farta, há alguns pratos tradicionais. Que tal conhecê-los também? Vai dar água na sua boca!

Quais são as comidas típicas do Natal na Austrália?

Há muitas comidas típicas que os australianos adoram comer no Natal. Elas já fazem parte das tradições desta época do ano por aqui. Veja algumas! 

1. Como é o natal na Austrália: tem Pavlovas!

Não poderia faltar o mais tradicional das sobremesas da Austrália no almoço natalino, não é mesmo? É verdade que a Austrália disputa a invenção das pavlovas com a Nova Zelândia, mas, independente da origem, esse doce é a preferência aqui na terra dos cangurus até mesmo nas propagandas natalinas! 

E se você não sabe o que são as pavlovas, esse doce é uma delícia de merengue, com uma crosta bem crocante e o interior bem fofinho. Em cima há uma cobertura de chantilly e frutas, como morangos, kiwis, blueberries e amoras. 

Veja também: Comidas Típicas da Austrália Não Vistas no Brasil

2. Christmas Pudding

A origem britânica da Austrália se manifesta nas comidas natalinas também. O Christmas Pudding é uma espécie de bolinho que foi trazido pelos ingleses logo no início da colonização. Apesar da sua aparência sem graça – afinal, ele é um bolinho sem cobertura, nem nada – eles são deliciosos e muito saborosos.

Para você tentar imaginar o sabor dessa sobremesa, ela leva um pouco de gengibre, canela e outras especiarias, além de uvas passas, groselhas, tâmaras, figos, amêndoas e uma ou duas doses de rum ou conhaque para que a massa fique mais molhadinha. Aqui na Austrália eles ainda acrescentam um pouco de laranja à massa e o servem com creme custard, o que dá um sabor ainda mais característico e refrescante. 

3. Christmas Trifle

Não me lembro de existir algo do tipo no Brasil. Essa sobremesa é bastante característica daqui da Austrália e de países com heranças britânicas. Ela é bastante diferente: leva pão de ló em cubos, creme custard e frutas que se intercalam em camadas. 

Há diversas versões desta receita – algumas, inclusive, nem frutas levam, mas sim chocolate. Entretanto, a mais tradicional é a Strawberry and Raspberry Trifle, que leva morango e framboesa. 

4. Como é o Natal na Austrália? Tem muitos camarões

Pela grande influência do mar na culinária australiana, os frutos do mar são bastante utilizados. E no Natal não é diferente: aqui os camarões estão presentes tanto nos pratos elaborados como em simples coquetéis onde o camarão vem delicadamente cozido. 

Lembra que eu disse que os australianos adoram passar as festas de fim de ano na praia? Pois é… Por aqui a praia é sinônimo de churrasco (barbie) e, então, não poderia faltar aquele camarãozinho na churrasqueira, não é mesmo?

Para você ter ideia de como o camarão é importante para esta época do ano aqui na terra dos cangurus, os australianos consomem mais de 45 mil toneladas deste alimento durante as férias de verão.

Veja também: Leis da Austrália: as principais regras da terra dos cangurus

5. Ostras

Mais um item da lista de frutos do mar nos almoços de Natal da Austrália! As ostras são servidas como aperitivos para os dias quentes de verão e no natal elas se tornam as estrelas da festa! Por aqui elas são servidas frias e com algumas gotinhas de limão. 

6. Presunto e peru

Assim como no Brasil, aqui na Austrália é bastante comum consumir carnes como presunto suíno – estilo tender – e peru no almoço de Natal. A diferença é que aqui, por causa do calor, a tradição é que eles sejam servidos frios e com acompanhamentos como batatas, cenouras e um delicioso molho agridoce, como mel, abacaxi ou damasco. 

7. Mince pies 

As tradicionais tortas de carne moída são uma das delícias do Natal na Austrália. Elas lembram bastante as empadas brasileiras, mas frequentemente levam alguma coisa para adocicar o seu sabor, como maçã, groselha, laranja ou limão. Ah, claro! Sempre uma dose de conhaque! 

Bom, eu não sei você, mas só de pensar em que comer no dia 25 de dezembro aqui na Austrália me deu até água na boca! Nós já estamos esperando o Papai Noel com a árvore de Natal montada muito ansiosos para a chegada da data! 

E te faço um convite: que tal passar o seu próximo Natal aqui na Austrália? Comece já a planejar um intercâmbio para a terra dos cangurus e tenha a experiência de passar o Natal em uma cultura bastante diferente da que estamos acostumados! Tenho certeza que vai ser um momento ainda mais especial para você! 

Na hora de organizar seu intercâmbio, você precisa contar com uma agência completa e especializada, que é nossa parceira no Rota do Canguru.

Clique aqui e solicite um orçamento gratuito! Você poderá fazer intercâmbio com toda a segurança e garantia de ensino de qualidade que só uma agência de intercâmbio pode oferecer!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália