Este post fala sobre o sistema de pontuação por estrelas que vai de 0.5 até 5 nas embalagens de produtos industrializados da Austrália. Esse é o sistema de classificação de produtos saudáveis do país, chamado de Health Star Rating System.

Health Star Rating - Selo de Alimentação Saudável

Em 2014 o governo da Austrália juntamente com a indústria do alimento e grupos de consumidores australianos criaram o sistema de avaliação de alimento através de estrelas, ou Health Star Rating System, que vai de meio até cinco estrelas como pode ser visto na imagem acima.

Esta iniciativa foi desenvolvida para mostrar aos consumidores os valores nutricionais dos produtos de forma simplificada e visual para que eles possam decidir melhor o que escolher para sua alimentação. Além disso esse sistema é uma tentativa do governo de tentar reduzir o alto número de obesidade entre os adultos na Austrália que atinge 63% da população.

Este sistema de pontuação alimentar é voluntário e as companhias podem ou não implementá-lo, mas o legal é que as grandes empresas alimentícias da Austrália já introduziram esse sistema e a tendência é que todas as empresas o implemente em seus produtos, já que muitos dos Australianos estão considerando a quantidade de estrelas para adquirir um produto.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Para se definir a quantidade de estrelas em um alimento as empresas devem usar o sistema de cálculo do Health Star Rating que analisa a quantidade de calorias, a quantidade de ingredientes saudáveis como fibras, proteínas, vitaminas e a quantidade dos ingredientes não tão saudáveis como gorduras, açúcares, sódio e gordura saturada. O resultado é a quantidade de estrela que o produto terá em sua embalagem.

comida

O sistema é usado basicamente em produtos processados, industrializados e empacotados e as estrelas devem ser mostradas sempre na parte frontal das embalagens dos produtos, que podem também mostrar outros valores nutricionais como a quantidade de calorias, gordura saturada, açucares, sódio e fibras por 100 gramas, como pode ser verificado acima. Produtos frescos como frutas, legumes, verduras, peixe e etc não tem este tipo de selo já que são alimentos que dispensam embalagens e são indispensáveis para nossa alimentação diária.

Portanto, para quem vier para a Austrália, terá a oportunidade de encontrar alimentos saudáveis sem mesmo saber a língua inglesa. Procure sempre por produtos de 3 a 5 estrelas, pois esses são os mais saudáveis e ricos nutricionalmente.

Duas dicas para finalizar este post. Primeira é que sempre é bom verificar as informações abaixo dos detalhes nutricionais dos produtos, pois lá estará escrito se um determinado ingrediente é encontrado em níveis altos ou baixos (High / Low). Veja na imagem acima que este produto tem baixo (low) nível de sódio, o que é ótimo.

A outra dica é que o Governo Australiano disponibiliza o site Eat For Health com dicas de alimentação saudável para adultos, crianças e bebês, guias nutricionais para uma vida saudável, guia para gravidez e muito mais. Veja por exemplo o Guia de Alimentação Saudável dos Australianos desenvolvido por esse site:

comida-aus

 

Acompanhe as nossas atualizações pelo Facebook:
https://www.facebook.com/rotadocanguru

Veja também nossas dicas pelo canal do Youtube:
https://www.youtube.com/RotadoCanguruAUS

Precisando de mais detalhes, sugestões ou outras dicas sobre este post, deixe seu comentário que responderemos com muito prazer. Conheça também nossos produtos e serviços que te ajudarão no seu sucesso na Austrália.