Se você está vindo para a Austrália ou já mora aqui e tem a intenção de trabalhar no país, com certeza vai passar por uma Entrevista de Emprego na Austrália, não importa a área. Este Post tem o intuito de esclarecer algumas dúvidas em relação à este assunto.

Entrevista de Emprego na Australia

Primeiramente, vamos relembrar que por lei um Estudante na Austrália pode trabalhar 40 horas/quinzenais, ou seja, uma média de 20 horas/ semanais. Justamente por esse motivo que a maioria dos Estudantes procuram empregos flexíveis pois a a carga horária é bem restrita.

Na Austrália, especificamente em Gold Coast, é muito comum de se ver Trabalhos Casuais (Casual Job) ou Meio Período (Part-time), porém a maioria dos lugares que disponibilizam vagas para se trabalhar em torno de 20 horas/ semanais são:

  • Hotéis e Resorts: Cleaner (Limpeza)
  • Restaurantes: Waitress/ Waiter (Garçonete/ Garçon)
  • Restaurantes: Chef/ Dishwasher/ Kitchen Hand (Chefe de cozinha/ Lavador de Pratos/ Assistente de Cozinha
  • Cafeteria: Barista (Atendente com habilidades para fazer vários tipos de café)
  • Casa de Família: Nanny (Babá)
  • Mercados e Farmácias: Cashier (Caixa)
  • Lojas: Shop Assistent (Assistente de loja)
  • Escritórios: Posições em várias áreas como Administrativo, Financeiro, Marketing, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, etc
  • Entre outros

Ou seja, tem trabalho para todos,  algumas áreas oferecem mais vagas, outras menos, a época do ano influencia também, assim como no Brasil. O importante é não desistir, pois eu passei por isso como muitos daqui, e realmente essa “nuvem negra” assombra a cabeça dos Brasileiros, mas no final é muito mais simples que imaginamos. Então vamos às dicas:

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Formato de Currículo na Austrália

Através do Currículo, que talvez alguma empresa poderá te chamar para uma futura entrevista de emprego na Austráia, ou seja, ele é essencial! Minha dica é: seja diferente e criativo. Muitos Brasileiros copiam Currículo dos amigos, usam o mesmo formato, as mesmas informações e ainda entregam nos mesmos lugares.

Não recomendo fazer um Currículo com mais de uma página. Tente ser o mais claro possível em relação as informações, isso significa ter qualidade, não quantidade.

Para os Currículos que são entregues de porta em porta, eu indico que sejam impressos até em uma cor diferente para destacar. Além disso, quando você vai até o estabelecimento entregar seu currículo, peça para falar com o Gerente e mostre vontade. Não deixe seu currículo com a Atendente, com o Garçon ou com a Recepcionista, eles não vão encaminhar para o Gerente.

Outra forma também de se aplicar para uma vaga é cadastrar o currículo em sites como o Gumtree, Seek, CareerOne e acessar todos os dias, afinal, todos os dias surge novas vagas.

Entrevista na Austrália

Entrevista de emprego na Austrália para vagas em Restaurantes, Hotéis, Cafés pode ser mais simples. Basicamente os recrutadores te ligam, marcam um horário para saber um pouco mais de você e sobre suas experiências anteriores. As perguntas mais frequentes são:

  1. Fale um pouco sobre você
  2. Fale sobre suas experiências anteriores
  3. O que você fazia antes de vir para Austrália
  4. Qual é o seu tipo de visto e por quanto tempo você pretende ficar aqui
  5. Qual é a sua disponibilidade em relação aos finais de semana
  6. Como você lida com um ambiente busy (lotado, movimentado)

Além disso, muitos Restaurantes e Cafés pedem para você fazer um dia de Trial. O Trial nada mais é que um dia ou algumas horas de treinamento, basicamente para mostrar se você entende do negócio mesmo ou não. O Trial pode ser pago ou não, e normalmente eles avisam antes.

Em relação ao Inglês, se você fala literalmente nada, fica um pouquinho mais difícil, mas não é impossível. O que conta muito aqui na Austrália, de acordo com as minhas experiências é : Força de vontade e persistência. Se você mostrar determinação e positividade eu diria que 80% da vaga é sua.

possivel

Entrevista de Emprego na Austrália – Área Administrativa

Para vagas mais específicas como Administrativo, Financeiro, Marketing, entre outras, já funciona um pouco diferente e como eu passei por essa experiência, vou compartilhar com vocês.

A entrevista de emprego na Austrália costuma ser bem mais longa pois eles querem realmente ter certeza que você possui o Perfil adequado para a vaga. As perguntas mais frequentes são:

  1. Fale um pouco sobre você
  2. Fale sobre suas experiências anteriores
  3. Fale sobre as suas habilidades em relação à algo específico (Isso depende totalmente da vaga, se a vaga é para o Departamento Financeiro por exemplo, eles podem perguntar sua habilidades em relacionadas à Excel)
  4. Qual foi o motivo da sua saída da empresa que você trabalhou no Brasil
  5. Porque você decidiu vir para a Austrália
  6. Qual é o seu tipo de visto e por quanto tempo você pretende ficar aqui
  7. Pontos fortes e fracos
  8. Porque eles deveriam te contratar
  9. Pretensão Salarial
  10. Disponibilidade de horário

Pontos de Uma Entrevista na Austrália

Dependendo da empresa e do processo seletivo, pode acontecer uma segunda entrevista de emprego na Austrália. O segredo é se preparar porque no mínimo vai ter o Gerente de RH + Gerente da sua vaga + Diretor. As perguntas serão totalmente repetitivas, por este motivo é importante ser verdadeiro.

Em relação ao nível de Inglês para vagas mais específicas, é importante conseguir se comunicar, mas não se preocupe se não for fluente porque o mais importante é ter força de vontade. Eu treinei muito sobre o que eu ia falar sobre mim, sobre as minhas experiências, inclusive eu simulava perguntas e respostas. Como já citei anteriormente o que conta muito aqui na Austrália é determinação e força de vontade.

Sobre o Salário eu particularmente indico pesquisar sobre a média salarial atual da sua área na Austrália. Você sabia que o salário mínimo atualmente na Austrália é de AU$18,93. Este valor mudou desde 01/07/2018 quando ele passou de AU$ 18,29 para AU$18,93 por hora.

Em geral, tanto na Austrália como no Brasil, as entrevistas de trabalho são praticamente iguais, o que muda é a língua. Lembre-se também que você estará concorrendo com Australianos, por isso é importante se preparar antes, se sentir seguro, transparecer firmeza, vontade, comprometimento e fazer a diferença.

Contratação

A parte da contratação é bem simples. Independente do cargo, eles pedirão para você apresentar documentos pessoais como: Passaporte, Visto e Tax File Number. A contratação não é baseada em Carteira de Trabalho, como é no Brasil. Aqui só é emitido um Contrato assinado por ambas as partes: Empregado e Empregador.

A terceira parte é só comemorar porque afinal, você passou na entrevista de emprego na Austrália e You Got a Job, Mate! 🙂

emprego

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.